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Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes

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Apresentação em tema: "Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes"— Transcrição da apresentação:

1 Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes
Utilização de Dispositivos Móveis como ferramenta de mediação no ensino e aprendizagem: estudo com docentes de uma Escola Superior de Saúde Renato ABREU1; Teresa CARDOSO2 1 Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta; 2 Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Doutoramento em Educação, Especialidade de Educação a Distância e Elearning Resumo Introdução O mobile learning (m-learning) é uma área emergente da educação a distância que tira partido do poder ubíquo dos dispositivos móveis, permitindo o processo de ensino e aprendizagem ao aumentar o acesso à informação e ao apoiar diferentes tipos de aprendizagem. