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CURVAS VERTICAIS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana

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Apresentação em tema: "CURVAS VERTICAIS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana"— Transcrição da apresentação:

1 CURVAS VERTICAIS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana
– Pavimentos de Estradas I CURVAS VERTICAIS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) AULA 15

2 Adotar a origem do sistema de eixos coincidente com o PCV
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: CÁLCULO DAS ORDENADAS E COTAS DA PARÁBOLA SIMPLES Adotar a origem do sistema de eixos coincidente com o PCV 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

3 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: CÁLCULO DAS ORDENADAS E COTAS DA PARÁBOLA SIMPLES Equação geral da parábola: A equação fornece a ordenada y de qualquer ponto de abscissa x da curva, permitindo a determinação das coordenadas dos pontos da curva em relação ao PCV. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

4 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: CÁLCULO DAS ORDENADAS E COTAS DA PARÁBOLA SIMPLES 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

5 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: EXERCÍCIO Montar a tabela da curva vertical simétrica, sendo dados: i1 = -1%; I2 = -2,5% PIV = 48 CotaPIV = 781,10 m Pista simples. Volume horário de projeto (VDM) > 200. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

6 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Montar a tabela da curva vertical simétrica, sendo dados: i1 = -1%; I2 = -2,5% PIV = 48 CotaPIV = 781,10 m Pista simples. Volume horário de projeto (VDM) > 200. CONSIDERAÇÕES CLASSE DE PROJETO: Devido as características da via e os Volumes Diários Médios (VDM) previstos para o ano de abertura ao tráfego, a rodovia em estudo é considerada de CLASSE I – B. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

7 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Montar a tabela da curva vertical simétrica, sendo dados: i1 = -1%; I2 = -2,5% PIV = 48 CotaPIV = 781,10 m Pista simples. Volume horário de projeto (VDM) > 200. CONSIDERAÇÕES CLASSIFICAÇÃO DAS REGIÕES: Para a curva em estudo temos uma região ondulada, conforme pode-se observar na tabela de CLASSIFICAÇÃO DAS REGIÕES. Portanto, trata-se de uma região ONDULADA. A velocidade de projeto = 80 km/h. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

8 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Montar a tabela da curva vertical simétrica, sendo dados: i1 = -1%; I2 = -2,5% PIV = 48 CotaPIV = 781,10 m. Pista simples. Volume horário de projeto (VDM) > 200. CÁLCULOS: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CONVEXAS: 1 - Distância de Parada -1,0% (Situação mais desfavorável) 80 km/h (Região Ondulada) 0,30 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

9 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Montar a tabela da curva vertical simétrica, sendo dados: i1 = -1%; I2 = -2,5% PIV = 48 CotaPIV = 781,10 m. Pista simples. Volume horário de projeto (VDM) > 200. CÁLCULOS: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CONVEXAS: 1 - Distância de Parada 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

10 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Montar a tabela da curva vertical simétrica, sendo dados: i1 = -1%; I2 = -2,5% PIV = 48 CotaPIV = 781,10 m. Pista simples. Volume horário de projeto (VDM) > 200. CÁLCULOS: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CONVEXAS: É determinado em função das condições necessárias de visibilidade nas curvas, de forma a dar ao motorista o espaço necessárioa uma frenagem segura, quando este avista um obstáculo parado em sua trajetória. O critério recomendado requer que um motorista, com su campo de visão situado a uma altura H = 1,10 m acima do plano da pista, enxergue um obstáculo situado sobre a pista, com altura h = 0,15 m. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

11 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO CÁLCULOS: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CONVEXAS: 142,54 m 2,5-1 = 1,5 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

12 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO CÁLCULOS: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CONVEXAS: 142,54 m 2,5-1 = 1,5 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

13 CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL:
RESOLUÇÃO CÁLCULOS: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CONVEXAS: Adotaremos, para facilidade de cálculo e locação, múltiplos de 20 metros. Portanto, L = 100,00 metros > Lmin. 142,54 m 2,5-1 = 1,5 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

14 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO CÁLCULOS: CÁLCULOS DAS ESTACAS DOS PONTOS NOTÁVEIS: ESTACA (PIV) = ,00 m L/2 = ,00 m (-) ESTACA (PCV) = ,00 m L = ,00 m (+) ESTACA (PTV) = ,00 m CÁLCULOS DAS COTAS DOS PONTOS NOTÁVEIS: 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

