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DIMENSIONAMETO DOS TEMPOS DE ENTREVERDES PARA VEÍCULOS

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Apresentação em tema: "DIMENSIONAMETO DOS TEMPOS DE ENTREVERDES PARA VEÍCULOS"— Transcrição da apresentação:

1 DIMENSIONAMETO DOS TEMPOS DE ENTREVERDES PARA VEÍCULOS
Engenharia de Transportes I DIMENSIONAMETO DOS TEMPOS DE ENTREVERDES PARA VEÍCULOS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) AULA 5 Baseado no artigo de Luis Vianova, especialista em controle e monitoramento de trânsito e trabalha atualmente na Gerência e Desenvolvimento Tecnológico da CET/SP.

2 Engenharia de Transportes I
IMPORTÂNCIA DO TEMA O dimensionamento dos tempos de entreverdes nos semáforos é levado a termo, frequentemente, através de critérios totalmente subjetivos. Algumas cidades ajustam o tempo de amarelo em três (3) segundos, independentemente das características específicas de cada local. A verdade é que convivemos, em muitos semáforos, com uma situação geradora de acidentes. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

3 Engenharia de Transportes I
IMPORTÂNCIA DO TEMA Estudaremos: Distância crítica; Tempo de AMARELO; Seção crítica para frenagem; Tempo de VERMELHO DE LIMPEZA; 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

4 Engenharia de Transportes I
SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Distância do veículo até a faixa de retenção Quando surge a Indicação amarela x c Faixa de retenção Comprimento do veículo l Largura da via transversal 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

5 Engenharia de Transportes I
SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Distância do veículo até a faixa de retenção Quando surge a Indicação amarela x c Faixa de retenção Comprimento do veículo l Largura da via transversal 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

6 Estudado em Pavimentação I !!
14/11/2018 Engenharia de Transportes I

7 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Distância de visibilidade de parada ou frenagem (Df) É a distância mínima para que um veículo que percorre a estrada, na Vp, possa parar, com segurança, antes de atingir um obstáculo em sua trajetória. Para se determinar a distância de frenagem deve-se considerar o tempo de percepção e o tempo de reação do motorista. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

8 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Distância de visibilidade de parada ou frenagem (Df) tr=1,5+1 = 2,5 s 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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REVISÃO tr=1,5+1 = 2,5 s Logo: Velocidade de projeto (km/h) 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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REVISÃO A segunda parcela corresponde à distância percorrida desde o início da atuação do sistema de frenagem até a imobilização do veículo (D2). A energia cinética do veículo no início do processo de frenagem deve ser anulada pelo trabalho da força de atrito ao longo da distância de frenagem. Assim temos: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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REVISÃO Em unidades usuais, e sendo g = 9,8 m/s2, temos: Quando o trecho da estrada considerada está em rampa, a distância de frenagem em subida será menor que a determinada na equação acima, e maior em caso de descida. Para levar em conta o efeito das rampas é usada a equação abaixo: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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REVISÃO O coeficiente de atrito não é o mesmo para todas as velocidades, diminuindo a medida que a velocidade aumenta. As tabelas abaixo apresentam os valores de distância de frenagem e coeficiente de atrito, respectivamente, recomendados pelo DNER (1975). O coeficiente de atrito longitudinal (fL) adotados para projeto: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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REVISÃO Assim, teremos para a distância de visibilidade de parada: Onde: Distância de visibilidade de parada ou frenagem (m). Greide, em m/m ((+), se ascendente; (-) se descendente). Velocidade de projeto ou operação, em km/h. Coeficiente de atrito longitudinal pneu/pavimento. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

14 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Exemplo aplicativo 1 Calcular a distância de visibilidade de parada recomendada numa estrada cuja velocidade diretriz é 100 km/h. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

15 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Exemplo aplicativo 1 Calcular a distância de visibilidade de parada recomendada numa estrada cuja velocidade diretriz é 100 km/h. Considerações: Adotado i = 2% = 0,02. Velocidade média = 86 km/h. fL = 0,28 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

16 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Exemplo aplicativo 1 Calcular a distância de visibilidade de parada recomendada numa estrada cuja velocidade diretriz é 100 km/h. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

