A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção."— Transcrição da apresentação:

1 MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção

2 Objetivo Geral : Detalhar as condições microeconômicas que dizem respeito à produção de produtos no interior de uma empresa.

3 Objetivos Específicos
Entender o que é uma função de produção. Conhecer as diferenças entre o curto e o longo prazo de produção de uma empresa. Perceber a importância da função Cobb-Douglas. Saber o que é a lei dos rendimentos decrescentes. Conhecer sobre os rendimentos de escala de produção.

4 Introdução : Introdução: a função de produção A partir de agora, vamos analisar o comportamento de uma empresa) numa economia de mercado, tendo em vista relacionado à sua quantidade de produção. Esta produção é uma função da utilização dos fatores (ou recursos) utilizados no processo produtivo.

5 Comportamento da Empresa
A função de produção é uma função que mostra a relação entre o volume de recursos de produção utilizados no processo produtivo, relacionado com o volume do produto final que pode ser obtido. Comportamento da Empresa

6 A empresa é uma unidade de produção que atua de maneira racional, no seu respectivo setor e no mercado em que atua. Desta forma, um de seus objetivos é maximizar os resultados relativos à sua produção e consequentemente ao seu lucro – objetivo principal é remunerar o investimento de seus acionistas.

7 A função de produção na análise microeconômica pressupõe eficiência técnica, ou seja, a empresa deve produzir o máximo possível, através os seus níveis de trabalho, capital e tecnologia O processo produtivo refere-se à melhor técnica utilizada para misturar eficientemente os fatores de produção,

8 Teoria da Produção Tecnologia da Produção A Função de Produção Fatores de Produção Fixo e Variáveis, Curto e Longo Prazos

9 Tecnologia da Produção
É a relação física que mostra como insumos de produção ( mão-de-obra, matéria-prima, capital, tecnologia, capacidade gerencial ... ) são transformados em produtos:

10 Comportamento dos Produtores;
Organização Eficiente da Produção em função das modificações de preços dos insumos e nos níveis de produção; Processo de tomada de decisão da função de Produção, minimizando custos e sua variação de acordo com o volume produzido.

11 O processo de produção pode ser de
Mão-de-Obra Intensivo, Capital Intensivo Terra Intensivo.

12 A escolha do processo de produção é determinado pela sua eficiência, que pode ser medida :
Eficiência técnica ou tecnológica Escolhido entre dois ou mais processos, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto com a menor quantidade física possível de insumos. Eficiência econômica Opção entre processos de que minimize o custo de produção – microeconomia.

13 A Função de Produção Descreve o produto máximo que a empresa pode gerar para cada combinação especifica de insumos. Em outras palavras, é a relação entre a quantidade de fatores de produção utilizados para a fabricação de um bem e sua quantidade produzida.

14 A Função Cobb-Douglas Após uma analise do processo de produção de uma empresa, pode-se determinar o comportamento desta produção sua empresa. Tendo feito isto, pode-se determinar o comportamento da produção, utilizando-se a função de Cobb-Douglas, que considera a relação entre a quantidade de mão-de-obra e de maquinário disponível.

15 Analises de “Curto “ e “ Longo “ Prazos
Curto Prazo: refere-se ao período de tempo onde pelo menos um dos recursos de produção está fixo, ou seja, não varia em função do nível de produção. Em Microeconomia, utiliza-se, Capital ( K ) como fator fixo e Trabalho (N) o fator variável a curto prazo. Longo Prazo: refere-se ao período de tempo que demonstra quando todos os fatores de produção são variáveis, em função do aumento do tamanho da empresa.

16 Curto e Longo prazos são diferentes para cada tipo de indústria
( Metalurgia x Fabrica de Alimentos ) quaisquer alterações em equipamentos ou instalações fabris na primeira, demandam muito mais tempo do que na segunda.

17 Produção com um fator Fixo e outro Variável Uma analise de curto prazo
Supondo : Q = ʄ ( k , N ) onde K é fixo, ou seja, o nível do produto varia apenas em função de alterações de Mão-de-Obra. Q = ʄ ( N )

18 Produto Marginal do Trabalho Produto Médio do Trabalho ( PMeTr )
Quant Trabalho ( MO ) Quant Produto ( PT ) Produto Marginal do Trabalho ( PMg Tr) Produto Médio do Trabalho ( PMeTr ) 1 50 2 90 40 45 3 120 30 4 140 20 35 5 150 10

19

20

21

22 Exercícios de Fixação

23 Nesta aula, você: Aprendeu a distinção entre a análise da produção de curto e longo prazos. Visualizou as definições e as curvas de produtividades média e marginal. Entendeu o que é a lei dos rendimentos decrescentes. Entendeu o conceito de rendimentos de escala. Analisou a importância da função de produção.

24 Próxima aula Na próxima aula, estudaremos seguintes assuntos : Custos totais, médios e marginal Assunto 2. Custos de curto prazo Assunto 3. Custos de longo prazo.

25 Final da Aula 6


Carregar ppt "MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google