A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA"— Transcrição da apresentação:

1 ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
II Simpósio Brasileiro sobre Governança e Desenvolvimento Sustentável Proposta de Índice de Potencial de Sustentabilidade Urbana: Estudo de Caso em Pedra Branca -SC Raíssa Martins Amadeo Mestranda, UEM, Brasil Paulo Fernando Soares Professor Doutor, UEM, Brasil Igor José Botelho Valques Professor Doutor, UEM, Brasil.

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MÉTODO DE ANÁLISE RESULTADOS CONCLUSÃO

3 URBANISMO SEM PLANEJAMENTO Ocupações Irregulares
INTRODUÇÃO URBANISMO SEM PLANEJAMENTO Congestionamentos Poluição hídrica Poluição do solo Poluição atmosférica Ocupações Irregulares

4 INTRODUÇÃO “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades” (NOSSO FUTURO COMUM, 1988, p. 46). Uma cidade sustentável visa promover a melhoria da qualidade de vida, incentivando a equidade social e cultura, resguardando os princípios da vida e biodiversidade por meio da minimização dos impactos ambientais, utilizando seus recursos de maneira eficaz, criando oportunidades econômicas e responsabilidades para todos (CIB, 2000).

5 OBJETIVOS Geral Específicos
Propor um Índice capaz de mensurar a sustentabilidade urbana e, posteriormente, avaliar sua eficiência aplicando-o ao empreendimento Pedra Branca em Santa Catarina. Específicos Definir indicadores de sustentabilidade urbana Propor um Índice de mensuração da Sustentabilidade Urbana Aplicar o Índice proposto ao projeto do empreendimento Pedra Branca-SC Classificar a sustentabilidade urbana de Pedra Branca-SC

6 MÉTODO DE ANÁLISE Pesquisa Bibliográfica Formulação do Índice
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida por meio de materiais previamente elaborados (GIL, 1991). Formulação do Índice Determinação das dimensões da cidade e seus respectivos indicadores Estudo de caso Aplicação do índice por meio de entrevista com responsáveis pelo planejamento urbano de Pedra Branca.

7 Mobilidade e acessibilidade
FORMULAÇÃO DO ÍNDICE Dimensões da cidade sustentável Os indicadores utilizados foram selecionados do Programa Cidades Sustentáveis Os indicadores do Programa foram chamados de Indicadores de Base. A partir deles, os autores formularam os indicadores síntese Ambiental Social Mobilidade e acessibilidade Econômica

8 FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

9 FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

10 FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

11 FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

12 FORMULAÇÃO DO ÍNDICE O peso atribuído a cada indicador foi:
5 pontos quando presentes no projeto 3 pontos quando insuficientes 1 ponto quando ausentes Somou-se as notas das quatro dimensões e posteriormente realizou-se a classificação do planejamento urbano como descrito:

13 ESTUDO DE CASO Pedra Branca é um bairro pertencente ao município de Palhoça em Santa Catarina Seu planejamento foi elaborado nos moldes do Novo Urbanismo, com características urbanas sustentáveis. O bairro possui um total de 2300 lotes, em cerca de 250 hectares. O término da construção está previsto para o ano de 2020, e acredita-se que até lá o bairro possuirá moradores, empregos e estudantes.

14 RESULTADOS E DISCUSSÃO

15 RESULTADOS E DISCUSSÃO

16 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A nota final do Índice de Sustentabilidade Proposto aplicado ao projeto do planejamento urbano do bairro cidade Pedra Branca foi de 92 pontos, classificando-o como potencialmente sustentável. O bom desempenho geral mostra que ações urbanísticas locais reduzidas a escala de bairro podem contribuir para a promoção de um cenário com cidades mais sustentáveis além de diminuir significativamente a pressão sobre o meio ambiente e aumentar a qualidade socioeconômica.

17 CONCLUSÃO A região apresenta características urbanas que promovem qualidade socioambiental, entretanto como o desenvolvimento sustentável não é um conceito estático, as ações urbanas devem acompanhar estas modificações, visando a melhoraria contínua do ambiente. Mensurar a sustentabilidade de uma região, e que ela deve ser um processo contínuo e realizado com frequência ao decorrer dos anos, para auxiliar em um maior controle nas tomadas de decisões pelos gestores municipais, tendo em vista a modificação do desenho urbano e o crescente processo de urbanização. A proposta de Índice desenvolvida nesta pesquisa, apesar da dificuldade na escolha de indicadores para sua formulação, se mostrou eficiente para avaliar a sustentabilidade de ambientes urbanos, apontando em quais dimensões são necessárias ações de melhorias. Outro ponto positivo do método proposto é a possibilidade de sua aplicação tanto em cidades quanto em escalas menores, como os bairros.


Carregar ppt "ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google