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GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo

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Apresentação em tema: "GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo"— Transcrição da apresentação:

1 GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
UFU – Universidade Federal de Uberlândia FACOM – Faculdade de Computação GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo Aula 04 – Processo de Gerenciamento de Projetos Prof. William Chaves de Souza Carvalho

2 O que já vimos até agora Diferença entre projetos e operações
Ciclo de vida do projeto x do produto Divisão do projeto em fases Stakeholders (Partes Interessadas) Iteração entre processos Cultura Organizacional Estruturas Organizacionais

3 Aula de Hoje Processos de um Projeto
Organização de Processos em Áreas de Conhecimento Grupos de Processo Interações entre Processos

4 Objetivos Entender a gerência de projetos como um conjunto de processos encadeados e integrados Lidar com as interações que podem ser: diretas e compreensíveis sutis e incertas Otimizar as chances de sucesso através do entendimento dos processos e do gerenciamento de suas interações

5 Processos ( Visão Dinâmica )
Projetos são compostos de processos Um processo é uma série de ações que provocam um resultado Duas Categorias que se sobrepõem e interagem ao longo do projeto: Processos de administração de projeto (descrever e organizar o trabalho do projeto) Processos orientados a produto (especificar e criar o produto de projeto)

6 Processo de Gerenciamento de Projetos
A Gerência de projetos exige uma forte interação com as demais áreas. Estas interações podem ser claras e diretas ou, indiretas. Exigem do gerente de projeto a capacidade de balancear a gestão de recursos x objetivos. A ampliação do escopo de algum projeto, acarretará, em algum sacrifício em outra área. 3.1 - Grupos de Processo - PMBOK Processos de Iniciação Planejamento Controle Execução encerrameto

7 Nível de Atividade Grupos de Processo em cada fase dos Projetos. Tempo
Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Iniciação Processos de Encerramento Início da Fase Fim da Fase Tempo

8 Funciona como no RUP…

9 Interação dos Processos
Cada processo é descrito em termos de: Entradas (inputs): documentos de trabalho Ferramentas e Técnicas: mecanismos aplicados nas entradas para gerar saídas Saída (outputs): documentos que são os resultados do processo

10 Processos de Iniciação
Planejamento Iniciação Escopo do Projeto

11 Processos de Planejamento
Processos Centrais Iniciação Planejamento e Definição de Escopo Atividades e Recursos (estimativa e custo) Cronograma, Orçamento, Desenv. Do Plano Execução Processos Facilitadores Controle Qualidade, Comunicação Plano organizacional, Staffing Planejamento de Risco, Concorrência e Aquisições

12 Planejamento: Processos Centrais
Processos Centrais de Planejamento Planejamento de Escopo Sequenciamento de Atividades Cronograma Definição de Atividades Definição de Escopo Estimativa de Tempo Orçamento Planejamento de Recursos Estimativa de Custo Plano do Projeto

13 Processos de Execução Processos de Execução Execução do Plano
Planejamento Execução do Plano do Projeto Controle Processos Facilitadores Controle Distribuição de Informação Treinamento da Equipe Garantia de Qualidade Verificação de Escopo Licitações, Administração de Contrato

14 Processos de Controle Processos de Controle Planejamento Relatório de
Desempenho Controle Global de Modificações Execução Processos Facilitadores Controle de Mudança de Escopo Controle de Qualidade Controle de Cronograma Controle de Risco Controle de Custo Finalização

15 Processos de Finalização
Controle Encerramento do Contrato Fechamento Administrativo

16 Considerações Finais Planejamento, execução e controle são os elementos chave da gerência de projetos. O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

17 Áreas de Conhecimento QUALIDADE ESCOPO CUSTO TEMPO RECURSOS HUMANOS
AQUISIÇÕES COMUNICAÇÕES RISCOS INTEGRAÇÃO

18 Gerência do Escopo do Projeto
Iniciação Planejamento do Escopo Definição do Escopo Verificação do Escopo Controle de Mudanças do Escopo Processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. Autorizar o início do projeto ou de uma nova fase. Desenvolver uma declaração escrita do escopo como base para decisões futuras do projeto. Subdividir os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manejáveis. Formalização e aprovação do escopo do projeto. Controlar as mudanças de escopo, envolvendo escopo do produto e escopo do projeto.

