A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RENASCIMENTO CULTURAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RENASCIMENTO CULTURAL"— Transcrição da apresentação:

1 O RENASCIMENTO CULTURAL
IDADE MODERNA O RENASCIMENTO CULTURAL

2 • Quando: entre os séculos XIV e XVI; • Onde: ITA (principal), ING, FRA, POR, ESP, ALE, HOL/BEL (Países Baixos);

3 Definição Movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);

4 • É conseqüência direta das transformações sócio-econômicas iniciadas na Baixa Idade Média. • Ideologia justificadora de acontecimentos concomitantes à sua época como a expansão comercial, à reforma religiosa e ao absolutismo político. • Seu grande vínculo é com o capitalismo comercial, (primeiro grande movimento cultural burguês).

5 Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista:
PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Verdade = Bíblia Vida material sem importância Conformismo Natureza = fonte do pecado Ascetismo (é moral filosófica baseada no desprezo do corpo e das sensações corporais, e que tende a assegurar, pelos sofrimentos físicos, o triunfo do espírito sobre os instintos e as paixões. Dogmatismo Fé diferente da razão Antropocentrismo Verdade = experimentação, observação Vida terrena e material também é importante Crença no progresso Natureza = beleza, onde o homem se insere Hedonismo (doutrina ética que afirma constituir o prazer, só ou principalmente, a felicidade da vida. Fé diferente da razão

6 Características do Renascimento:
Humanismo (valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus) – Antropocentrismo (idéia de que o homem se encontra no centro do universo) – Individualismo – Racionalismo – Naturalismo – Hedonismo – Cientificismo – Empirismo – Experimentalismo – Inspiração na cultura clássica (mundo greco-romano).

7 Podemos afirmar que sua principal característica é o HUMANISMO, isto é, a visão de que o homem devia ser o centro das preocupações e construções humanas (antropocentrismo) em oposição a visão teocêntrica medieval.

8 “Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais..” (William Shakespeare, In: Hamlet)

9 Fatores do desenvolvimento do Renascimento:
– o desenvolvimento da imprensa, pelo alemão Johann Gutemberg, – a ação dos mecenas, homens ricos que protegiam e financiavam os artistas, como banqueiros, rei e papas.

10 Fases do Renascimento italiano:
– TRECENTO (séc XIV): transição da cultura teocêntrica para a antropocêntrica; Dante – Literatura – A Divina Comédia Petrarca – Literatura – Ad Itália, Lírica do Cancioneiro Boccaccio – Literatura - Decameron Giotto – Pintura – figuras com aspecto humano e traços de individualidade. Destaque para suas representações de São Francisco de Assis

11 OBRAS DE GIOTTO LAMENTO ANTE CRISTO MORTO SÃO FRANCISCO PREGANDO
AOS PÁSSAROS LAMENTO ANTE CRISTO MORTO

12 – QUATROCENTO (séc XV): família Médici (mecenas); Florença (principal centro); pintura com maior destaque (técnica da pintura a óleo); Botticelli – figuras leves, delicadeza, inocência. “Nascimento de Vênus”, “Alegoria da Primavera” Da Vinci – maior nome do renascimento. Pintor, escultor, urbanista, engenheiro, músico, físico, botânico... “Gioconda” (Mona Lisa), “Santa Ceia”, Virgens das Rochas”.

13 A ARTE DE SANDRO BOTTICELLI NASCIMENTO DE VÊNUS
ALEGORIA DA PRIMAVERA

14 A OBRA DE LEONARDO DA VINCI
GIOCONDA(MONA LISA) O segredo Da Vinci sobrepôs camadas de cor, separadas por distância praticamente imperceptível , promovendo a ilusão de tridimensionalidade , dando a impressão de que ela acompanha o observador. Com relação a sua tristeza ou alegria, cientistas afirmam que a imagem comunica as duas impressões ao cérebro que as mistura e causa tamanha controvérsia. Pesquisas afirmam através de um algoritmo de computador, que na verdade Mona Lisa é uma mulher 83% feliz, 9% enjoada, 6% atemorizada e 2% incomodada. A serenidade, a técnica do sfumato (jogo de claro/escuro, a perspectiva: todas as linhas convergem atrás da cabeça .

15 Estudos anatômicos( HOMEM VITRUVIANO)

16 Autorretrato

17 – CINQUECENTO (séc XVI): Papas (mecenas); Roma (principal centro); Ariosto – Literatura – “Orlando Furioso”;  Torquato Tasso – Literatura – “Jerusalém Libertada” Nicolau Maquiavel – Literatura – “O Príncipe”; Rafael – Pintura – conhecido como o pintor das madonas. “Madona Sistina”, “Escola de Atenas”, “A Sagrada Família”; Michelangelo – Pintura e Escultura – “Moisés”, “Davi” e “Pietà” (esculturas), afrescos da Capela Sistina (pintura).

18 A ARTE DE RAFAEL SANZIO DEPOSIÇÃO DE CRISTO ESCOLA DE ATENAS
Todas as linhas convergem para um ponto único O volume

19 A ARTE DE MICHELÂNGELO TETO DA CAPELA SISTINA - O homem, centro do cosmos, vê-se rodeado do profano que o criador lhe ofereceu. O mundo já não é o paraíso celestial; é carne, é vida, é concreto, material. O homem, ser criado, deixará em breve de ser submisso; agora, tudo lhe pertence. A sua força transformará a criação.

20 CRIAÇÃO DE ADÃO

21 PIETÀ – conjunto marcado, na sua concepção pela geometria.
DAVI – deixa de ser um ornamento para os edifícios, apresenta bastante realismo, recupera a representação do nu, estátuas equestres. Davi de Donatello – bronze ( S).

22 ARQUITETURA Recuperam o conceito de ordem arquitetônica, utilizado na Grécia antiga. Ideal de simetria absoluta, uso da cúpula e do frontão triangular.


Carregar ppt "O RENASCIMENTO CULTURAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google