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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na ESF Manoel Bernardino Dos Santos, Município Torres, RS. Yiliana Maria Castillo Torres Orientador: Marcos Fabio Turra Pelotas, 2015

2 Introdução. Município situado no extremo norte do litoral do RS.
ESF situada na zona rural do município (comunidade Rio Verde) População adstrita da ESF de 2335 habitantes. Conta-se com o NASF, vinculada ao sistema único de saúde. Boa estrutura.

3 Introdução. A população alvo da intervenção é de 290 idosos, segundo o cadastro realizado durante a intervenção. Melhorar a atenção de saúde dos idosos da ESF. Protocolo do Ministério da Saúde da atenção à pessoa idosa e envelhecimento, Brasília 2010.

4 Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde da pessoa idosa na ESF Manoel Bernardino dos Santos, Torres/RS

5 Metodologia. Monitoramento e avaliação.
Realizar o cadastro dos usuários; Preenchimento da ficha espelho, prontuários clínicos; Estabelecer um arquivo específico para os idosos cadastrados; Exame clínico apropriado; Avaliação Multidimensional Rápida.

6 Metodologia. Monitoramento e avaliação.
Monitorar o número de idosos hipertensos e diabéticos com exames complementares em dia; Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular; Monitorar os idosos acamados ou com problemas de locomoção; Atividades de educação em saúde;

7 Metodologia. Organização e Gestão de serviço. Acolhimento dos idosos;
Atualização do cadastro no SIAB. Garantir os recursos necessários para realização da Avaliação Multidimensional Rápida Capacitação dos profissionais da saúde. Priorizar as vagas do SUS para a realização dos exames complementares. Registro e controle da necessidade dos medicamentos.

8 Metodologia. Organização e gestão de serviço;
Planejamento do atendimento odontológico. Criação do Grupo de Monitoramento das Ações(GMA); Busca ativa dos usuários faltosos às consultas. Oferecer atendimento prioritário aos idosos na ESF; Solicitar ao gestor municipal a disponibilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa;

9 Metodologia. Engajamento público. Realizar acolhimento aos usuários;
Orientação à comunidade; Atividades de educação em saúde na sala de espera da ESF e nos grupos de idosos e hiperdia; Manutenção dos registros de saúde.

10 Metodologia. Qualificação da pratica clínica.
Capacitações para a equipe de saúde; Registros adequados; Determinar o papel de cada integrante da equipe para a intervenção;

11 Logística. Protocolo de Atenção Básica sobre atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento, Brasília 2010; Registro nos prontuários, fichas espelhos e planilhas de coleta de dados. Registro das informações. Monitoramento dos registros semanalmente.

12 Logística. Acolhimento e priorização do atendimento dos idosos.
Apresentação do projeto para a comunidade nas diferentes micro áreas. Disponibilidade de um arquivo para controle do estoque dos medicamentos.

13 Objetivos, metas e resultados.
Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de saúde do idoso. Meta 1.1. Ampliar a cobertura para 80%.

14 Objetivos, metas e resultados.
Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção ao idoso . Meta 2.1. Realizar Avaliação Multidimensional Rápida à 100% dos idosos. 17- 45,5%; %; %.

15 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. Figura 3- Gráfico da proporção de idosos com exame clínico apropriado em dia 14-37,7%; %; %

16 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.3. Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos. Figura 4- Gráfico da proporção de idosos hipertensos e/ou diabéticos com solicitação de exames complementares periódicos em dia 7-30,4%; 41-93,2%; %.

17 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.4. Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Figura 5- Gráfico da proporção de idosos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada 21-56,8%; 40-50,6%; %

18 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.5. Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. (Estimativa de 8% dos idosos da área). Meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção. Meta 2.6. Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção.

19 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.7. Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Figura 6-Gráfico da proporção de idosos com verificação da pressão arterial na última consulta 37-100%; 66-83,5%; %

20 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.8. Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM). Meta alcançada em 100% os três meses da intervenção.

21 Objetivos, metas e resultados.
Meta 2.9. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Figura 7- Gráfico da proporção de idosos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. 32- 86,5%; 78-98,7%; %

22 Objetivos, metas e resultados.
Meta Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos. Figura 8- Gráfico da proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática 17-45,5%; 71-92,4%; %

23 Objetivos, metas e resultados.
Objetivo 3. Melhorar a Adesão de atenção ao idoso na ESF Manoel Bernadino Dos Santos. Meta 3.1. Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. 12-67,7%; %; %

24 Objetivos, metas e resultados.
Objetivo 4. Ampliar o Registro de atenção ao idoso na ESF Meta 4.1. Manter registro específico de 100% das pessoas idosas. 28-75,5%; %; %

25 Objetivos, metas e resultados.
Meta 4.2. Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados. Figura 11- Gráfico da proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa 24-64,9%; %; %

26 Objetivos, metas e resultados.
Objetivo 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência na ESF. Meta 5.1. Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. 23-62,2%;79-100%; %

27 Objetivos, metas e resultados.
Meta 5.2. Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Figura 13- Gráfico da proporção de idosos com avaliação para fragilização na velhice em dia 24-64,9%;79-100%; %

28 Objetivos, metas e resultados.
Meta 5.3. Avaliar a rede social de 100% dos idosos Figura 14- Gráfico da proporção de idosos com avaliação de rede social em dia 21-58,8%;79-100%; %

29 Objetivos, metas e resultados.
Objetivo 6. Promover a saúde dos idosos na ESF Manoel Bernardino dos Santos. Meta 6.1. Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. 26-70,3%;79-100%; %

30 Objetivos, metas e resultados.
Meta 6.2. Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Figura 16- Gráfico da proporção de idosos que receberam orientação sobre prática de atividade física regular. 25-67,6% %, %

31 Objetivos, metas e resultados.
Meta 6.3. Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados. Figura 17-Gráfico da proporção de idosos com orientação individual de cuidados de saúde bucal em dia. 19-51,4%;72-93,7%; ,0%

32 Discussão. A intervenção propiciou: Ampliação da Cobertura;
Melhoria dos registros; Qualificação e priorização dos atendimentos; Integração da equipe, organização do trabalho; Aprofundamento teórico dos profissionais por meio das capacitações; Redução da demanda Espontânea;

33 Discussão. A intervenção propiciou:
Esclarecimento das atribuições dos profissionais; Melhoria da adesão por meio da busca ativa; Monitoramento e controle do estoque dos medicamentos; Maior engajamento público; interação com a comunidade; Atividades de educação em saúde (promoção e prevenção).

34 Discussão. Dificuldades encontradas:
Falta de um arquivo específico para os registros dos Idosos; Fichas de espelhos incompletas; Excesso de demanda espontânea;

35 Discussão. Passos a seguir: Incorporar à rotina do serviço;
Continuar trabalhando em equipe para cadastrar todos os Idosos de nossa área de abrangência;

36 Reflexão crítica. Expectativas Aprendizados Significado

37 OBRIGADA!


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