A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 – Visão Estratégica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 – Visão Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 – Visão Estratégica
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 3 – Visão Estratégica Prof. Cláudio Zeferino

2 Conteúdo Programático desta aula
O funcionamento da estratégia das organizações Como os processos podem contribuir na implementação da estratégia.

3 Conceito de Estratégia
Estratégia segundo (Mintzberg) trata-se da " Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.

4 Formas de Entender a Estratégia
A estratégia não deve ser entendida como um termo único e acabado, ou seja, com uma colocação definitiva. É importante ter conhecimento do contexto empresarial para que o uso do termo Estratégia possa ser melhor compreendido e consequentemente aplicado.

5 Estratégia como Plano A estratégia adotada como plano, significa que existe um caminho a ser conscientemente seguido, ou seja, há uma linha guia (ou várias delas) que conduz determinada situação. Estes planos podem ser estabelecidos de forma explicita em documentos formais ou não, ainda podem ser gerais ou específicos e as estratégias são deliberadas. MINTZBERG, 2001

6 Estratégia como Pretexto
Este tipo de estratégia significa uma manobra intencional para enganar um oponente ou competidor. É uma estratégia do tipo deliberada. MINTZBERG, 2001

7 Estratégia como Padrão
Este tipo de estratégia é a ocorrida, encontrada ou realizada independente dela ter sido pretendida ou não. Esta estratégia, portanto possui um comportamento ocorrido emergente. MINTZBERG, 2001

8 Estratégia como Posição
Este tipo de estratégia é aquela que interage ou faz a mediação entre a empresa e o ambiente. Um conjunto entre organizações e meio, isto é, um conjunto entre o contexto interno e externo. MINTZBERG, 2001

9 Estratégia como Perspectiva
Este tipo de estratégia é um modo muito particular de visão do mundo. Esta concepção de mundo, ou seja, esta forma de enxergar as coisas está presente no interior da organização. É uma perspectiva conceitual, partilhada pelos membros (agrupados ou não) de uma organização através de suas intenções e/ou por suas ações. É a intuição coletiva sobre como o mundo funciona, englobando aspectos como culturas, ideologias, paradigmas. MINTZBERG, 2001

10 Gestão Estratégica O conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma corporação a longo prazo.

11 Formulação Estratégica
A essência da formulação da estratégia é lidar com a concorrência. Uma indústria deve ser analisada por sua estrutura a qual em última instância influencia na determinação das regras competitivas. Porter, 2001

12 Gestão de Processos e Estratégia
Possuindo estratégias definidas a organização pode agrupar seus processos para obter vantagem competitiva. O gerenciamento de processos pode identificar atividades não requeridas pelos clientes e outras que não precisariam existir.

13 Vantagens da Gestão de Processos
Cria condições para prever, promover e controlar mudanças organizacionais. Aperfeiçoa e maximiza o uso dos recursos disponíveis Cria agilidade nas mudanças operacionais Cria condições para uma gestão mais eficiente das equipes de trabalho Defini e aplica indicadores de desempenho do processamento e da agregação de valor

14 Contribuição da Gestão de Processos
Os Processos e a Gestão de Processos possuem grande importância na implementação da estratégia. A visão de processos permite que a organização seja observada continuamente desde seu planejamento estratégico até seus processos no pós-venda, é possível definir com objetividade em que cada um contribui com o valor agregado.

15 Palavras Chaves da Aula 3
Estratégia Visão estratégica Gestão Estratégica Estratégia como Plano Estratégia como Pretexto Estratégia como Padrão Estratégia como Posição Estratégia como Perspectiva


Carregar ppt "Aula 3 – Visão Estratégica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google