A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As rochas, o solo e os seres vivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As rochas, o solo e os seres vivos"— Transcrição da apresentação:

1 As rochas, o solo e os seres vivos
Formação das rochas Rochas em Portugal Composição das rochas (minerais) Actividades humanas Formação do solo Tipos de solo e propriedades Degradação e conservação do solo

2 FORMAÇÃO DAS ROCHAS Em Geologia, ROCHA é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de Petrologia.

3 ROCHAS MAGMÁTICAS Estas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma . Têm origem a 200Km de profundidade. Exemplos: VULCÂNICAS: BASALTO PEDRA-POMES PLUTÓNICAS: GRANITO

4 ROCHAS METAMÓRFICAS São rochas formadas através da deformação de outras rochas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas. São exemplos: ARDÓSIA XISTO MÁRMORE

5 ROCHAS SEDIMENTARES As rochas sedimentares fazem parte de 80% da superfície dos continentes, são as rochas formadas através da acumulação de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Exemplos: ARENITO CALCÁRIO CARVÃO MINERAL ESTALACTITES ESTALAGMITES

6 ROCHAS EM PORTUGAL

7 Pontos de interesse geológico em Portugal

8 MINERAIS Os minerais são os constituintes das rochas que por sua vez fazem parte da composição superficial da Terra. Podemos considerá-los como substâncias naturais, inorgânicas, caracterizados por propriedades físicas e químicas determinadas. O domínio da Geologia que estuda os minerais chama-se Mineralogia.

9 DIAMANTE GRAFITE Ambos são constituídos por carbono sendo a temperatura a principal responsável pela sua distinção.

10 SÍLICA Composto de dióxido de silício - quartzos.
A areia da praia é composta principalmente por quartzos.

11 FELDSPATO Encontram-se principalmente nas rochas magmáticas (como o granito) e metamórficas (como o mármore) .

12 CALCITE Presente nas rochas calcárias, carapaças de animais e nas estalactites e estalagmites.

13 PIROXENA Mineral presente no Gabro e no Basalto.

14 MICAS Mineral em forma de lâminas justapostas. Exemplos:
Biotite (cor escura) - Granitos e xistos Moscovite (incolor, castanha ou rosa) – Granitos

15 ENERGIA CALORÍFICA E MECÂNICA PRODUTOS ELECTRÓNICOS
ATIVIDADES HUMANAS (ROCHAS E MINERAIS) ENERGIA CALORÍFICA E MECÂNICA (PETRÓLEO, CARVÃO,...) VIDRO, RELÓGIOS (QUARTZO – AREIAS) UTENSÍLIOS DE COZINHA (METAIS – PRATA, COBRE, OURO, FERRO, ALUMÍNIO...) CONSTRUÇÃO CIVIL (CIMENTO E TIJOLOS – CALCÁRIO E ARGILAS) ORNAMENTAÇÃO (GRANITO, MÁRMORE, XISTO E MINERAIS COMO O OURO, PRATA,...) PRODUTOS ELECTRÓNICOS (cobre, estanho, chumbo, alumínio, quartzo, ferro,...)

16 ROCHAS E MINERAIS NA NOSSA CASA

17 GÉNESE DO SOLO O tipo de rocha original - Rocha Mãe - é o elemento principal deste processo, uma vez que a sua composição e intensidade de fragmentação irão definir o tipo de solo que se formará. A formação do solo depende de vários factores (erosão): Agentes atmosféricos – vento, água líquida, gelo e temperatura; Agentes biológicos – seres vivos; Agentes químicos. Outros ...

18 AGENTES ATMOSFÉRICOS Erosão eólica (vento)
Retirada superficial de grãos finos Erosão pela água (pluvial, glacial, marinha e fluvial) Provocada pelo movimento ou infiltração da água líquida ou gelo)

19 AGENTES ATMOSFÉRICOS Variação da temperatura.
fragmentação da rocha devido à acção continuada de temperaturas altas durante o dia e frias à noite

20 AGENTES BIOLÓGICOS A actividade das bactérias, produz a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de erosão produz os solos mais férteis do mundo. As plantas, com as suas raízes podem fracturar a rocha progressivamente.

21 AGENTES QUÍMICOS A maioria dos minerais gerados em profundidade torna-se instável à superficie. Esses minerais experimentam uma decomposição que altera a sua estrutura interna, podendo verificar-se remoção ou introdução de elementos. Exemplo: o Feldspato em contacto com água e dióxido de carbono dá origem à argila.

22 GÉNESE DO SOLO A formação do solo demora centenas ou milhares de anos, dependendo do tipo de rocha mãe. Às partículas resultantes da erosão juntam-se os detritos orgânicos (húmus), a água e o ar formando o solo.

23 HORIZONTES (camadas) O A B C Rocha mãe O - Horizonte 0 é uma camada orgânica constituída por restos de plantas e animais em decomposição – a manta morta. A - Horizonte superficial, com bastante interferência do clima e da manta morta. É o horizonte de maior mistura mineral com húmus. B - Horizonte de maior concentração de argilas, minerais oriundos de horizontes superiores e inferiores. C - Porção de mistura de solo com rochas pouco alteradas da rocha mãe. Na camada mais inferior temos rocha-mãe.

24 TIPOS DE SOLOS A ciência que estuda os solos é a PEDOLOGIA.
Solo fértil – solo bom para a agricultura. Quanto mais húmus tem, mais fértil o solo será. Solo franco – solo de areia, limo e argila, permeável e fácil de trabalhar. Quando tem matéria orgânica é muito fértil. Tem a capacidade de reter água quando possui argilas. Solo calcário – provêm de rochas calcárias. Quando possuem uma textura franca são igualmente férteis.

25 TIPOS DE SOLOS Solo permeável – solo que se deixa atravessar pela água, quer dizer que este solo apresenta espaços que podem ser ocupados por ar ou água. Ex. solo arenoso. Solo impermeável – solo que não se deixa atravessar pela água, quer dizer que este solo não apresenta espaços nem para o ar nem para a água. Ex. solo argiloso.

26 IMPORTÂNCIA DO SOLO O solo desempenha uma grande variedade de funções vitais, de carácter ambiental, ecológico, social e económico, constituindo um importante elemento paisagístico, patrimonial e para as actividades humanas. O solo é um meio vivo e dinâmico, constituindo o habitat de biodiversidade abundante, com padrões genéticos únicos, onde se encontra a maior quantidade e variedade de organismos vivos, que servem de reservatório de nutrientes.

27 CONSERVAÇÃO DO SOLO Conservação do solo, na agricultura ou pecuária , é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio. São exemplos: ADUBAÇÃO; ROTAÇÃO DE CULTURAS; IRRIGAÇÃO; DRENAGEM; TÉCNICAS AGRÍCOLAS ESPECIALIZADAS; MAQUINARIA APROPRIADA; SEMENTEIRA DIRECTA; LAVRA SEGUNDO CURVAS DE NÍVEL.

28 DEGRADAÇÃO DOS SOLOS A principal causa de degradação é a erosão. No entanto existem outras que podem igualmente prejudicias: A utilização excessiva de adubos e químicos (ou até água de qualidade duvidosa); Desertificação devido à ausência de chuvas;

29 Recortar e colar no caderno


Carregar ppt "As rochas, o solo e os seres vivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google