A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?

5 Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
76 alunos de 97 (78%) dão efetivamente “a idade do capitão”, utilizando os dados que figuram no enunciado do problema

6 “Eu aprendi que os problemas de Matemática sempre têm respostas...”
(nossos alunos)

7 João jogou duas partidas de bolinha de gude
João jogou duas partidas de bolinha de gude. Na primeira ele perdeu duas e na segunda quatro. O que se passou ao todo?

8 João jogou duas partidas de bolinha de gude
João jogou duas partidas de bolinha de gude. Na primeira ele perdeu duas e na segunda quatro. O que se passou ao todo? João perdeu 6 bolinhas !

9 João jogou duas partidas de bolinha de gude
João jogou duas partidas de bolinha de gude. Na primeira ele perdeu duas e na segunda quatro. O que se passou ao todo? João perdeu 6 bolinhas ! Aqui o aluno deve supor que João possuia ao menos 6 bolinhas antes de começar !

10 Professor C o n t r a t o d i d á t i c o Aluno Saber

11 O que caracteriza o contrato didático
- a idéia da divisão de responsabilidades

12 O que caracteriza o contrato didático
- a idéia da divisão de responsabilidades - a conscientização do implícito

13 O que caracteriza o contrato didático
- a idéia da divisão de responsabilidades - a conscientização do implícito - a relação com o saber

14 O que caracteriza o contrato didático
- a idéia da divisão de responsabilidades - a conscientização do implícito - a relação com o saber - a construção da comunicação didática

15 Paradoxos do contrato didático
Se o professor diz o que o aluno quer, ele não pode mais obtê-lo.

16 Paradoxos do contrato didático
Se o professor diz o que o aluno quer, ele não pode mais obtê-lo. Se o aluno aceita que o professor lhe ensine os resultados e se ele não os estabelece por ele mesmo, ele não aprende matemática.

17 Paradoxos do contrato didático
Se o professor diz o que o aluno quer, ele não pode mais obtê-lo. Se o aluno aceita que o professor lhe ensine os resultados e se ele não os estabelece por ele mesmo, ele não aprende matemática. Se, ao contrário, ele recusa toda informação da parte do professor, então, a relação didática se rompe. Aprender implica, para ele, aceitar a relação didática, mas considerando-a provisória e esforçando-se para rejeitá-la.

18 Paradoxos do contrato didático
Não há um ensino possível sem que se construa um “espaço comum de significações” entre o professor e aluno em relação a um saber. Mas este espaço não pode ser jamais verdadeiramente “comum”.

19 Paradoxos do contrato didático
Não há um ensino possível sem que se construa um “espaço comum de significações” entre o professor e aluno em relação a um saber. Mas este espaço não pode ser jamais verdadeiramente “comum”. Este é o paradoxo que deve ser considerado como o motor da própria relação didática.

20

21

22

23

24


Carregar ppt "Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google