17 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Exemplo aplicativo 2 Calcular a distância de visibilidade de parada excepcional numa estrada cuja velocidade diretriz é 100 km/h. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

18 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Exemplo aplicativo 2 Calcular a distância de visibilidade de parada excepcional numa estrada cuja velocidade diretriz é 100 km/h. Considerações: Adotado i = 2% = 0,02. Velocidade diretriz = 100 km/h. fL = 0,28 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

19 1 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE RODOVIAS
REVISÃO 1.9.3 – Quanto as características técnicas – Descrição das principais características técnicas Exemplo aplicativo 2 Calcular a distância de visibilidade de parada excepcional numa estrada cuja velocidade diretriz é 100 km/h. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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voltando ao tema... 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Para que o veículo consiga frear antes da faixa de retenção, vamos desenvolver a equação estudada como distância de frenagem: Mas: e 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Para que o veículo consiga frear antes da faixa de retenção, vamos desenvolver a equação estudada como distância de frenagem: Declividade da via Coeficiente de atrito longitudinal Aceleração da gravidade - (m/s2) Velocidade da via (m/s) Tempo de percepção e reação (s) Distância de frenagem - (m) 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Para que o veículo consiga frear antes da faixa de retenção, vamos desenvolver a equação estudada como distância de frenagem: Se a rampa for ascendente, (+), se descendente (-). 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Existe, portanto, uma distância crítica aquém da qual os veículos não conseguem frear antes da retenção. Tal distância é dada por: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Existe, portanto, uma distância crítica aquém da qual os veículos não conseguem frear antes da retenção. Tal distância é dada por: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DA DISTÂNCIA CRÍTICA Distância do veículo até a faixa de retenção Quando surge a Indicação amarela v (m/s) fL c Faixa de retenção Comprimento do veículo l Largura da via transversal 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE AMARELO A situação mais desfavorável é a daquele veículo que está justamente na seção crítica para frenagem quando o semáforo muda para amarelo. A situação mais desfavorável é a daquele veículo que está justamente na seção crítica para frenagem quando o semáforo muda para amarelo. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE AMARELO A situação mais desfavorável é a daquele veículo que está justamente na seção crítica para frenagem quando o semáforo muda para amarelo. A situação mais desfavorável é a daquele veículo que está justamente na seção crítica para frenagem quando o semáforo muda para amarelo. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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EXEMPLO Consideremos uma aproximação semaforizada numa via descendente com inclinação de 8%, que apresenta os seguintes dados: Aplicando a equação abaixo, encontraremos a posição da seção crítica: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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EXEMPLO Consideremos uma aproximação semaforizada numa via descendente com inclinação de 8%, que apresenta os seguintes dados: Sabe-se que: Da tabela abaixo determina-se o fL: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

31 Engenharia de Transportes I
EXEMPLO Consideremos uma aproximação semaforizada numa via descendente com inclinação de 8%, que apresenta os seguintes dados: Sabe-se que: Da tabela abaixo determina-se o fL: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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EXEMPLO Consideremos uma aproximação semaforizada numa via descendente com inclinação de 8%, que apresenta os seguintes dados: Adota-se o tempo de 4 segundos Sabe-se que: O intervalo necessário de amarelo é obtido pela equação abaixo: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE AMARELO Vamos analisar qual o efeito de implementar um período de amarelo inferior ao necessário. Imaginemos que o valor programado fosse igual a 3 segundos. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE AMARELO =53,84 m = 42,00 m. 11,84 m Zona de dilema é esta região provocada pelo dimensionamento insuficiente do período de amarelo. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE VERMELHO DE LIMPEZA G1 G2 G2 G1 c Não basta que o veículo vermelho ultrapasse sua faixa de retenção no período de amarelo. Ele deve, ainda, sair da área de conflito do cruzamento antes que possa vir a colidir com os veículos da transversal. l Largura da via transversal 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE VERMELHO DE LIMPEZA A figura abaixo traz o detalhe desta configuração. tam tvl Para assegurar que o veículo vermelho tenha saído totalmente da área do cruzamento quando o semáforo da transversal for para verde, o comprimento do vermelho de limpeza deve ser igual a: Tempo de invação 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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SUPORTE TEÓRICO AO CÁLCULO DO TEMPO DE VERMELHO DE LIMPEZA É importante ressaltar que não estamos nos referindo ao veículo que estava parado (verde) na faixa de retenção esperando o verde. O caso crítico, e é o que deve receber atenção, é o do veículo que vinha se aproximando do cruzamento pela transversal numa faixa em que não havia nenhum outro parado. G1 G2 G2 G1 c l Largura da via transversal 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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EXEMPLO Calcular o tempo de vermelho de limpeza, considerando uma aproximação onde se medem os seguinte valores: Aplicando a equação abaixo, encontraremos o valor da duração do vermelho de limpeza: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

