Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouArthur Laranjeira Castilho Alterado mais de 6 anos atrás
1
Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso Belém, 02 de maio de 2016
2
O que o IFPA tem que Fazer ?
Visão Institucional O que o MEC quer ? O que a Sociedade quer ? O que o IFPA tem que Fazer ?
3
Visão Institucional PDI (2014-2018);
Avaliação Institucional do MEC (2015); Regimento Geral; Processo Seletivo; Projeto Pedagógico dos Cursos; Plano de Ensino e Plano de Aula; Avaliação Institucional; Avaliação Acadêmica e Avaliação Administrativa.
4
Instrumento de Avaliação do MEC
CC – Conceito de Curso Dimensões de Autorização de Curso Pesos ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA 30 CORPO DOCENTE E TUTORIAL INFRAESTRUTURA 40 Dimensões de Renovação de Conhecimento Pesos ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA 40 CORPO DOCENTE E TUTORIAL 30 INFRAESTRUTURA
5
Instrumento de Avaliação do MEC
ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Questionário Sócio Econômico: O questionário é composto por 68 questões objetivas; 01 a 26 (questões socioeconômicas); 27 a 68 (questões sobre o curso); Cálculo da Prova: Formação Geral (FG) com 25% ; Componentes Específicos (CE) com 75%;
6
Instrumento de Avaliação do MEC
CPC – Conceito Preliminar de Curso Tem como base o desempenho dos estudantes (Enade); Quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno (IDD); Variáveis de CC - Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Informações do Censo da Educação Superior, do Cadastro Nacional de Docentes e do questionário socioeconômico do Enade.
7
Dimensão I - Organização Didático-Pedagógica
Parcerias da Coordenação de Curso: Direção de Ensino; CPA; Colegiado do Curso; Nucleo Docente Estruturante - NDE; Comissão ENADE;
8
Dimensão II – Corpo Docente
Parcerias da Coordenação de Curso: Professores do Curso; Colegiado do Curso; Nucleo Docente Estruturante; Comissão ENADE;
9
Dimensão III – Infraestrutura
Parcerias da Coordenação de Curso: Direção Geral do Campus; Direção Administrativa do Campus; Direção de Ensino; CPA; Colegiado do Curso; Nucleo Docente Estruturante - NDE; Comissão ENADE.
10
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Administrativa no Curso: O coordenador esta nomeado através de Portaria? O coordenador do curso conhece e tem acesso ao PDI? O coordenador do curso conhece, tem acesso e aplica o regimento da Instituição? O coordenador do curso possui o PPC atualizado? O coordenador do curso conhece a CPA e entende o seu papel? O coordenador do curso tem acesso e atualiza periodicamente o site do curso?
11
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Administrativa no Curso: O coordenador do curso possui a resolução de aprovação do curso no CONSUP? O curso possui colegiado de curso nomeado por Portaria? As atas de reuniões do colegiado do curso estão devidamente assinadas e com a respectiva pauta? O curso possui NDE nomeado por Portaria? A portaria possui descrição da titulação e enquadramento dos membros? O coordenador do curso possui as atas de reuniões com o NDE do curso?
12
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Administrativa no Curso: O coordenador do curso possui o registros de eleição dos representantes de turma? O coordenador do curso possui as atas de reuniões periódicas com seus representantes de turma? O coordenador do curso possui registro da realização da Semana Pedagógica? O coordenador do curso apresentou o planejamento de atividades no curso para o semestre vigente? Existe processo de atendimento ao discente que contemple seu registro, rastreamento e garantia de feedback?
13
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Administrativa no Curso: O coordenador do curso possui todos os registros, comprovações de implantação e acompanhamento do programa de monitoria no seu curso? O coordenador possui uma relação das empresas conveniadas com o curso para realização de estágios curriculares dos alunos? O curso realiza atividades de Responsabilidade Social, Políticas Ambiental e Étnico Raciais? O coordenador possui pastas de seus docentes com toda a documentação pessoal, profissional e acadêmica atualizada dos últimos 3 anos?
14
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Acadêmica no Curso: O coordenador do curso, tem acesso, conhece e aplica o calendário acadêmico oficial da sua unidade? O Coordenador de curso indica para a direção de ensino as necessidades de docentes para o curso? O Coordenador de curso realiza procedimento de lançamento e gerenciamento das disciplinas de dependências? O coordenador do curso realiza o procedimento de Planejamento junto aos alunos e docentes sobre a Avaliação Institucional? O coordenador apresentou ata comprovando a entrega dos resultados aos docentes?
15
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Acadêmica no Curso: Os planos de ensino foram devidamente entregues e analisados? Os planos de aula do semestre vigente estão inseridos no Sistema Acadêmico? O conteúdo proposto está sendo seguido pelo docente? A chamada eletrônica está sendo realizada de forma satisfatória no âmbito do curso? O coordenador do curso realiza o procedimento de acompanhamento especial? O coordenador do curso aplica procedimento de dispensa de disciplinas?
16
Atividades de Rotina da Coordenação do Curso
Gestão Acadêmica no Curso: O coordenador do curso utiliza procedimento para criação dos horários de aula e avaliações do semestre? O coordenador de curso aplica junto aos seu professores, o procedimento para catalogação de materiais nas bibliotecas? O coordenador de curso aplica o procedimento de compra de obras bibliográficas?
17
Análise Quantitativa do Curso
Processo Seletivo (PROSEL): Quantitativo de alunos inscritos; Quantitativo de alunos matriculados (1º semestre); Quantitativo de alunos no curso; Quantitativo de alunos concluintes;
18
Análise Qualitativa do Curso
Avaliação dos Alunos: Avaliação dos docentes; Avaliação dos componentes curriculares; Avaliação da Infraestrutura do curso; Avaliação das bibliografias do curso;
19
Análise Qualitativa das Dimensões
Abaetetuba Moju e Tailândia 2,3 3,0 2,1 Altamira Sede 3,1 2,8 2,5 Belém 2,7 Bragança Capitão Poço e Salinas 4,0 3,4 3,6 Breves Sede e São Sebastião Castanhal Sede e Paragominas 3,3 Conceição do Araguaia Sede, Redenção, Tucumã e São Felix do Xingu Itaituba 3,2 Santarém Sede e Juruti 2,9 Tucuruí Sede e Pacajá
20
O trabalho de uma Coordenação de Curso depende de Colaboração e Cooperação entre os pares envolvidos.
21
Paulo Henrique Bezerra
Obrigado! Paulo Henrique Bezerra Professor - Campus Belém/IFPA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.