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Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.

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1 Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes específicas dele) e oferecendo-lhe feedback sobre seu desempenho” (Oliveira 2011, p. 200).

2 Coach “Um bom coach é antes de tudo uma pessoa qualificada para estimular a mudança comportamental de uma ampla variedade de pessoas” (Gil 2011, p. 289).

3 Quando utilizar o coaching?
Baixo desempenho; Indecisão do executor que como fazer o trabalho; Confusão do executor sobre o que se espera dele; Utilização de novas ferramentas, materiais, novos procedimentos; Colaboradores com novas responsabilidades.

4 Coaching de Equipes Segundo Oliveira (2011), além do coaching individual, o profissional coach também pode orientar grupos de pessoas. Nada impede que os processos de coaching sejam aplicados em equipes de consulentes, como são feitos continuamente nos esportes coletivos.

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6 Mentoring “O processo pelo qual uma pessoa madura e experiente orienta outra mais jovem e menos experiente, em sua trajetória de vida, no trabalho ou em outros aspectos” (Oliveira 2011, p. 210).

7 Mentor O mentoring é conduzido por um mentor, que é essencialmente: alguém que se dispõe a orientar a outra pessoa na vida, quase sempre ajudando-a a encaminhar-se em um horizonte temporal de longo prazo.

8 Como age o mentor está disponível para conversas e reflexões com o mentorado sobre as escolhas deste em relação a estudos, trabalhos e, eventualmente, na sua vida de modo geral; acompanha a trajetória do mentorado, tomando conhecimento dos desafios que se apresentam a este em seu percurso nas várias instâncias da vida, ajudando o mentorado a lidar com tais situações; atua, com seus próprios comportamentos e reflexões, como um modelo para o mentorado, compartilhando com estes suas experiências e relatando-lhe obstáculos encontrados ao longo do caminho e como os superou;

9 Efeitos benéficos do trabalho do mentor
conseguir estabelecer alvos claros para seu desenvolvimento profissional no longo prazo, bem como traçar planos adequados para ir em busca de sua realização; aprender não apenas sobre aspectos teórico-práticos do trabalho, mas também sobre questões éticas, valores e princípios próprios da profissão escolhida; aprender a prezar e dar valor a seu trabalho, a ter amor por ele e a exercê-lo com competência, maturidade e lealdade com a organização que o acolhe

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11 Counseling “O counseling é um processo que visa orientar o indivíduo acerca de seus comportamentos, atitudes e sentimentos, quando interferem em seu desempenho no trabalho ou vida profissional.” (OLIVEIRA, 2011).

12 Quando utilizar o counseling?
Perde facilmente a paciência; Deprime-se com facilidade; Não saiba trabalhar em equipe; Falta ou atrasa com frequência; Desobedeça frequentemente as normas.

13 Counselor O counseling é conduzido por um counselor
experiência específica: cursos de formação apropriados ou de psicologia clínica. não seja parente próximo ou amigo do consultente (indivíduo que se submete ao processo de counseling).

14 O processo de counseling
1. Definir o problema comportamental 2. Delinear o papel a ser exercido pelo consulente nessa situação; 3. Estimular o consulente a fazer algo efetivo a respeito da situação e quanto a mudar seu comportamento; 4. Identificar com o consulente as causas de sua forma de portar; 5. Estabelecer com o consulente uma estratégia para a mudança de conduta; 6. Definir com o consulente indicadores e critérios de avaliação que permitirão saber se a estratégia foi eficaz; 7. Firmar com o consulente um contrato 8. Fazer o acompanhamento da conduta do consulente; 9. Dar constante feedback e apresentar reconhecimento ao consulente pelos progressos feitos 10. Reformular, juntamente com o consulente partes da estratégia se necessário; 11. Finalizar o processo, dando-o como formalmente finalizado juntamente com o consulente e a empresa.

15 Counseling em equipe As más condutas dentro de um ambiente organizacional podem ser decorrentes de interações ou práticas da empresa ou dos demais funcionários que facilitem, estimulem ou ainda obriguem o consulente a apresentar a conduta indesejável.


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