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AMBIENTAÇÃO E ESQUEMAS Prefácio de Dom Mauro Montagnholi :

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Apresentação em tema: "AMBIENTAÇÃO E ESQUEMAS Prefácio de Dom Mauro Montagnholi :"— Transcrição da apresentação:

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2 AMBIENTAÇÃO E ESQUEMAS Prefácio de Dom Mauro Montagnholi :
O CURSILHO POR DENTRO AMBIENTAÇÃO E ESQUEMAS Prefácio de Dom Mauro Montagnholi : Por isso, o “Cursilho por Dentro – Ambientação e Esquemas” torna-se elemento indispensável para o conhecimento do MCC na sua essência e dinâmica e é recomendável para a formação pessoal e de quem se responsabiliza pelo MCC nas suas várias fases.

3 Partes do livro: Prefácio Siglas dos documentos citados Apresentação 1ª Parte – O Conteúdo da Mensagem 2ª Parte – A Apresentação da Mensagem 3ª Parte – Considerações Gerais sobre a Mensagem 4ª Parte – Esquemas de Cursilhos de Três Dias 5ª Parte – Esquemas de Cursilhos de Dois Dias 6ª Parte – Cursilhos para Jovens 7ª Parte – O MCC e o Documento de Aparecida 8ª Parte – O MCC e a Evangelii Gaudium Bibliografia Adicional

4 APRESENTAÇÃO UM POUCO DE HISTÓRIA ALGUMAS PRECIOSAS RECOMENDAÇÕES APELO FINAL

5 UM POUCO DE HISTÓRIA

6 UM POUCO DE HISTÓRIA

7 ALGUMAS PRECIOSAS RECOMENDAÇÕES
Não ignorar as três primeiras partes do livro, indo direto para os “esquemas”. Os esquemas são apresentados em forma de “sinopses” e são como “ossos” que necessitam da “carne” do mensageiro. Indicações bibliográficas privilegiam os Documentos do Magistério da Igreja. Na medida do possível, os mensageiros procurar utilizar a Bíblia Sagrada editada pela CNBB

8 APELO FINAL Sempre que necessário, toda vez que os “sinais dos tempos” assim o exigirem, o livro será revisto e atualizado. O trabalho no Cursilho deverá ser feito com a mesma convicção de São Paulo que se reconhecia como “servo inútil” e de seguir o conselho da Mãe de “fazer tudo o que Ele nos disser”. Receber o livro de braços abertos e com o coração cheio de esperança.

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10 A PROCLAMAÇÃO DA MENSAGEM
1ª PARTE – O CONTEÚDO DA MENSAGEM INTRODUÇÃO O PLANO DE DEUS – A GRAÇA O REINO DE DEUS O SEGUIMENTO DE JESUS DE NAZARÉ CONCLUSÕES

11 A Proclamação da Mensagem do Cursilho
Introdução No Cursilho (Cur) proclamam-se as verdades da fé, que têm sua raiz no Evangelho e constituem a Boa Nova. Proclamar a Boa Nova pelo testemunho de vida é o eixo fundamental do Cursilho, que tem como objetivo a conversão dos participantes.

12 Todas as mensagens proclamadas constituem uma única mensagem, toda ela querigmático-profético-vivencial, que gira em torno de: O Plano de Deus – a Graça; O Reino de Deus – os valores; O Seguimento de Jesus de Nazaré – a experiência.

13 O Plano de Deus – a Graça:
Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – é essencialmente Amor e deu início ao seu Plano de vida e de salvação. Ele quis que seus filhos fossem participantes da sua própria natureza e de sua vida divina. Mas o homem “quis construir, prescindindo de Deus, um reino neste mundo”. Por amor, o Pai não quis destruir o mundo; não desistiu de seu Projeto de vida e salvação. Envia para nós seu Filho divino, fonte inesgotável da Vida da Graça. Jesus Cristo revela Deus como Pai e anuncia um novo modo de relação dos homens entre si e com o Pai: o Reino de Deus.

14 O Reino de Deus – os valores (parábolas):
Jesus não define expressamente o Reino de Deus; por meio de parábolas e de sua prática de vida, diz “o Reino de Deus está próximo de vocês”. O Reino é a mais importante realidade do seu anúncio, pois significa a plena realização do Projeto de Deus, que nada mais é do que Ele vir habitar em nós para que possamos ser um só com Ele. O novo tipo de relação dos homens entre si e com Deus é relação de justiça, de concretização dos direitos dos pobres, de amor e de perdão.

15 O Reino nos Evangelhos:
os valores ou critérios que devem estar presentes na conversão pessoal e progressiva dos cristãos, visando à construção da sociedade humana e influenciando a mudança das estruturas e ambientes injustos que desfavorecem a vida plena. Na mensagem do Cursilho, o anúncio do Reino de Deus, seus critérios e valores, caracteriza a dimensão libertadora e de vida para todos. O Reino torna-se o eixo fundamental da Mensagem do MCC e do CUR.

16 O Seguimento de Jesus de Nazaré – a experiência:
Na busca de sua realização, o projeto de vida do cristão passa pela prática de Jesus Cristo, não apenas pela adesão da sua mensagem. Aceitar o Evangelho é seguir Jesus nas situações concretas da vida. É necessário tomar consciência de que Jesus “chama” os discípulos como o Pai o chamou para anunciar o Reino. Seguir Jesus requer coragem para enfrentar o fracasso e as tentações. Jesus passou por momentos de tentação e desapontamento. Passa pelo sofrimento da cruz e poucos foram os que quiseram ficar com Ele.

17 E foi a um dos poucos que dá sua própria Mãe, Maria, por Mãe
E foi a um dos poucos que dá sua própria Mãe, Maria, por Mãe. O MCC deve questionar, permanentemente, em suas posições teóricas e práticas, sobre o que é essencial na conversão e na edificação da comunidade eclesial: como apresentar ao homem e à mulher contemporâneos a Boa Notícia, de modo a levá-los de volta a Cristo? Não será com belas palavras, mas com realidades vivas e experimentadas, ou seja, oferecendo-lhes a “experiência da graça”, a experiência do Espírito Santo.

18 DINÂMICA DE GRUPO - TESTEMUNHOS

19 CONCLUSÕES Há uma única Mensagem a ser proclamada no Cursilho, toda ela querigmático-vivencial. Essa única mensagem gira em torno do Plano de Deus, do Reino de Deus e do Seguimento de Jesus de Nazaré. Esse é o âmago, o coração da única Mensagem que os “mensageiros” não podem perder de vista, o fio condutor que vai tecendo todas as mensagens. Sem esse fio, elas ficam soltas, desligadas umas das outras e perdem de vista os seus objetivos e podem criar nos participantes um emaranhado de ideias e não uma contextura que os oriente.

20 Todas as mensagens, enraizadas numa só Mensagem, buscam facilitar o processo de conversão integral, progressiva e permanente (metanoia). As mensagens são fundamentadas na Bíblia e na Teologia. Não são discursos teológicos ou aulas catequéticas. O aprofundamento pela catequese virá depois, na Escola Vivencial. As mensagens devem ser querigmáticas: anunciam o fundamental humano e cristão, com vistas a uma conversão integral da pessoa . A conversão deverá ser pessoal e social.

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