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Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio

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Apresentação em tema: "Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio"— Transcrição da apresentação:

1 Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio
Módulo 2 Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio 1 1 1

2 Planejamento estratégico
Esforço para produzir decisões que orientarão as ações da organização. deve ser simples e claro; conter a visão, missão, princípios, metas e objetivos da empresa; ter base nas premissas e variáveis internas e externas. Variáveis internas: recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Variáveis externas: mercado, clientes, fornecedores, concorrência, conjuntura social, política e econômica. São fatores que apresentam maiores riscos e menor controle. 2 2

3 - aquisição, fechamento ou construção de novos CD´s;
Estratégias Definem como a organização sairá da situação atual para alcançar os objetivos estabelecidos. Aspectos: - aquisição, fechamento ou construção de novos CD´s; - diversificação de produtos e canais de distribuição; - descontinuação de produtos; - associação com outras empresas, etc. 3 3

4 É tida como o detalhamento da razão de ser da empresa. Objetivos:
Visão: Estabelecer objetivos viáveis e passíveis de serem alcançados. Os aspectos de uma boa visão empresarial incluem valores importantes para a empresa, proposta de existência e sua missão. Missão: É tida como o detalhamento da razão de ser da empresa. Objetivos: Declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. Metas: Mais específicas e essenciais para o plano. 4 4

5 Forças e fraquezas: direcionado à análises internas;
Visão geral Michael Porter (1985) A essência da estratégia é realizar atividades de modo diferente da concorrência e manter vantagem competitiva. Ánalise SWOT Envolve forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, estrutura mais comum de uma estratégia de negócio. Forças e fraquezas: direcionado à análises internas; Oportunidades e ameaças: relacionados ao ambiente externo. 5 5

6 Verifique se as questões abaixo são forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
acesso a canais de distribuição: dificuldade de acesso a esses canais aumenta a barreira para ingressantes no mercado. desvantagens de custo independente de escala: empresas que atuam em diversos segmentos podem ter vantagens de custos que novas empresas não possuem. políticas governamentais: regras impostas por governos nacionais e internacionais podem impor barreiras e reduzir ameaças. 6 6

7 Valores: princípios que governam a operações dos negócios.
relacionamento com funcionários, investidores, clientes, fornecedores e a sociedade em geral. eles permeiam a empresa nas decisões, políticas e ações a serem tomadas. determina-se por meio dos valores a cultura da organização. exemplos: honestidade, integridade, responsabilidade, etc. Propósito de existência: definição clara e objetiva do que leva uma organização a existir, fornecendo um senso de direção. 7 7

8 Estratégias competitivas de Porter Custo:
atingir custos mais baixos na distribuição e produção, preços inferiores e participação de mercado. Diferenciação: busca de um desempenho superior, produção de benefícios para os consumidores, podendo ser em serviço, qualidade ou tecnologia, trazendo vantagem competitiva. Foco: nos segmentos de mercado, busca por necessidades e liderança em custos. Seleção de um nicho de mercado, 8 8

9 Acompanhamento da estratégia:
indicadores de desempenho: de marketing ou de venda (volume, participação de mercado, novos clientes); indicadores de produção (níveis de qualidade, horas extras); indicadores financeiros (vakir di estique, retorno do investimento). valores padrões: parâmetros numéricos ou de qualidade aceitáveis, podem ser predeterminados, históricos ou externos. desempenho real x desempenho padrão: compara-se o que foi alcançado com o padrão estabelecido. ações corretivas: análise dos problemas quando ocorre desvios no processo. sistemas de controle: pode ser feito a partir de fornecimento de suporte, definição da estrutura organizacional e simplificação do processo. 9 9

10 Níveis de estratégias na organização estratégias corporativas:
objetivos definido pela direção da empresa. estratégias de negócio: busca tornar estratégias corporativas em objetivos funcionais e estratégias individuais por unidade de negócio. estratégias funcionais: ocorre no nível operacional da organização. 10 10

11 Estratégia de integração vertical: Vantagens:
independência de terceiros; maiores lucros; maior autonomia; Domínio sobre tecnologia própria. Desvantagens: maior investimento; perda de foco; aumento da estrutura da empresa. 11 11

12 Desenvolvendo estratégias para a cadeia de abastecimento
Cria caminhos de comunicação mais efetivos entre parceiros fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes. Estratégia de integração vertical: aumento de escopo das atividades da empresa dentro do mesmo segmento industrial, desde o fornecimento até a distribuição. 12 12

13 menor controle tecnológico;
Estratégias de terceirização (horizontalização): torna externo certos estágios da cadeia de valor podendo obter custo inferior, maior qualidade, redução de riscos, etc. Vantagens: redução de custos; flexibilidade para definir volumes de produção; engenharia simultânea (know how dos fornecedores); foco no principal produto da empresa. Desvantagens: menor controle tecnológico;   deixar de auferir lucros do fornecedor; alta dependência de terceiros; demissões na fase inicial; perda do vinculo para e com o empregado; 13 13

