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CONEXĀO ENEM 2017 Química Ambiental Reações Orgânicas.

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1 CONEXĀO ENEM 2017 Química Ambiental Reações Orgânicas

2 QUÍMICA AMBIENTAL FOCO POLUIÇĀO ENERGIA RECICLAGEM

3 1. POLUICĀO Tipos de poluiçāo: Atmosférica Hídrica Solo

4 Fontes poluidoras: Indústria Lixo Veículos (petróleo) Fenômenos naturais.

5 Agentes Químicos. Monóxido de carbono: CO Dióxido de carbono: CO2 Óxidos de nitrogênio: NOx Hidrocarbonetos: CH4 Dióxido de enxofre: SO2

6 Poluicāo atmosférica Fontes poluidoras:
Queima de combustíveis fósseis (veículos e usinas termoelétricas): CO, CO2, ( combustão) NOx, SO2 ( Chuva ácida) Decomposição da matéria orgânica e Rebanho na formação do metano (efeito estufa).

7 CHUVA ÁCIDA Carbono: CO2 + H2O --> H2CO3 Enxofre:
O enxofre está presente como impureza nos combustíveis fósseis, principalmente no diesel. Quando queimados iniciam o processo de formação da chuva ácida . S   +   O2   -->   SO2 SO2   +  1/2 O2   -->   SO3  SO3   +   H2O   -->  H2SO4

8 Nitrogênio: altas temperaturas nos motores elétricos e relâmpagos.
N2   +   O2  -->  2 NO 2 NO   +   O2  -->  2 NO2 2 NO2  +  H2O  -->  HNO2  +  HNO3 3 HNO2  --> HNO NO + H2O

9 Dentre os principais impactos gerados pela ação da chuva ácida podemos destacar:
Alteram a composição química de solos e águas; Destroem florestas e lavouras; Corroem estruturas metálicas e monumentos históricos

10 COMO ISSO PODE CAIR NO ENEM?
Os principais assuntos da Química relacionados à Chuva Ácida são: Reações Químicas (explicadas) NOX Estequiometria pH e pOH Meio Ambiente e Poluição

11 ENEM 2011  QUESTÃO 15 Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências. 

12 O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência A)  a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos. B)  a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. C)  a destruição da fauna e da flora, a redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios. D)  as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica. E)  a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

13 Poluição hídrica Agentes poluentes: Esgotos.
Processos agrícolas ( agrotóxicos aumentam nitratos e fosfatos) e causam eutrofizaçāo e a impossibilidad de crescimento de outors seres. Pesticidas Metais pesados: p.ex. Mercúrio.

14 Poluição do solo Aterros sanitários ( lixões): chorume
metais pesados : Pb, Cd, Hg, ,baterias , pilhas Pesticidas e herbicidas.

15 ENEM 2015 Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a) a) baixa polaridade. b) baixa massa molecular. c) ocorrência de halogênios. d)tamanho pequeno das moléculas. e) presença de hidroxilas nas cadeias.

16 EFEITO ESTUFA Gases do efeito estufa : CO2 (dióxido de carbono) ,
CH4 ( metano) N2O (oxido nitroso ), (O3) ozônio, clorofluorcarbonetos (CFCs).

17 Fonte de CO2 : Combustíveis fósseis ;  Derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.) Gás natural Carvão mineral. Fonte de CH4 Agropecuária. Desmatamento, queimadas, fermentação entérica dos ruminantes.

18 COMO ISSO PODE CAIR NO ENEM?
conteúdo interdisciplinar, envolvendo Química, a Biologia e a Geografia. O candidato deve conhecer O conceito de aquecimento global, suas causas, suas consequências e alternativas que possam contribuir para acabar ou diminuir esse problema ambiental.

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21 ENEM 2015 Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a) a) baixa polaridade. b) baixa massa molecular. c) ocorrência de halogênios. d)tamanho pequeno das moléculas. e) presença de hidroxilas nas cadeias.

22 ENERGIA Fontes nāo renováveis Petróleo ( gasolina, diesel ) Carvão mineral. Gás natural (metano) Energia nuclear

23 Fontes renováveis Etanol. Biodiesel.

24 Os principais tipos de energias renováveis são:
Energia Solar Energia Eólica Energia Hidrelétrica Biomassa Geotérmica.

25 COMO ISSO PODE CAIR NO ENEM?
Associado a questões de estequiometria, Solubilidade, Associado a assuntos da atualidade. Associado a geografia.

26 ENEM 2014 – A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição. Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição? a) Fissão do material radioativo. b) Condensação do vapor-d’água no final do processo. c) Conversão de energia das turbinas pelos geradores. d) Aquecimento da água líquida para gerar vapor-d’água. e) Lançamento do vapor-d’água sobre as pás das turbinas.

27 CONEXÃO AULA 2.

28 1. Metano reservas de petróleo minas subterrâneas de carvão mineral 2. Etanol fermentação do açúcar de cana 3. Hidrogênio pela eletrólise salina 4. metanol (CH3OH) ser obtido pela pirólise (aquecimento) ou carbonização da madeira.

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30 Questão 11.

31 Questão 12. CH2 = C – CH = CH2 CH3

32 Questão 13

33 Questão 14

34 Questão 15

35 Questão 16

36 Questão 17 H₃C  -  CH₂ - CH₂- OH  propan-1-ol                               OH                  |       H₃C - CH - CH₃ propan ol  H₃C - O-CH₂ -CH₃ metóxi - etano

37 Questão 18

38 Questão 18

39

40 Questão 19

41 Questão 20

42 reação de desidratação
CH H2SO CH3 CH3­ - C - CH H2O + CH3 – C =CH2 OH A B

43 CH CH3 CH3 – C = CH2 + HBr CH3 – C- CH3 B Br C

44 CH3 CH3 – C- CH3 + HBr + Br C D

45 HNO H2SO4 NO2 E NO2 F

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47 C7H12O6 Eliminação ( desidratação ). b) quatro, amina e amida. c) 03. Carbono saturado e que apresenta quatro liigantes diferentes entre si.

48 R – COO- CH2CH3 + NaOH R- COO-Na+
HO – CH2CH3


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