A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDOS NO CAMPO Qual Abordagem e Método Adotar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDOS NO CAMPO Qual Abordagem e Método Adotar?"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDOS NO CAMPO Qual Abordagem e Método Adotar?
Prof. Dra. Elizabeth Teixeira

2 INTRODUÇÃO “Não podem existir cientistas que não possam ver que os melhores caminhos-métodos serão aqueles que abordem mais adequadamente seu objeto de estudo, e tudo aquilo que nos ajuda na abordagem deve ser respeitado. Haverá, sim, métodos melhores, dependendo do objetivo que nos propusermos. Mas não em termos absolutos. Não cabem dogmatismos e preferências metodológicas, mas sim indicações para o método, qualquer um que seja” (TURATO,2003,p.29)

3 Características Definidoras dos Estudos QT e QL
QUANTITATIVOS QUANDO O PESQUISADOR QUER SABER: QUAL O ÍNDICE DE ... A PREVALÊNCIA DE... A OCORRÊNCIA DE ... A CAUSA DE .... A RELAÇÃO ENTRE X E Y... OS EFEITOS DE X EM GRUPOS A E B.... QUALITATIVOS QUANDO O PESQUISADOR QUER SABER: QUAL O SIGNIFICADO DE... A PERCEPÇÃO SOBRE... OS CONHECIMENTOS SOBRE... AS EXPERIÊNCIAS DE... A VIVÊNCIA DE ...QUAIS AS PRÁTICAS SOBRE... QUAL A HISTÓRIA DE ...

4 Características Definidoras dos Estudos QT e QL
QUANTITATIVOS Formular Hipóteses Definir e controlar Variáveis Determinar a amostra estatisticamente válida: o N do estudo Escolher o modo de participação do pesquisador Selecionar as técnicas de coleta de dados Selecionar as técnicas de análise de dados QUALITATIVOS Formular Questões Sem controlar Variáveis Determinar a amostra segundo critérios de inclusão e exclusão Escolher o modo de participação do pesquisador Selecionar as técnicas de coleta de dados Selecionar as técnicas de análise de dados

5 Características Definidoras dos Estudos QT
Formular Hipóteses Definir e controlar Variáveis Determinar a amostra estatisticamente válida: o N do estudo Escolher o modo de participação do pesquisador Selecionar as técnicas de coleta de dados Selecionar as técnicas de análise de dados

6 A Formulação de Hipóteses
Hipótese Geral: Há relação entre características individuais do cliente diabético e a eficácia da execução do plano de autocuidados. Hipóteses Operacionais: Quanto maior é o nível de escolaridade do cliente, maior é a eficácia da execução do plano; Quanto mais jovem, maior é a eficácia da execução do plano; Quanto maior é a idade, maior é a eficácia do plano

7 As Variáveis Podem ser representadas por indicadores:
Geográficos: tempo médio para ir à UBS Econômicos: custos da assistência Culturais: conhecimentos relativos à assistência, percepção da necessidade de cuidado Podem ser classificadas em grupos: Independentes: quem influencia (causa) Dependentes:quem é influenciado (efeito) Intervenientes: a ação a ser experimentada

8 Tipos de participação do Pesquisador
OBSERVACIONAIS: Verificação das hipóteses sem intervenção ou testagem no campo EXPERIMENTAIS: Testagem das hipóteses com intervenção no campo: # Grupo Controle/Grupo Experimental # Pré – Teste e Pós -Teste

9 Universo e Amostragem AMOSTRA RANDOMIZADA NÃO INTENCIONAL
É definida a partir de uma população/universo com significância estatística A coleta de dados só conclui quando toda a amostra é atingida.

10

11 A Coleta dos Dados Os intrumentos são estruturados (testes,questionários, formulários, roteiros) Devem ser validados por juízes (especialistas) e/ou testados em amostras (com no mínimo 10% do N) antes de serem aplicados (pré-teste)

12 A Análise dos Dados Os dados obtidos devem ser submetidos à análise estatística A apresentação em gráficos, tabelas, etc. Aplicar testes estatísticos de confiabilidade e significância Há softwares úteis: SSPS, MAXQDA, etc.

13 Características Definidoras dos Estudos QL
Formular Questões Sem controlar Variáveis Determinar a amostra segundo critérios de inclusão e exclusão Escolher o modo de participação do pesquisador Selecionar as técnicas de coleta de dados Selecionar as técnicas de análise de dados

14 Formular Questões Qual o significado de ser pai para meninos- adolescentes de uma comunidade ribeirinha de Parintins? Quais as percepções sobre morte reveladas nos discursos de enfermeiros que atuam em UTI de hospitais de Manaus?

15 Os Participantes do Estudo
AMOSTRA NÃO RANDOMIZADA INTENCIONAL A escolha será com base em critérios de inclusão e exclusão A coleta de dados será encerrada quando se atingir o ponto de saturação (exaustão das informações).

16 Tipos de participação do pesquisador
DESCRITIVOS: Resposta as questões norteadoras sem intervenção no campo PARTICIPATIVOS: Resposta as questões norteadoras com intervenção no campo: # Pesquisa Participante # Pesquisa-ação

17 A Coleta dos Dados As técnicas são abertas ou semi-estruturadas
Entrevistas, observação, grupo foco, dinâmicas de criatividade, técnicas sociopoéticas, etc. O registro é por áudio ou áudiovisual

18 A Análise dos Dados Os dados obtidos devem ser submetidos à análise de conteúdo ou de discurso Nos resultados serão apresentados por meio de Unidades de Registro (UR), representativas das ideias-chave emergentes da análise. Há softwares úteis: Alceste, AtlasTi, etc.

19 Apresentando a Conclusão “Fecha-se sobre o começo”
Retomada da HIPÓTESE – QUESTÃO e sua resposta; As contribuições: para quem? O resultado: onde pode ser aplicado? Avaliação dos limites; Retmomar os objetivos: foram atingidos? Futuros planos: quais sugestões e recomendações?

20 Para refletir… “A consciência da complexidade faz-nos compreender que nunca poderemos escapar à incerteza e que nunca poderemos ter um conhecimento total: ‘a totalidade é a não verdade’. Estamos condenados ao pensamento incerto, a um pensamento cheio de vazios, a um pensamento que não tem qualquer fundamento absoluto de certeza. Mas somos capazes de penar nessas condições dramáticas” (MORIN,1990,p.47)

21 Bibliografia LEOPARDI, M.T. Metodologia da pesquisa em saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001. MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. MORIN, E.Ciência com consciência. São Paulo: Martins Fontes, 1990. OLIVEIRA, T. de F.R. Pesquisa biomédica. São Paulo: Atheneu, 1995. TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2003.


Carregar ppt "ESTUDOS NO CAMPO Qual Abordagem e Método Adotar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google