A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Criação Aula 6 O Mal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Criação Aula 6 O Mal."— Transcrição da apresentação:

1 A Criação Aula 6 O Mal

2 O Mal O ser humano adverte a existência de um mal que provém da natureza: fenó- menos que aparecem como que ligados aos limites próprios das criaturas. O homem, naturalmente, quer viver, e viver com bem estar material. Se se deixa levar pela visão terrena, qualquer atentado contra esta situação é sentido como mal, sobretudo se implica a morte, ante a qual os outros males se consideram menores. Costuma distinguir-se entre mal físico, se se produz no mundo da natureza, como conse- quência da imperfeição material, e mal moral, se se produz pelo desvio da livre decisão dos anjos e dos homens no caminho até ao seu destino último. O mal moral é o pecado.

3 O Mal São Basílio: “Não caias em supor que Deus
é a causa da existência do mal, nem em imaginar que o mal tem subsistência própria. A perversidade não subsiste como se fosse algo vivo, nem poderá pôr-se jamais diante dos olhos a substância dela, como se existisse verdadeiramente. Porque o mal é a privação do bem” (PG 31,341). “Falando absolutamente, nenhuma natureza é má. Este nome de mal apenas se dá na privação do bem” (Santo Agostinho, Sobre a Cidade de Deus 11, 22).

4 O Mal “CIC 311: “Os anjos e os homens, criaturas
inteligentes e livres, (...) podem desviar-se. De facto, pecaram. Foi assim que entrou no mundo o mal moral, incomensuravelmente mais grave que o mal físico. Deus não é de modo algum, nem directa nem indirecta- mente, causa do mal moral. No entanto, permite-o por respeito pela liberdade da sua criatura, e, misteriosamente, sabe tirar dele o bem”. “A Revelação dá-nos uma certeza de que toda a história humana está marcada pela falta original, livremente cometida pelos nossos primeiros pais”.

5 O Mal CIC 398: “Neste pecado (original), o homem preferiu-se a si próprio a Deus, e por isso desprezou Deus (...). Constituído num estado de santidade, o homem estava destinado a ser plena- mente ‘divinizado’ por Deus na glória. Pela sedução do diabo, quis ‘ser como Deus’, mas ‘sem Deus, em vez de Deus, e não segundo Deus”. CIC 400: “A harmonia em que viviam (...) ficou destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo foi quebrado; a união do homem e da mulher ficou sujeita a tensões (...). A harmonia com a Criação desfez-se: a criação visível tornou-se, para o homem, estranha e hostil (...). A morte faz a sua entrada na história da humanidade”.

6 O Mal O pecado é o mal radical, a origem de todos os males. É ofensa a Deus, “amor de si mesmo até ao desprezo de Deus”(Santo Agostinho, De civitate Dei 14, 28). O pecado é o verdadeiro mal, porque dele provêm os outros males no mundo, entre os quais se encontra o mal físico. As consequências do pecado são devastadoras: inveja, sofrimento, dor, penas, tristeza, corrupção, cegueira, frialdade de coração, etc..

7 O Mal Os Evangelhos mostram-nos com
grande frequência Jesus em contacto íntimo com o sofrimento dos homens. O Senhor deixa que se aproximem dele os pobres, os doentes, os ende- moninhados, os pecadores e todos os que são vítima de desgraças e infortúnios humanos. Sem haver cometido pecado algum, Jesus abraça-se decididamente à dor, por amor ao Pai e aos homens. Sofre pessoalmente até à morte de Cruz, apesar de ser inocente. “É, pois, por Cristo e em Cristo que se esclarece o enigma da dor e da morte, o qual, à margem do Evangelho, nos esmaga” (Gaudium et spes 22).

8 O Mal Cristo redime-nos e salva-nos por meio da
Cruz. A partir desse momento, o homem pode descobrir a fonte de bem que esconde a dor. Para uma pessoa, conforme a disposição interior que tiver, o sofrimento pode ser redentor e purificador da alma se, como Cristo, se recebe em oferta de agradável entrega à vontade e amor divinos. A dor e o sofrimento são males não queridos por Deus, ao criar. Graças ao valor redentor e purificador da Cruz de Cristo, converteram-se num grande valor de purificação, expiação e redenção.

9 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "A Criação Aula 6 O Mal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google