A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia do Reino Unido Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda do Norte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia do Reino Unido Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda do Norte."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Geografia do Reino Unido
Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda do Norte

5 Ilhas Britânicas

6 União Europeia - histórico
Benelux 1952 – Comunidade Europeia do Carvão e do Aço 1957 – Comunidade Econômica Europeia ou Mercado Comum Europeu – Tratado de Roma 1973 – Ingresso do Reino Unido, Dinamarca e Irlanda 1981 – Grécia 1986 – Portugal e Espanha 1992 – União Europeia – Tradado de Maastrich 1995 – Suécia, Finlândia e Áustria 2005 – Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Rep. Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Chipre e Malta 2007 – Bulgária e Romênia 2013 – Croácia 2016 – Brexit....

7 Entrada do RU na UE Entrada apenas em 1973
Maior interesse no império colonial até a 2ª GM Resistência francesa à entrada do RU - ameaça, interferência dos EUA e interesses econômicos próprios. Aprovação por um referendo em 1975 – 2/3 a favor. Entrada defendida por liberais do Reino Unido – maior peso comercial.

8 Relação Reino Unido e UE
Relação entre Reino Unido e União Europeia: Não se integrar totalmente – manter a autonomia política e econômica. Manter a Libra Esterlina – controle monetário Não aceitar o espaço Schengen. 2011 – cláusula de soberania. Não se integrar significava sabotar e enfraquecer a União Europeia. Não entrada na Zona do Euro em 1999

9 Acordo Schengen Abolição das fronteiras internas dos países signatários do MCE e incluindo países não membros da comunidade. 30 membros. Reino Unido não participa.

10 Zona do Euro – 1999/2002 Área de circulação da moeda única Euro.
19 membros. Reino Unido não participa.

11 Atual constituição da União Europeia
28 membros

12 Instituições da União Europeia
Conselho Europeu – chefes dos países membros – prioridades. Conselho de Ministros – (Senado da UE) membros de cada governo – legislação. Parlamento da UE – (Câmara dos Deputados) 751 eurodeputados – legislação. Comissão Europeia – 28 comissários – executivo. Corte de Justiça – cumprimento da lei – judiciário. Banco Central Europeu – Zona do Euro – 19 países membros. Corte Europeia de Auditoria – Fiscalização.

13 Brexit O que é 'Brexit’? Saída do Reino Unido da União Europeia. inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). Ex. Grexit, de 2012. A alternativa Bremain (remain, permanecer) nunca teve a mesma popularidade. 23 de junho de 2016 – plebiscito que definiu o Brexit. Nunca um país membro havia deixado a UE. Foi a decisão mais importante para os britânicos desde 1975, quando dois terços do eleitorado optaram por ingressar na então CEE.

14 Motivos da saída britânica:
A economia britânica de hoje é muito mais criativa e dinâmica que a dos anos 1970. Burocracia de Bruxelas (sede da UE). Insatisfação com os mecanismos de integração da UE. UE impõe restrições à autonomia e fere a soberania das nações Crise econômica de 2008. Partidos de extrema direita no RU e outros países. Eurocéticos do RU são contra os imigrantes. Repasses financeiros a membros da UE.

15 Quem defendia a permanência na UE? O Primeiro Ministro David Cameron.
Os partidos Trabalhista, Liberal Democrata, Nacionalista Escocês (SNP), e o galês Plaid Dymru. O presidente Barack Obama defendia a permanência do Reino Unido na UE. França e Alemanha, assim como organizações multilaterais - como o Fundo Monetário Internacional (FMI). Quem defendia a saída da UE? Membros do partido nacionalista Ukip - Partido de Independência do Reino Unido, em especial seu líder, Nigel Farage. Cerca de metade dos parlamentares conservadores. Alguns parlamentares trabalhistas também apoiavam a saída. O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump.

16 Por que realizar o plebiscito?
David Cameron prometeu realizar o plebiscito se vencesse as eleições parlamentares de 2015. Foi uma resposta à pressão crescente, inclusive dentro do seu próprio partido, para que o projeto europeu fosse levado a voto popular. Muitos dos chamados eurocéticos argumentam que a UE cresceu demasiadamente nas últimas décadas, exercendo cada vez mais controle sobre a vida cotidiana dos britânicos. As pressões aumentaram com o crescimento eleitoral do partido nacionalista Ukip, que defende a saída da UE. Tensões históricas entre o Reino Unido, que nunca abraçou uma identidade europeia como Alemanha ou França, e seus vizinhos no continente. Entre as novas e velhas tensões, estão, entre outras, a defesa da soberania nacional, o orgulho pela identidade britânica, desconfiança com a burocracia de Bruxelas, o controle de fronteiras e questões de segurança interna e defesa.

17 Resultado da votação

18 Que consequências teria a Brexit para o Reino Unido?
Fim do mercado único, sem tarifas comerciais, e do movimento de bens, pessoas e capitais. Dependência de acordos a serem assinados por fora da UE. Dependência de outro países europeus pela economia do RU,. Prejuízos "permanentes" e redução do PIB de 6% até 2030. O ministro da Economia, George Osborne, disse que a saída deixaria um rombo nas contas públicas de 30 bilhões de libras (quase R$ 150 bilhões), que teria de ser coberto com aumentos de impostos, cortes na saúde, educação e defesa, e anos de políticas de austeridade. Que consequências teria a Brexit para a União Europeia? Consequências em outros países da Europa. UE se tornaria um parceiro comercial menos atraente em nível mundial e perderia poder globalmente. Não se sabe quanto uma saída britânica acenderia movimentos populistas e nacionalistas que já existem nos países do bloco. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa (OCDE) espera uma queda do Produto Interno Bruto regional se a saída do Reino Unido for aprovada.

19 THE END OR BREXIT


Carregar ppt "Geografia do Reino Unido Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda do Norte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google