39 Engenharia de Transportes I
EXEMPLO Calcular o tempo de vermelho de limpeza, considerando uma aproximação onde se medem os seguinte valores: Período de amarelo: Garante que todos os veículos possam ultrapassar a faixa de retenção antes que seu semáforo mude para vermelho. Aplicando a equação abaixo, encontraremos o valor da duração do vermelho de limpeza: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

40 Período de vermelho de limpeza:
EXEMPLO Calcular o tempo de vermelho de limpeza, considerando uma aproximação onde se medem os seguinte valores: Período de vermelho de limpeza: Assegurar que o semáforo dos veículos da transversal não vá para o verde enquato houver ainda veículo da outra via na área de conflito do cruzamento. Aplicando a equação abaixo, encontraremos o valor da duração do vermelho de limpeza: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS Tempo de percepção e reação: É o intervalo de tempo que o motorista demora para começar a frear. Compõe-se de duas parcelar: Tempo de percepção: o intervalo entre a entrada do amarelo e sua percepção pelo motorista; Tempo de reação: o intervalo entre a percepção e o início da ação de frear. As pesquisas desenvolvidas, internacionalmente, apontam para valores situados numa faixa bastante estreita, entre 0,8 e 1,2 segundos. Adotar o valor de tpr igual a 1,2 segundos. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS Velocidade: Adotar a velocidade máxima permitida para a via analisada. Dessa forma, estaremos dentro do terreno legal, o que significa que estaremos propiciando uma situação segura a todos os motoristas não-infratores. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS Máxima desaceleração aceitável: A máxima desaceleração aceitável é obtida pela multiplicação da aceleração da gravidade (g) – adotado como 9,8 m/s2 – pelo coeficiente de atrito longitudinal (fL). A tabela abaixo fornece os valores dos coeficientes de atrito longitudinais pneus/pavimentos: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS Tempo de invasão: Conforme pesquisa realizada pelo CET de São Paulo, medindo-se os valores individuais de tin dos veículos. O menor valor encontrado foi de 1,2 segundos. Esse valor fica como sugestão para utilização. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS Limite inferior do intervalo de amarelo: Existem algumas situações especiais que exigem intervalos de amarelo bastantes pequenos. Isso ocorre, por exemplo, em rampas ascendentes (+) de vias de baixa velocidade. Recomenda-se que não sejam programados valores inferiores a 3 segundos. 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE VERMELHO DE LIMPEZA PARA ALGUMAS SITUAÇÕES PRÁTICAS DADOS: ADOTAR: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE VERMELHO DE LIMPEZA PARA ALGUMAS SITUAÇÕES PRÁTICAS Analisar o tempo de vermelho de limpeza para uma rua com características de via local (V=30 km/h) que cruza com uma avenida de duas pistas separadas por canteiro central, cuja largura é igual a 30,0 metros. Continuar considerando: 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

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TRABALHO PRÁTICO – ET2.2 Escolher um cruzamento que tenha um semáforo; Medir as dimensões das vias e declividades; Verificar as velocidades limites; Quantificar o tempo entre verdes; tempo entre verdes Determinar: Distância crítica; Tempo de AMARELO; Seção crítica para frenagem; Tempo de VERMELHO DE LIMPEZA; 14/11/2018 Engenharia de Transportes I

49 Engenharia de Transportes I
OBRIGADO !!! 14/11/2018 Engenharia de Transportes I


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