15 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO DETERMINAÇÃO DA EQUAÇÃO DE PARÁBOLA DO 2º. GRAU DA CURVA VERTICAL SIMÉTRICA: Mas: Substituindo: 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

16 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO DETERMINAÇÃO DO VÉRTICE DA PARÁBOLA: Derivando e igualando-se a 0, temos: Como o valor é negativo, o ponto de máximo é a estaca do PCV. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

17 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO TABELA: ESTACA ALINHAMENTOS COTAS (m) ORDENADAS DA PARÁBOLA GREIDE DE COTAS VERMELHAS HORIZONTAL VERTICAL TERRENO GREIDE RETO X Y PROJETO CORTE (+) ATERRO (-) 43 781,950 782,100 -0,150  44 782,300 781,900 0,400 45 782,550 781,700 0,850 ,00 m PCV -1,0% 782,700 781,600 0,000 1,100 46 782,500 781,500 10,000 -0,108 781,493 1,000 ,00 m 781,400 20,000 -0,230 781,370 0,700 47 781,300 30,000 -0,368 781,233 0,650 ,00 m 781,200 40,000 -0,520 781,080 0,500 48 PIV - 781,100 50,000 -0,688 780,913 ,00 m -2,50% 780,990 780,850 60,000 -0,870 780,730 0,140 49 780,600 70,000 -1,068 780,533 0,250 ,00 m 780,550 780,350 80,000 -1,280 780,320 0,200 50 780,150 780,100 90,000 -1,508 780,093 0,050 ,00 m PTC 779,600 779,850 100,000 -1,750 -0,250 51 779,200 -0,400 52 778,900 779,100 -0,200 53 778,550 778,600 -0,050 v 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

18 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: RESOLUÇÃO TABELA: ESTACA ALINHAMENTOS COTAS (m) ORDENADAS DA PARÁBOLA GREIDE DE COTAS VERMELHAS HORIZONTAL VERTICAL TERRENO GREIDE RETO X Y PROJETO CORTE (+) ATERRO (-) 43 781,950 782,100 -0,150  44 782,300 781,900 0,400 45 782,550 781,700 0,850 ,00 m PCV -1,0% 782,700 781,600 0,000 1,100 46 782,500 781,500 10,000 -0,108 781,492 1,000 ,00 m 781,400 20,000 -0,230 781,370 0,700 47 781,300 30,000 -0,368 781,233 0,650 ,00 m 781,200 40,000 -0,520 781,080 0,500 48 PIV - 781,100 50,000 -0,688 780,913 ,00 m -2,50% 780,990 780,850 60,000 -0,870 780,730 0,140 49 780,600 70,000 -1,068 780,533 0,250 ,00 m 780,550 780,350 80,000 -1,280 780,320 0,200 50 780,150 780,100 90,000 -1,508 780,093 0,050 ,00 m PTC 779,600 779,850 100,000 -1,750 -0,250 51 779,200 -0,400 52 778,900 779,100 -0,200 53 778,550 778,600 -0,050 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

19 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
FIM Boa semana !!! 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

20 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

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26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

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26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

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26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

24 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: COMPRIMENTO MÍNIMO DE CURVAS VERTICAIS CÔNCAVAS: Durante o dia e no caso de pista iluminada artificialmente, geralmente não ocorrem problemas de visibilidade. Para pista não iluminadas, aplica-se o critério da visibilidade noturna, ou seja, a pista dever ser iluminada à distância de visibilidade de parada pelo farol do veículo, por hipótese situada a 0,61 metros acima do plano, supondo que o seu facho luminoso diverge de 1º do eixo longitudinal do veículo. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I

25 200794 - PAVIMENTOS ESTRADAS I
CURVAS DE CONCORDÂNCIA VERTICAL: Para ambos os casos (curvas convexas e curvas côncavas), valores muito pequenos para L não são desejáveis. Pelo critério do mínimo valor absoluto, o comprimento mínimo das curvas verticais deve permitir ao motorista perceber a alteração de declividade longitudinal. Adotando para essa percepção um período de tempo mínimo de 2 segundo o comprimento mínimo da curva vertical, de acordo com este critério, é dado pela fórmula a seguir: Velocidade diretriz, em km/h; Comprimento mínimo da curva vertical, em metros. 26/12/2017 PAVIMENTOS ESTRADAS I


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