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Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof

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Apresentação em tema: "Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Negociação e Administração de Conflitos
Negociação – trocas, concessões e barganhas nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco as relações e criando oportunidades para os relacionamentos.

3 Negociação e Administração de Conflitos
Análises... Conhecimento do Escopo... Conflitos existentes e suas causas... Formas de intervenção... Abordagem para negociação e aspectos relacionais...

4 Negociação e Administração de Conflitos
Análises... Desequilíbrio... As vezes pode ajudar... Comportamento ético e comunicação...

5 Negociação e Administração de Conflitos
Análises... Precauções quanto ao relacionamento... Negociações para: Qualidade; Prazos; Preços.

6 Negociação e Administração de Conflitos
No projeto... Os processos de múltipla influência de relações interindividuais e intergrupais, que se formam sob a força de variados interesses, denominamse interação social.

7 Negociação e Administração de Conflitos
A interação social apresenta-se sob as seguintes formas: Cooperação – nesta, as pessoas estão envolvidas por um mesmo objetivo e valor, e, por isso conjugam seu esforço; Competição – nesta, há uma disputa, uma concorrência, em que as partes buscam obter o que almejam, uma visando a exclusão da outra; Conflito – se faz presente a partir do impasse, quando os interesses em jogo não logram uma solução pelo diálogo, e as partes recorrem à luta moral ou física, ou buscam então a mediação da justiça. É a oposição de interesses entre pessoas ou grupos, não conciliados pelas normas sociais.

8 Negociação e Administração de Conflitos
“Caracterizamos a negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, pelo qual duas ou mais partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter, mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios”.

9 Negociação e Administração de Conflitos
Todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar. A primeira, à custa da outra parte. A segunda consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos. O ideal é a negociação ganha-ganha, ou seja, o problema do interlocutor também deve ser seu problema.

10 Negociação e Administração de Conflitos
A negociação ocorre quando as partes, espontaneamente, resolvem reunir-se para por fim a um ponto controvertido surgido entre elas. As partes podem tanto negociar sozinhas, sem a presença de terceiros, como podem ser assistidas por um ou mais negociadores.

11 Negociação e Administração de Conflitos
Mediação O gerente de Projetos como mediador... Resolução de diferenças...

12 Negociação e Administração de Conflitos
O mediador deve, portanto: Imprimir tom positivo aos debates entre as partes; Zelar pelo atendimento das normas comportamentais; Considerar todos os pontos de vista inerentes à controvérsia; Avaliar as atitudes e entendimentos de uma parte com relação à outra; Encorajar o surgimento de proposições e sugestões;

13 Negociação e Administração de Conflitos
O mediador deve, portanto: Reduzir o número de propostas alternativas e encaminhar sua decisão; Apresentar novas idéias e buscar diferentes formas de solução; Na impossibilidade de acordo, deixar o caminho aberto para outra forma de solução; Manter permanente posição de neutralidade e imparcialidade; Evitar juízos de valor sobre questões ou pessoas;

14 Negociação e Administração de Conflitos
O mediador deve, portanto: Guardar a confidencialidade e privacidade dos envolvidos; Preservar a igualdade das partes; Proibir a prática de atos hostis durante a negociação.

15 Negociação e Administração de Conflitos
Conciliação Tentar manter a paz na equipe... Manter a amizade... Juntar de forma pacífica...

16 Negociação e Administração de Conflitos
Primeira Lição do Negociador: Conhecer a si mesmo e ao(s) interlocutor(es)... Saber o que quer e jogar para... Obter mais do que se tem... Ganho na Equipe... Para vencer os desafios do projeto... Para não perder... Obter o que você deseja... Ganho pessoal...


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