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INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
04 DE JULHO DE 2017
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O PROCESSO ADMINISTRATIVO
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
Quando consideradas como um conjunto, as funções do administrador - planejamento, organização, direção e controle – formam o processo administrativo. O processo administrativo representa o núcleo básico de toda a abordagem neoclássica.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
Dá-se o nome de processo a uma sequência de atividades que formam um todo integrado ou um conjunto de operações contínuas e recorrentes necessárias para realizar uma ação integrada. O processo administrativo é cíclico e recorrente.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
Dá-se o nome de processo a uma sequência de atividades que formam um todo integrado ou um conjunto de operações contínuas e recorrentes necessárias para realizar uma ação integrada. O processo administrativo é cíclico e recorrente.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
À medida que se repete como um ciclo, o processo administrativo permite uma contínua correção e ajustamento por meio da retroação. O processo administrativo opera sobre as pessoas e recursos da organização no intuito de alcançar objetivos. De fato, ele está presente em toda a atividade organizacional.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
O conceito de processo administrativo não é uma simples sequência fixa de eventos nem algo parado ou estático. As funções que constituem o processo administrativo agem umas sobre as outras e cada uma delas afeta as demais.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
Dentro dessas inter-relações, uma função administrativa não é uma entidade separada, mas uma parte integral de um conjunto maior formado de várias funções administrativas que estão intimamente relacionadas umas com as outras e com todo o conjunto.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
Dentro da concepção neoclássica, o processo administrativo é constituído pelo planejamento, organização, direção e controle. Essas são as quatro funções administrativas básicas.
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PROCESSO ADMINISTRATIVO
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PLANEJAMENTO As organizações não trabalham na base da improvisação. O planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções e determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
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PLANEJAMENTO Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
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PLANEJAMENTO
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PLANEJAMENTO Essa abordagem expansiva do planejamento é uma reação contra a mentalidade simplista de solução de problemas à medida que surgem a cada momento nas organizações. Substituir a ação reativa diante dos eventos passados pela ação proativa e antecipatória perante os eventos futuros é o papel do planejamento.
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PLANEJAMENTO O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. O planejamento envolve várias maneiras de lidar com a incerteza e com a mudança. O administrador deve ponderar continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando a mudança.
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PLANEJAMENTO Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e proposital.
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PLANEJAMENTO
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Abrangência do Planejamento Há três níveis distintos de planejamento:
planejamento estratégico, tático e operacional.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são: É projetado para o longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são: Envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são: É definido pela cúpula da organização situada no nível institucional e corresponde ao plano maior, ao qual todos os demais estão subordinados.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são: É voltado para a eficácia da organização no alcance de seus objetivos globais.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento tático: é o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são: É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento tático: é o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são: Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir objetivos departamentais.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento tático: é o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são: É definido no nível intermediário para cada departamento ou unidade da empresa.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento tático: é o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são: É voltado para a coordenação e integração das atividades internas da organização.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são: É projetado para o curto prazo, para o imediato e geralmente lida com o cotidiano e com a rotina diária ou semanal.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são: Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são: É definido no nível operacional para cada tarefa, operação ou atividade.
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Abrangência do Planejamento
Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são: É voltado para a eficiência na execução das atividades.
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Abrangência do Planejamento
Os planos operacionais são geralmente restritos a partes ou aspectos específicos da organização e se referem a operações atuais ou presentes. Quase sempre, os planos operacionais situam-se em torno das seguintes questões básicas: 1. Por que isto deve ser feito? Qual é a necessidade real do trabalho. 2. O que deve ser feito? Qual o conteúdo da atividade, quais os tipos e quantidades de atividades requeridas, quais os equipamentos e máquinas necessários, materiais, pessoal, enfim, quais os recursos necessários? 3. Onde deverá ser feito? Em que local ou espaço?
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Abrangência do Planejamento
Os planos operacionais são geralmente restritos a partes ou aspectos específicos da organização e se referem a operações atuais ou presentes. Quase sempre, os planos operacionais situam-se em torno das seguintes questões básicas: 4. Quando deverá ser feito? Quando cada parte do trabalho deverá ter início e término? 5. Quem deverá fazer? Quem tem disponibilidade de capacidade e de experiência necessários para a execução do trabalho planejado? 6. Como deverá ser feito? Quais os meios ou métodos propostos para a realização do trabalho? No fundo, essa pergunta serve para avaliar a eficácia com que as cinco questões anteriores foram respondidas.
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Abrangência do Planejamento
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Abrangência do Planejamento
Quase sempre, adotam um período de cinco ou mais anos - podendo chegar a 10 anos - para o longo prazo. O médio prazo representa o exercício anual. O curto prazo pode denotar dias, semanas ou meses.
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Abrangência do Planejamento
Longo prazo: apresenta-se em um contexto quase ou totalmente incerto, sobre o qual não são aplicáveis os métodos estatísticos de previsão nem as técnicas econométricas clássicas, pois envolve um leque amplamente aberto de hipóteses múltiplas. O longo prazo exige a adoção de cenários.
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Abrangência do Planejamento
Médio prazo: apresenta-se em um contexto de determinismo aleatório. Pode ser definido com certa validade, por métodos estatísticos de previ. são ou por extrapolação de tendências atuais.
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Abrangência do Planejamento
Curto prazo: apresenta-se em um contexto de determinismo puro. Pode ser definido com bastante segurança, pois os encadeamentos das causas e efeitos podem ser avaliados razoavelmente e sem risco, de maneira precisa e matemática.
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Etapas do Planejamento
O planejamento refere-se ao "exame dos cursos de ação alternativos que se apresentam a uma organização no futuro. O trabalho básico do planejamento é tornar visível a empresa tal como os dirigentes a desejam no futuro. O planejamento implica fundamentalmente traçar o futuro que deverá ser alcançado. A essência do planejamento consiste em ver as oportunidades futuras - a fim de explorá-las - e os problemas futuros - a fim de combatê-los.
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Etapas do Planejamento
O planejamento é um processo que começa com a determinação de objetivos; define estratégias, políticas e detalha os planos para alcançá-los; estabelece um sistema de decisões e inclui uma revisão periódica dos objetivos para alimentar um novo ciclo de planificação"
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Etapas do Planejamento
Para melhor compreender como se faz o planejamento, é conveniente disseca-lo em suas três fases, a saber: Estabelecimento de objetivos a alcançar. 2. Tomada de decisões a respeito das ações futuras. 3. Elaboração de planos.
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Etapas do Planejamento
Para melhor compreender como se faz o planejamento, é conveniente disseca-lo em suas três fases, a saber: Estabelecimento de objetivos a alcançar. 2. Tomada de decisões a respeito das ações futuras. 3. Elaboração de planos.
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