A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 17/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza Email: fepsouza@ie.ufrj.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 17/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza Email: fepsouza@ie.ufrj.br."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB
17/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza

2 Índices x Taxas de Variação
Uma recomendação para tornar sua exposição mais clara: quando fazer gráficos com Índices e quando fazer com taxas de variação?

3 Quem cresceu mais de 1954 a 1980?

4

5 Sobre o uso de índices e taxas de variação
Índices x taxas de variação Índices: escolha de base conveniente e mudança de base Taxas de variação (%): Anualizando taxas de variação Sem ajuste sazonal: mês t/t-12; acumulado no ano x igual período do ano anterior; variação acumulada em 12 meses (últimos 12 meses x 12 meses anteriores) => bom para indicar a tendência da série. Com ajuste sazonal: mês/mês anterior; média móvel trimestral x média móvel trimestral do mês anterior; trimestre x trimestre anterior. Todos esses são melhores para diagnosticar o movimento na ponta.

6 Iguais só no mês de janeiro
Como vai a indústria brasileira ? Como em Pirandello, “assim é se lhe parece...” ? Iguais só no mês de janeiro

7 Ajuste Sazonal e Diferentes Formas de Medir o Crescimento

8 O que aconteceu com a produção industrial?

9 O que aconteceu com a produção industrial?

10 Cuidado com Dados Mensais!
Método de Ajuste Sazonal – o método de ajuste recorre médias móveis e, para calculá-las, usa-se “x” meses à frente e atrás do dado. Portanto os dados da ponta tem ajuste sazonal deficiente, e serão revistos nos meses seguintes. Informações insuficientes – muitos informantes fornecem seus dados com atraso. Portanto estes serão revistos. Fatores acidentais ou extraordinários (exs: incêndio em plataforma; paralisação de alto forno para limpeza, devolução de aviões, greves de fiscais da receita, feriados não tidos em conta no ajuste sazonal, etc) distorcem dados mensais. Alternativa: médias móveis, por ex, trimestrais.

11 O que aconteceu com a produção industrial?

12 O que aconteceu com a produção industrial?
Estagnação Crescimento Longa estagnação Declínio Recuperação Dez/03=82 Dez/16=82 Fev/18=88 (+7%) O crescimento de 7% em 14 meses equivale a um cresccimento anualizado de 6%

13 Como vai a indústria brasileira
Como vai a indústria brasileira ? Como em Pirandello, “assim é se lhe parece...” ? Vê-se agora que este dado é o que mais reflete o que vem ocorrendo na indústria, tendencialmente, há mais de 1 ano. Mas seria ainda melhor se fosse uma média nov17-jan18/nov16-jan17

14 Técnicas para lidar com o problema da sazonalidade de muitas séries econômicas

15 A taxa de desemprego caiu entre 06/14 e 12/14?
Obs: há um problema de sazonalidade nesta série; o desemprego cai no 2º semestre e sobe no início do ano (06/14) (12/14) A taxa de desemprego caiu entre 06/14 e 12/14? Fonte: IBGE, Pesquisa Mensal de Emprego (PME)

16 Uma maneira de lidar com o problema da sazonalidade: fazer um ajuste sazonal na série de dados.
2 (12/14) (06/14) Fonte: IBGE, Pesquisa Mensal de Emprego (PME)

17 Para fazer o ajuste sazonal usando um método simplificado (kit de ajuste)

18 Uma outra maneira de lidar com a sazonalidade: comparar período com igual período do ano anterior

19 Uma outra maneira de lidar com a sazonalidade: comparar período com igual período do ano anterior

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 (*) (*) Softwares, Bancos de Dados, P&D, Prospecção e avaliação de recursos minerais, etc.

32 Observações importantes para não fazer análise simplista
O papel das expectativas: Suponha que o governo queira promover uma política expansionista para tirar a economia de uma recessão (ou para evitar uma recessão) Ca → política creditícia expansionista não funciona se expectativas forem adversas. G → expansão do gasto público não terá efeito expansionista se vier acompanhado de deterioração da Dívida Pública/PIB e expectativas de que a conjuntura futura piorará em função disto. Alta da taxa de câmbio não terá efeito de estimular X e desincentivar M, se vier acompanhada de expectativa de alta acentuada da inflação ou de que a elevação do câmbio pode ser apenas temporária. O papel do grau de utilização da capacidade e do nível de emprego: caso a economia esteja operando a plena capacidade e pleno emprego, ou perto deste nível, a expansão da demanda levará a piora do saldo comercial e ou a inflação e não tanto a expansão da produção.


Carregar ppt "Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 17/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza Email: fepsouza@ie.ufrj.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google