A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Introdutório 2015 ABORDAGEM FAMILIAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Introdutório 2015 ABORDAGEM FAMILIAR"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Introdutório 2015 ABORDAGEM FAMILIAR
Débora Silva Teixeira Incluir uma foto mais bonita e viva, alegre!

2 FAMÍLIA - DEFINIÇÕES O termo ‘família’ inclui várias concepções e definições, por isso torna-se difícil elaborar um conceito de família que possua um caráter universal, uma vez que ela adota formas e dimensões diversas em cada sociedade.

3 FAMÍLIA - DEFINIÇÕES Grupo de pessoas relacionadas por laços de afeto e lealdade fortes e recíprocos, com uma história e um futuro comuns e que participam de um sentido de lar.

4 FUNÇÕES GERAIS DA FAMÍLIA
Duas funções básicas: assegurar a sobrevivência de seus membros ajudar a modelar suas qualidade humanas Necessidades sociais Necessidades afetivas Garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos Necessidades biológicas Necessidades intelectuais

5 FAMILIA COMO SISTEMA O que ocorre a uma pessoa afeta toda a família e, por sua vez, a família como sistema influencia a pessoa e a sociedade e vice-versa.

6 FAMILIA E SAÚDE/ADOECIMENTO
a família como fator etiológico no desencadeamento da doença e na manutenção do processo de adoecimento; a família sofre com a doença e morte de um de seus membros; a reação da família pode AFETAR - positiva ou negativamente - a evolução da doença; o sucesso de um tratamento depende muitas vezes da dinâmica familiar e da função que a doença cumpre na família e para o próprio doente.

7 OBJETIVOS PRINCIPAIS DA ABORDAGEM FAMILIAR NA ESF
Entender a família, sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento e recursos para facilitar medidas de: Promoção da saúde (Curso da Vida Familiar); Prevenção de adoecimentos (Crises Normativas e Paranormativas); E, ainda, para auxiliar as famílias nas suas necessidades de comunicação (famílias funcionais e moderadamente disfuncionais).

8 ATITUDES PARA ASSOCIAR-SE À FAMÍLIA
Respeitar as regras da família; Perceber o funcionamento e respeitar a hierarquia da organização familiar; Facilitar a comunicação dentro da família; Evitar lateralizar com um membro da família; Adaptar a comunicação ao estilo da família; Auxiliar a família na busca de suas próprias soluções.

9 ASPECTOS RELEVANTES PARA A ABORDAGEM FAMILIAR
Conhecer os Papéis Familiares Quem são os principais cuidadores e provedores? Quem costuma tomar as decisões? Quem costuma resolver os problemas? Quem costuma gerenciar as questões de saúde? Quem costuma controlar as informações?

10 CICLO VITAL DA FAMÍLIA I - Etapa Constitutiva 1 - Fase Preliminar
2 - Fase Recém-Casados II - Etapa Procriativa 1 - Fase de expansão: A - Nascimento dos Filhos B - Filhos Pré-Escolares IV - Etapa Familiar Final 1 - Fase da Independência 2 - Fase de Consolidação A - Filhos Escolares B - Filhos Adolescentes 2 - Fase da Dissolução A - Família Anciã B - Viuvez III- Etapa de Dispersão 1 - Fase de Desprendimento

11 O CICLO VITAL DAS FAMÍLIAS É MARCADO PELAS CRISES EVOLUTIVAS

12 EVENTOS CRÍTICOS FAMILIARES
Uma crise familiar é um evento da vida presente ou passada que ocasiona mudanças nos papéis dos membros da família.

13 CRISES NORMATIVAS OU EVOLUTIVAS
Etapa Constitutiva - matrimônio; dependência econômica ou afetiva; cônjugues adolescentes; problemas de adaptação sexual; diferenças sócio- culturais, intelectuais, econômicas, educativas e religiosas Etapa Procriativa - expectativas diferentes sobre a gravidez; gravidez; nascimento do primeiro filho; dificuldades de assumir o papel de pais; ingresso na adolescência; ingresso na escola; filho único; nascimento de outros filhos; superproteção ou afastamento dos filhos Etapa de Dispersão - separação dos filhos com entrada na escola ou no trabalho; independência e casamento dos filhos Etapa Familiar Final - pais novamente sós; síndrome do ninho vazio; nova geração/netos; aposentadoria; climatérico; viuvez

14 ECOMAPA Representa graficamente os contatos dos membros da família com os outros sistemas sociais, incluindo a rede de suporte sócio-sanitário, desenhando, o seu «sistema ecológico». (Araújo e cols., 2005, Agostinho, 2007)

15 Exemplos de ligação do ECOMAPA
1. Relação significativa 2. Compensadora 3. Não estressante 1. Relação fraca 2. Não compensadora 3. Não estressante 1. Relação fraca 2. Não compensadora 3. Estressante

16 ÁREAS QUE DEVEM SER INCLUÍDAS NO ECOMAPA Instituições Comunitarias
Igreja/ Religião Escola Trabalho Grupos/ Instituições Comunitarias Serviço de Saúde Pessoa ou Família Esportes/ Lazer Outro.... Vizinhos Família estendida Amigos

17 Instituições Comunitarias
EXEMPLO Igreja/ Religião Trabalho Escola/ Universidade Serviço de Saúde Grupos/ Instituições Comunitarias Suzana 21 anos Animal de estimação Vizinhos/Amigos Filhos Dora (amiga)

18 Vantagens na utilização do ECOMAPA
Pode ajudar a construir/melhorar a relação dos profissionais com a família. Diminui a resistência dos elementos da família em partilhar com os profissionais os dados informativos. Pode ilustrar a natureza e o impacto das relações da família com o meio, permitindo verificar se são fonte de suporte ou não suporte. Fornece uma melhor compreensão das situações geradoras de stress e dos recursos disponíveis.

19 CONCLUSÃO A abordagem familiar é uma estratégia importante do trabalho em APS; O ECOMAPA é uma das ferramentas que podem ser utilizadas nesse trabalho.

20 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Livro -As  Mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Tratado de Medicina de Família por RAKEL, Robert E. Manual Para la Intervencion en la Salud Familiar - Estudios de salud de la familia. Año Ministerio de Salud Pública República de Cuba.    


Carregar ppt "Curso Introdutório 2015 ABORDAGEM FAMILIAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google