Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Desmistificando o processo
AVALIAÇÃO Desmistificando o processo
2
AÇÃO AVALIATIVA Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática
Conjunto de iniciativas que os educadores desenvolvem para avaliar. Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática
3
AVALIAÇÃO Natureza Humana (Individual, Profissional, Social)
Avaliação da Qualidade/Qualidade da Avaliação
4
Teoria x Prática A Teoria caminha rapidamente
A Prática continua estagnada Autoridade/Autoritarismo
6
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO
1ª Geração: Anos 10/20 Caráter seletivo Testes e Exames
7
2ª Geração: Anos 30/50 Normas e Padrões Critérios
8
3ª Geração: Anos 60/70 Julgamento Mérito Relevância
9
4ª Geração: Anos 80/90 Processo Construtivista Negociação
10
5ª Geração: Anos 2000 . Ação de mão dupla . Habilidades . Competências
11
EVOLUÇÃO DOS COEFICIENTES
QS QE QI
12
CATEGORIAS DA AVALIAÇÃO
Utilidade: Para quê e para quem? Viabilidade: Onde e quando? Ética: Todas as variáveis envolvidas. Precisão: Observar/Ver/Ler
13
PRINCÍPIOS DO AVALIADOR
Indagação sistemática Competência Integridade/Honestidade Respeito pelas pessoas Responsabilidade pelo bem estar geral
14
MUDANÇA DE PARADIGMA NA AVALIAÇÃO
Evento x Processo Medo x Coragem Imposição x Negociação
15
Autoritarismo x Participação
Segredo x Transparência Arbitrariedade x Critério Classificação x Promoção
16
O PAPEL DO AVALIADOR Acreditar que hoje o mundo pede um outro tipo de cidadão Tirar a máscara com cuidado para não tirar a defesa
17
AVALIAÇÃO DEVE SER: Momento de aprendizagem
Determinante do “Sabor” do “Saber”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.