A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLTA DE CANUDOS: CONFLITO MESSIÂNICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLTA DE CANUDOS: CONFLITO MESSIÂNICO."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLTA DE CANUDOS: CONFLITO MESSIÂNICO

2 Revolta de Canudos O que foi e por que ocorreu
Revolta de Canudos O que foi e por que ocorreu?  Revolta ocorrida pela insatisfação de classes populares com a oligarquia política e com a elite agrária. Os populares reclamavam terras e o país passava por uma crise econômica. Havia uma insatisfação com as promessas não cumpridas pela forma de governo que acabara de se modificar da Monarquia para a República. Quando ocorreu?  Durante o governo de Prudente de Moraes, entre os anos de

3 Onde ocorreu?  Em Canudos, povoado no interior da Bahia, localizado às margens do Rio Vaza-Barris.

4 Pintura que representa a vista de Canudos. Autor desconhecido.
Olhe quantas casas! Esse movimento recebeu a adesão de muitas pessoas! O que essa Igreja no meio desse arraial representa? Pintura que representa a vista de Canudos. Autor desconhecido.

5 O desenrolar da revolta e o contexto histórico
 O Brasil acabara de instituir a República, em 1889, e a população esperava que a política se tornasse mais democrática, o que não aconteceu. Havia, ainda, a Lei de Terras, instituída em 1850, no Segundo Reinado, que proibia a doação de terras. Os revoltosos moravam no sertão nordestino, não tinham terras e não queriam ser explorados pelos latifundiários.  Migraram para uma fazenda chefiados por Antônio Conselheiro, que confortava seus seguidores sob a promessa de que chegaria o dia da justiça divina.

6 Desenho de Angelo Agostini, Antônio Conselheiro rechaça a República (1896).

7 Imagem que representa Antônio Conselheiro.
Observem a cruz ao fundo da imagem e o cajado em sua mão, que fazem alusão à religiosidade de Antônio Conselheiro.

8  Após invadirem a fazenda, em 1893, Antônio Conselheiro e seus seguidores começaram a trabalhar em suas terras.  Muitas pessoas migraram para essa fazenda, chegando a aproximadamente 20 mil habitantes em 1897, o que deixou os latifundiários desfavorecidos pela redução da oferta da mão-de-obra barata.  Os latifundiários baianos queriam destruir Canudos, o clero não apoiava a autoridade de Antônio Conselheiro. Então o governo da Bahia organizou expedições para atacar Canudos.

9 Fazenda invadida pelos canudenses. Fotografia de 1895.

10  Um grande número de soldados atacou o Arraial de Canudos, sob o pretexto de que Antônio Conselheiro queria restituir a Monarquia e separar-se da Igreja Católica.  Acabar com o arraial de Canudos não foi fácil. Foi necessário o envio de três expedições para conseguir por fim ao arraial. A população do local resistiu bravamente aos primeiros ataques, mas não conseguiu vencer os milhares de soldados que, ao final, venceram.

11 Sobreviventes de Canudos. Fotografia de 1897.

12 Título: Os Sertões Autor: Edeor de Paulo Ano da Gravação: 1976
Marcados pela própria natureza  O Nordeste do meu Brasil  Oh! solitário Sertão  De sofrimento e solidão  A terra é seca  Mal se pode cultivar  Morrem as plantas  E foge o ar  A vida é triste nesse lugar  Sertanejo é forte  Supera misérias sem fim  Sertanejo homem forte  Dizia o poeta assim Foi no século passado No interior da Bahia Um homem revoltado com a sorte Do mundo em que vivia  Ocultou-se no sertão Espalhando a rebeldia Se revoltando contra a lei Que a sociedade oferecia Os jagunços lutaram Até o final Defendendo Canudos Naquela guerra fatal Nota: Samba-enredo da Escola de Samba Em Cima da Hora (RJ) 

13 Referências: http://commons. wikimedia


Carregar ppt "REVOLTA DE CANUDOS: CONFLITO MESSIÂNICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google