A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questionário aplicado para as meninas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questionário aplicado para as meninas"— Transcrição da apresentação:

1 Questionário aplicado para as meninas
EE PROFª LEILA MARA AVELINO Título: Cabelo, Autoestima e Construção da Identidade da Menina Negra no Ensino Fundamental II – Estudo de caso na E. E. Leila Mara Avelino Autoras: Ana Clara da Silva Rocha, Isabelle Victória de Souza, Ana Beatriz Maluf e Eliana Cristo ( Orientadora) Problema: Os estudantes negros constituem a maioria entre os alunos matriculados e frequentes na Escola Leila Mara Avelino. As alunas negras na sua maioria usam seus cabelos quimicamente alisados. Ainda ocorrem brincadeiras de cunho racista envolvendo cor e tipo de cabelo. Será que as meninas negras sentem-se obrigadas a seguir o padrão de beleza das meninas brancas, escondendo assim sua identidade natural? Cronograma: Abril/Maio – Definir tema e Plano de Pesquisa; Junho /Julho – Pesquisa Teórica e Questionário; Julho/Agosto – Início do relatório; Setembro – Relatório e novo questionário; Outubro – Conclusão do relatório. Recursos: ♦Parceria com o Ponto de Cultura e Memória Ibaô; ♦ Parceria com a Pastoral do Negro – Bairro Parque das Nações – Sumaré – SP; ♦ Papel sulfite, xerox, canetas, borrachas e lápis ♦Parceria com estudantes de Psicologia – UNIP – Campinas. Justificativa As jovens negras não são instigadas a pensar sobre a pressão que a sociedade impõe sobre a sua identidade. É necessário criar um espaço no ambiente escolar para falar sobre esse processo de formação, aceitação, autoestima e o cabelo como uma característica da estética da menina negra. Hipótese: A presente pesquisa tem a intenção contribuir para que os jovens da Escola Estadual Leila Mara Avelino compreendam que não é preciso se encaixar em um padrão estético da mídia para ser aceito na sociedade, entendendo o cabelo como um símbolo da identidade do negro através de experiências, relatos pessoais, vivencia, fortalecimento da autoestima, leituras, oficinas, palestras, vídeos e a interação com a comunidade que divulga e promove a cultura dos afrodescendentes. Questionário aplicado para as meninas Metodologia: √ Pesquisa teóricas; √ Aplicação de questionários no início em todas as salas da Escola Leila Mara Avelino, somente para as meninas e no final do trabalho com os alunos que aceitaram participar do Clube Juvenil “Naturalmente Cacheadas”; √ Oficinas – Utilizando o espaço do Clube Juvenil “Naturalmente Cacheadas” como espaço de formação. Fonte: Acesso: Resultados/ Conclusões: Após a coleta de dados e análise através dos questionários, atividades do Clube Juvenil “Naturalmente Cacheadas” e Oficinas concluímos que as alunas negras no Ensino Fundamental ainda tem dificuldade para reconhecer como meninas negras e crespas. Foram 167 alunas que responderam o questionário e apenas 27 reconhece a sua cor de pele como pretas/negras - 20 com cabelo natural e 07 declaram que tem o cabelo com química. Referências: 1.REIS, Ana Carolina. Construção da identidade da criança negra em meio as relações de racismo na escola. Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade, Disponível: Acesso: V Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M


Carregar ppt "Questionário aplicado para as meninas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google