19 Gerência do Tempo do Projeto
Definição das Atividades Sequenciamento das Atividades Estimativa de Duração das Atividades Desenvolvimento do Cronograma Controle do Cronograma Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Identificar as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir os diversos subprodutos do projeto. Identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades. Estimar a quantidade de períodos de trabalho que serão necessários para a implementação de cada atividade. Analisar a seqüência e as durações das atividades, e os requisitos de recursos para criar o cronograma do projeto. Controlar as mudanças no cronograma do projeto.

20 Gerência do Custo do Projeto
Planejamento dos Recursos Estimativa dos Custos Orçamentação dos Custos Controle dos Custos Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Determinar quais recursos e que quantidades de cada devem ser usadas para executar as atividades do projeto. Desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto. Alocar as estimativas dos custos do projeto aos itens individuais de trabalho. Controlar as mudanças no orçamento do projeto.

21 Gerência da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade Garantia da Qualidade Controle da Qualidade Processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas. Identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma como satisfazê-los. Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. Monitorar os resultados do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade e eliminar causas de desempenhos insatisfatórios.

22 Gerência dos Recursos Humanos do Projeto
Planejamento Organizacional Montagem da Equipe Desenvolvimento da Equipe Processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Identificar, documentar e designar as funções, responsabilidades e relacionamentos do projeto. Conseguir que os recursos humanos necessários sejam designados e alocados ao projeto. Desenvolver habilidades individuais e do grupo para aumentar o desempenho do projeto.

23 Gerência das Comunicações do Projeto
Planejamento das Comunicações Distribuição das Informações Relato de Desempenho Encerramento Administrativo Processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Determinar as informações e comunicações necessárias para as partes interessadas: quem, qual, quando e como ela será fornecida. Disponibilizar as informações necessárias para as partes interessadas de uma maneira conveniente. Coletar e disseminar as informações de desempenho, incluindo relatórios de situação, medição de progresso e previsões. Gerar, reunir e disseminar informações para formalizar a conclusão de uma fase ou de todo o projeto.

24 Gerência dos Riscos do Projeto
Processos necessários para a identificação, análise e resposta a riscos do projeto. Planejamento da Gerência dos Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Planejamento das Respostas aos Riscos Controle e Monitoração dos Riscos Identificação dos Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características. Analisar qualitativamente os riscos e as condições para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto. Monitorar riscos residuais, identificar novos, reduzir e avaliar a efetividade por todo o projeto. Decidir como abordar e planejar as atividades de gerência dos riscos do projeto. Medir a probabilidade e as conseqüências dos riscos e estimar as implicações nos objetivos do projeto. Desenvolver processos e técnicas para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças dos riscos.

25 Gerência das Aquisições do Projeto
Planejamento das Aquisições Planejamento das Solicitações Obtenção de Propostas Seleção de Fornecedores Administração de Contratos Encerramento de Contratos Processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Determinar o que contratar e quando. Documentar as necessidades de produtos ou serviços e identificar possíveis fornecedores. Obter propostas de fornecimento conforme apropriado a cada caso (cotações de preço, cartas-convite, licitação). Escolher entre os possíveis fornecedores. Gerenciar os relacionamentos com fornecedores. Completar e liquidar o contrato, incluindo a resolução de qualquer item pendente.

26 Gerência das Aquisições do Projeto
Desenvolvimento do Plano do Projeto Execução do Plano do Projeto Controle Geral de Mudanças Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam adequadamente coordenados. Agregar os resultados dos outros processos de planejamento construindo um documento coerente e consistente. Levar a cabo o projeto através das atividades nele incluídas. Coordenar as mudanças através de todo o projeto.

27 Questões?


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