A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE CUSTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE CUSTOS."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE CUSTOS

2 CUSTOS Os CUSTOS - são determinados para que se atinjam os objetivos relacionados ao LUCRO. Classificação dos custos: Diretos – o custo de cada produto fabricado; Exemplo: Materia prima; embalagem, funcionários do setor de produção.

3 CUSTOS Os CUSTOS - são determinados para que se atinjam os objetivos relacionados ao LUCRO. Classificação dos custos: Indiretos – custos relacionados aos diferentes volume de produção Exemplo: Depreciação das máquinas, aluguel do prédio.

4 CUSTOS Custo Fixo independentemente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida o custo permanece inalterado. Exemplo: Aluguel.

5 CUSTOS Custos Variáveis o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção. Exemplo: Matéria prima.

6 CUSTOS Outras classificações de CUSTOS
Custos de Produção – são os custos com matéria prima e mão de obra direta e os custos indiretos; Custos Primários – são os custos com matéria prima e mão de obra direta; Custos de Transformação – custos gerados pela transformação da matéria prima em produto; São os custos com mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação.

7 CUSTOS Subsídio gerados pelo cálculo dos CUSTOS:
Determinação dos custos dos insumos utilizados na produção; Determinação dos custos das diversas áreas que compõem a empresa; Controle das operações das atividades;

8 CUSTOS Subsídio gerados pelo cálculo dos CUSTOS:
As políticas de redução de desperdício (de material e de tempo); À administração ajuda na tomada de decisões ou na solução de problemas especiais; Na elaboração de orçamentos.

9 CUSTOS O conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável; ou, se não rentável; se é possível reduzi-los (os custos).

10 CUSTOS Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes:
o auxilio ao Controle; ajuda às tomadas de decisões.

11 CUSTOS Controle, sua mais importante missão é fornecer dados
para o estabelecimento de padrões. Orçamentos; Previsão; Acompanhar o efetivamente acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos.

12 CUSTOS Decisão, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo. medidas de introdução ou corte de produtos; administração de preços de venda; opção de compra ou produção etc.

13 CUSTOS Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais.

14 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
“Despesas com Matéria-prima” ou “Custos de Matéria-prima”? “Gastos” ou “Despesas de Fabricação”? “Gastos” ou “Custos de Materiais Diretos”? “Despesas” ou “Gastos com Imobilização”? “Custos” ou “Despesas de Depreciação”?

15 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Gastos, Custos e Despesas são três palavras sinônimas ou dizem respeito a conceitos diferentes? Desembolso? E Investimento tem alguma similaridade com elas? Perda se confunde com algum desses grupos?

16 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer. Gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado etc.

17 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.

18 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes.

19 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Custo — Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço; custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado; a energia elétrica é um gasto, no ato da aquisição, que passa imediatamente para custo (por sua utilização).

20 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. a comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa; O microcomputador da secretária do diretor financeiro, que fora transformado em investimento, tem uma parcela reconhecida como despesa (depreciação), sem transitar por custo; as despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

21 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
Perda — Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. Exemplos: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.

22 TERMINOLOGIA EM CUSTOS
A palavra custo também significa o preço original de aquisição de qualquer bem ou serviço, inclusive leigamente; daí se falar em “custo de uma obra”, “custo de um automóvel adquirido”, “custo de uma consulta” etc.


Carregar ppt "GESTÃO DE CUSTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google