A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desmistificando o processo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desmistificando o processo"— Transcrição da apresentação:

1 Desmistificando o processo
AVALIAÇÃO Desmistificando o processo

2 AÇÃO AVALIATIVA Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática
Conjunto de iniciativas que os educadores desenvolvem para avaliar. Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática

3 AVALIAÇÃO Natureza Humana (Individual, Profissional, Social)
Avaliação da Qualidade/Qualidade da Avaliação

4 Teoria x Prática A Teoria caminha rapidamente
A Prática continua estagnada Autoridade/Autoritarismo

5

6 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO
1ª Geração: Anos 10/20 Caráter seletivo Testes e Exames

7 2ª Geração: Anos 30/50 Normas e Padrões Critérios

8 3ª Geração: Anos 60/70 Julgamento Mérito Relevância

9 4ª Geração: Anos 80/90 Processo Construtivista Negociação

10 5ª Geração: Anos 2000 . Ação de mão dupla . Habilidades . Competências

11 EVOLUÇÃO DOS COEFICIENTES
QS QE QI

12 CATEGORIAS DA AVALIAÇÃO
Utilidade: Para quê e para quem? Viabilidade: Onde e quando? Ética: Todas as variáveis envolvidas. Precisão: Observar/Ver/Ler

13 PRINCÍPIOS DO AVALIADOR
Indagação sistemática Competência Integridade/Honestidade Respeito pelas pessoas Responsabilidade pelo bem estar geral

14 MUDANÇA DE PARADIGMA NA AVALIAÇÃO
Evento x Processo Medo x Coragem Imposição x Negociação

15 Autoritarismo x Participação
Segredo x Transparência Arbitrariedade x Critério Classificação x Promoção

16 O PAPEL DO AVALIADOR Acreditar que hoje o mundo pede um outro tipo de cidadão Tirar a máscara com cuidado para não tirar a defesa

17 AVALIAÇÃO DEVE SER: Momento de aprendizagem
Determinante do “Sabor” do “Saber”


Carregar ppt "Desmistificando o processo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google