14 integração a partir do fornecimento:
beneficia quando o volume necessário é grande o suficiente para captar as eficiências dos fornecedores. integração a partir da distribuição: ter um canal próprio de distribuição pode aproximar o consumidor, proporcionar diferenciação, evitar guerra de preços com a concorrência. 14 14

15 Cadeia de abastecimento sincronizada
empresas colaboram com parceiros e sincronizam as operações; tecnologia e internet são elementos essenciais de apoio às estratégias inovadoras da cadeia; reorganização de processos e estruturas para se atingir as metas. vantagem da sincronização: mudanças significativas nos processos empresariais e na construção de competências por meio de estrutura organizacional e tecnologias. falta de sincronização: visão isoladas de áreas da empresa que se fossem inter-relacionadas poderiam reduzir custos e atrair vantagens. 15 15

16 Oportunidades na cadeia de abastecimento: alcance de vantagem competitiva e melhor atendimento ao consumidor. Desenvolvimento de estratégias: está ligado às metas e políticas da empresa e a fatores externos e internos. Estratégia de canal de distribuição: relaciona a estrutura e características dos processos logísticos da empresa com sua estratégia. Nesse desenvolvimento deve-se levar em conta: mercado, concorrência, conjuntura econômica, normas e regulamentos governamentais. 16 16

17 infra-estrutura cooperativa: compartilhar informações e ter bom relacionamento com fornecedores e clientes que possam colaborar com o alcance de bons resultados, vantagem competitiva e qualidade total. relacionamento na cadeia de abastecimento: todas as partes devem trabalhar em harmonia a fim de eliminar custos extras e atrasos na entrega. alianças na cadeia de abastecimento: colaboração mútua como estoque administrado pelo fornecedor, estimativas em conjunto, etc. otimização da cadeia de abastecimento: alinhamento interno e com parceiros que permita a maximização do retorno dos investimentos. 17 17

18 alinhando fornecimento com as estratégias de negócio:
tipos de análise: rede de fornecedores com menor custo; rede da cadeia de abastecimento mais ágil; simulações com custos fixos e variáveis para achar um ponto de equilíbrio; simulações com cenários reais de limites de capacidade. benefícios da otimização: redução do tempo do ciclo, dos níveis de estoques, aumento das vendas e melhor utilização dos ativos. alinhando fornecimento com as estratégias de negócio: estratégia de obtenção de materiais; das compras convencionais para um modelo estratégico de aquisições; identificação e classificação dos gastos, organizando-os por categorias; 18 18

19 otimizar espaço no depósito; otimizar a utilização de recursos;
sistema de administração de estoques: deve garantir que haja estoque disponível. sistema de administração de CD´s: aumenta a produtividade com menos recursos e menos erros. Suas principais metas: otimizar espaço no depósito; otimizar a utilização de recursos; otimizar a execução de tarefas. 19 19

20 programação e roteamento de veículos; planejamento de transportes;
operações de distribuição: entregar o produto o mais rápido e com o menor custo possível de acordo com as especificações já definidas. gerenciamento dos transportes: otimização, redução de custos e aumento da eficiência. Soluções tecnológicas: programação e roteamento de veículos; planejamento de transportes; acompanhamento do transporte; gerenciamento de desempenho. gerenciamento de estoques: deve assegurar o fluxo regular dos processos da cadeia de abastecimento, utilizando fatores como nível de serviço, estoque de segurança, necessidades sazonais, etc. 20 20

21 1- Descreva como implantar as estratégias competitivas de diferenciação e foco (desenvolvidas por Porter) numa empresa de logística. Apresente exemplos. 2- Qual o envolvimento da logística na determinação das estratégias corporativas e de negócio de uma empresa? 3- a) No desenvolvimento de um sistema de acompanhamento da estratégia da área de logística de uma empresa, descreva o que seria o estabelecimento de valores padrões. Qual a sua importância? b) Apresente exemplos de indicadores de desempenho para 2 áreas da logística de sua escolha. 4- Apresente vantagens e desvantagens da adoção de estratégias de horizontalização e verticalização na logística. 5- Descreva uma justificativa para adoção de estratégias de integração a partir do fornecimento e integração a partir da distribuição numa empresa. 21 21

22 Tratamento interno Compras Custo fixo ($/ano) 20.000 -
6- Descreva as vantagens associadas à adoção do conceito de Cadeia de abastecimento sincronizada. Quais as implicações da sua não utilização. 7- Uma companhia produz um item que necessita sofrer tratamento térmico. Um comprador está estudando se deve contratar terceiros para realizarem os trabalhos ou montar um sistema interno de tratamento térmico. Baseado nos dados apresentados na tabela abaixo, para qual volume de produção, as opções de comprar e tratamento interno são interessantes?    Tratamento interno Compras Custo fixo ($/ano) Custo variável ($/unidade) , ,50 8- O gerente de projetos quer decidir se a empresa deverá comprar ou fabricar o sistema de controle de uma nova bomba. Estão disponíveis os seguintes dados: Fabricar Comprar Custo fixo ($/ano) , Custo variável ($/unidade) , ,00 Qual volume do produto torna cada alternativa mais interessante? 22 22


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