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Carlos alberto saldanha da Silva Junior

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Apresentação em tema: "Carlos alberto saldanha da Silva Junior"— Transcrição da apresentação:

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2 Carlos alberto saldanha da Silva Junior
Mestre em Educação – formação de professores; Coordenador Estadual de Currículo, da Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC/PA. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

3 O papel do(a) coordeador(a), na gestão pedagógica da escola
Desafios interpostos a sua profissionalização e caminhos possíveis. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

4 Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência
Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP? O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP? "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

5 Rede Estadual – Desempenho EM em 2017
O ESTADO DO PARÁ EM Escolas Matrículas Rede Estadual 590 (71%) (89%) Outras Redes 240 (29%) 38.362 (11%) Pará 830 (100%) PA População no PA Acesso a Escola (15 a 17 anos) total Sim, frequenta (100%) 81,5% urbana não, mas já frequentou (68,5%) 17% rural não, nunca frequentou (31,5%) 1,5% Rede Estadual – Desempenho EM em 2017 241 sem nível superior Docentes 16.141 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" Fonte: Consórcio Pró Educação/SEDUC-PA, ano-referência 2017.

6 Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência
O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

7 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
QUEM É O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PA? No PA, a função de Coordenação Pedagógica é exercida por um Especialista em Educação, a partir de: Cargo: Especialista em Educação; Formação Inicial: Licenciatura em Pedagogia; Ingresso na carreira: Concurso Público; Jornada de trabalho: 150h* (30h semanais e 6h diárias); Progressão na carreira conforme a titulação acadêmica: Investigador da realidade e prática pedagógica e do fenômeno educativo escolar. Graduado: Classe I; Especialista: Classe II; Mestre: Classe III; Doutor: Classe IV. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" * Especialista em Educação lotados na Sede da Secretaria e nas Regionais pode acrescer em sua jornada de trabalho 50h. Quando lotados na escola, apenas em casos de exceções podem ser lotados com 200h.

8 Com atuação na Sede/Regionais
QUEM É O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PA? A rede estadual do PA conta hoje com um total de servidores desempenhando essa função: PA Com atuação na escola* Com atuação na Sede/Regionais Total Especialista em Educação 3.459 578 4.037 Não Especialista 2 14 16 3.461 592 4.053 *Em média 3,9 especialistas em educação por escola. Fonte: Consórcio Pró Educação/SEDUC-PA, ano-referência 2017. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

9 Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência
O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

10 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
O “PEDAGÓGICO” A reflexão sobre a categoria Pedagógico, nos remete a pelo menos três grandes discussões: 1- O que é o Pedagógico e o que estamos chamando de Pedagógico? 2- Quem se responsabiliza pelo pedagógico e a quem se destina? 3- E qual o sentido do pedagógico na gestão escolar e o que cabe ao CP? "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

11 O “PEDAGÓGICO” Pedagógico
Elemento relacional entre os sujeitos; é uma construção coletiva existente na dialogicidade dos sujeitos (FRANCO, 2012, p. 169). Pedagógico Fatores que contribuem para a construção do ser humano como membro de uma determinada sociedade, e os processos e meios dessa formação (LIBÂNEO, 2010, p. 33) Processo de intencionalidade, com objetos de ensino e objetivos de aprendizagem claros. Quem coordena o Pedagógico de uma escola? A coordenação pedagógica compreende o planejamento, a coordenação, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação das atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem (REGIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARÁ, Art. 128, 2017, grifos nossos). "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

12 Formação/Profissionalização em contexto de trabalho
O “PEDAGÓGICO” A noção de PEDAGÓGICO implica Função Social Concepção Pedagógica Modelo de Gestão Planejamento Currículo Avaliação "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" Formação/Profissionalização em contexto de trabalho

13 Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência
O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

14 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS Configuram-se como desafios a atuação do CP na rede estadual de ensino do PA: Uma política orgânica de formação continuada e de valorização da carreira de Especialista em Educação na rede; Implantação da “Hora-atividade”, como mecanismo de garantia institucional de projetos de formação continuada em serviço nas unidades escolares – a escola como um Território de Formação (SILVA JÚNIOR, 2011); Construção de uma Identidade profissional de Especialista em Educação, que articule a gestão pedagógica da escola, por meio da atuação do CP. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

15 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS E quais os caminhos possíveis para a atuação do CP na rede estadual de ensino do PA? A prática norteada pelas evidências educacionais (re)orienta a organização do trabalho escolar, fortalecendo a Gestão Pedagógica, a partir de tomadas de decisão mais fundamentadas: Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Externa Estadual; Plataforma Foco Pedagógico, como instrumento de fortalecimento do planejamento de ensino em LP e MAT; Ações de Formação Continuada em Coordenação Pedagógica, com o foco em Planejamento, Currículo e Avaliação da/na Educação Básica; Assessoramento técnico e formativo para o uso pedagógico das evidências do Censo Escolar; Acompanhamento, orientação e instrumentalização do trabalho pedagógico pelas Regionais da SEDUC/PA, as escolas. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

16 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Externa Estadual: Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE (2011 a 2016). Estratégias: Formação de Técnicos de Referência em Avaliação Externa na rede estadual e nas redes municipais; Workshops de Devolutivas dos Resultados do SisPAE para a rede estadual; Oficinas Pedagógicas de elaboração de itens para professores de LP e MAT e para os Especialistas em Educação. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

17 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Externa Estadual: Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE (2011 a 2016). Revistas Pedagógicas Boletim de Resultados "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

18 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS b) Plataforma Foco Pedagógico: mapa de habilidades e painel IDEPA. Estratégias: Disseminação e mobilização da rede para o uso pedagógico das evidências sistematizadas na Plataforma; Oficinas Pedagógicas para o manuseio da Plataforma, com o foco nos indicadores educacionais, no ritmo de aprendizagem dos alunos e nas habilidades em que os alunos apresentam maior dificuldade; Atividades de monitoramento e acompanhamento do acesso dos usuários a plataforma. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

19 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS b) Plataforma Foco Pedagógico: mapa de habilidades e painel IDEPA. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

20 Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência
O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

21 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
REFLEXÕES SOBRE A NOSSA EXPERIÊNCIA O que os desafios e os caminhos possíveis para a atuação do CP na rede estadual de ensino do PA, nos apontam? Articulador da Proposta Pedagógica da escola, com o foco no plano de ação e os projetos curriculares em desenvolvimento; Executor do acompanhamento pedagógico do desempenho e rendimento dos estudantes com base nas evidências educacionais produzidas pela/para a escola; Formar e forma-se em contexto de trabalho, tendo como referência a realidade e as práticas pedagógicas e docentes, como um mobilizador dos processos formativos e de profissionalização docente na escola. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

22 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
O trabalho do coordenador pedagógico, no século XXI, como gestor dos processos de formação, tem especial importância pela possibilidade de condução de uma reflexão que produza a consciência das identidades possíveis frente às descontinuidades da contemporaneidade, das determinações das políticas públicas e das necessidades educativas da comunidade DOMINGUES, Isaneide.O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014, p. 26. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

23 Profº M.e Carlos Alberto Saldanha
Mestre em Educação Licenciado em Pedagogia Coordenador Estadual de Currículo/SAEN/SEDUC-PA Pesquisador do Necaps/CCSE/UEPA Contatos: Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN Coordenação Estadual de Currículo Fone: (91) OBRIGADO! "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"


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