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As técnicas de Negociação como instrumento de superação de confl�itos

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Apresentação em tema: "As técnicas de Negociação como instrumento de superação de confl�itos"— Transcrição da apresentação:

1 As técnicas de Negociação como instrumento de superação de confl�itos

2 As técnicas para resolução de Conflitos
Conforme visto em aulas anteriores, os conflitos até podem gerar repercussão positiva nas empresas, pois de certa forma, “altera” o quadro comum e monótono que algumas empresas tendem a permanecer. Porém, se não forem geridos de forma técnica e bem conduzida, poderá causar danos, em certos casos, irreparáveis, ou mesmo desgastes que prejudicam a produtividade e relacionamento entre as pessoas. Portanto, a Gestão deve estar atenta e preparada para gerenciar e superar os conflitos, de forma a extrair deles, somente o que puder ser útil a empresa e as pessoas.

3 1. A Retirada Um lado se retira do problema, fugindo ou adiando a solução Quando você não pode vencer Quando não é importante Pode ser usada como um período para esfriar os ânimos, para ganhar tempo para analisar Pior técnica de resolução de conflito, pois é uma solução cede-perde Problema Retirada Solução Imediata

4 2. Compromisso/Colaboração
Exige que ambas as partes renuncie a algo. Deve ser usada quando os relacionamentos são iguais e ninguém pode verdadeiramente “ganhar” Pode ser usada para evitar uma briga É uma solução perde-perde Problema Solução 1 Solução 2 Solução Compartilhada “Vamos tirar um pouco dos dois lados do argumento e criar uma solução mista”.

5 3. Força A pessoa com o poder toma a decisão
A decisão tomada pode não ser a melhor para o projeto, mas é rápida Ajuda muito pouco no desenvolvimento da equipe Usada quando o tempo é essencial É uma solução ganha-perde Problema Poder Solução Imediata

6 4. Apaziguamento Adesão à paz, evitando outras possíveis soluções. É o que na linguagem popular se trata como “colocar panos quentes”. Não se resolve o conflito Usada para manter relacionamentos e quando o problema não é crítico É uma solução perde-perde Serve para ganhar tempo para analisar Problema Abafa “Vamos suavizar essa questão. Afinal, esse não é um problema tão grande”.

7 5. Negociação Busca de uma solução intermediária em que cada pessoa cede um pouco, chegando a um acordo Quando as duas partes precisam vencer Quando os outros têm a mesma força que você Para manter o relacionamento Quando você não vai ganhar nada se não fizer acordo Exige pesquisa adicional para encontrar a melhor solução para o problema. “Vamos juntar nossas cabeças, pesquisar o problema e encontrar a melhor solução”

8 Feedback Processo de dar e receber opiniões, críticas e sugestões
Precisamos desenvolver a capacidade de dar e receber FEEDBACK.

9 Feedback Causador e solucionador de conflitos
(continuação) Causador e solucionador de conflitos Por que queremos dar feedback a outra pessoa? Para puni-la. Desabafar e sentirmo-nos aliviados. Levar a outra pessoa a corrigir uma falha e melhorar.

10 Feedback Burger Receita: Uma fatia de pão (comentário Positivo)
Recheio, o Conteúdo Negativo que deve ser comunicado; Outra fatia de pão (comentário Positivo) Ressaltar os pontos positivos, tende a causar um efeito agradável, facilitando a aceitação da “correção”. A palavra final de estímulo tem o poder curativo da ferida que o feedback deixa.


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