Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHelena Domingues Alterado mais de 10 anos atrás
1
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
2
“ Para articular e organizar os conhecimentos e assim
reconhecer e conhecer os problemas do mundo, é necessária a reforma do pensamento, entretanto, esta reforma é paradigmática, e não programática: é a questão fundamental da educação” Edgar Morin, Os sete saberes necessários à educação do futuro XI Congresso Internacional de Educação a Distância
3
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
MUDANÇA DE PARADIGMA A influência dos princípios tecnicistas ainda é muito forte na organização e estruturação dos sistemas educacionais A prática da avaliação está apoiada nos padrões tradicionais de notas, critérios de aprovação e classificação dos alunos XI Congresso Internacional de Educação a Distância
4
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
É necessário resignificar o papel da avaliação dentro do processo ensino aprendizagem, seja ele presencial ou nos ambientes digitais de aprendizagem Medida Desempenho Julgamento Classificação Punição Resultado XI Congresso Internacional de Educação a Distância
5
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
NOVOS PRINCÍPIOS Avaliação a serviço da ação pedagógica Mais do que formativa, formadora Como processo, e não etapa Importância da auto-avaliação no processo de aprendizagem XI Congresso Internacional de Educação a Distância
6
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
EDUCAÇÃO ON LINE Incorpora alguns elementos do ensino presencial e do próprio ensino a distância mas se apresenta como modalidade inteiramente diversa de ação educacional XI Congresso Internacional de Educação a Distância
7
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
CONTEXTUALIZAÇÃO Ponto de partida do planejamento Especifica a forma e os objetivos da avaliação Não cabem adaptações dos modelos tradicionais Desafio para professores e profissionais da educação XI Congresso Internacional de Educação a Distância
8
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
Mediado por Computador Independente de local Textual Muitos para muitos Assíncrono CONTEXTO EDUCACIONAL Fluência tecnológica Excesso de informações Administração do tempo Acesso a tecnologia Comunicação não verbal Maturidade cognitiva CONTEXTO PESSOAL XI Congresso Internacional de Educação a Distância
9
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
Novos espaços e novas relações são criadas .... As metodologias e práticas podem ser as mesmas ? XI Congresso Internacional de Educação a Distância
10
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO Os professores incluem em seus cursos on line as ferramentas de comunicação e interação, mas têm dificuldade em substituir os instrumentos tradicionais de avaliação, preocupados com a composição da nota final Os ambientes virtuais de aprendizagem carecem de recursos que facilitam o processo de avaliação contínua e formadora XI Congresso Internacional de Educação a Distância
11
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Valorização do conceito de avaliação contínua Retomada dos conceitos de avaliação utilizados por Bloom:avaliação somativa, formativa e diagnóstica (1971) Como avaliar em fóruns e chats XI Congresso Internacional de Educação a Distância
12
MODELOS DE CATEGORIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES
WEB, NEWMAN & COCHRANE Inovação Relevância Utilidade prática Associação de idéias Justificação Ambigüidades Avaliação crítica Utilização de fontes externas Amplitude do conhecimento HENRI Social Interativa Metacognitiva Participativa MASON Uso de experiência pessoal Referência a fontes complementares Proposta de questões ao grupo Comentários às opiniões de colegas Introdução de novos assuntos XI Congresso Internacional de Educação a Distância
13
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
Novas práticas Trabalho por projetos Portfólios Resenhas Debates on-line Publicação de Trabalhos XI Congresso Internacional de Educação a Distância
14
ANA CRISTINA MUSCAS CALDEIRA PUC – SP ana.muscas@terra.com.br
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
15
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
MUITOS PARA MUITOS Retira a autoridade física do professor presencial Forma mais descentralizada de comunicação e interação Favorece o trabalho colaborativo Exige tempo para ambientação Trabalhos em grupo exigem mais tempo para articulação XI Congresso Internacional de Educação a Distância
16
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
TEXTUAL Registro das interações Potencializa a individualização das estratégias de aprendizagem Apresenta-se como dificuldade para muitos alunos Exige mais tempo e normalmente é mais estruturada do que a linguagem verbal XI Congresso Internacional de Educação a Distância
17
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
ASSÍNCRONO Flexibilidade Autonomia Tempo é dimensionado de outra forma XI Congresso Internacional de Educação a Distância
18
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
INDEPENDENTE DE LOCAL Flexibilidade Contextualização Heterogeneidade XI Congresso Internacional de Educação a Distância
19
XI Congresso Internacional de Educação a Distância
MEDIADO POR COMPUTADOR Fluência Digital Autonomia Acesso à tecnologia XI Congresso Internacional de Educação a Distância
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.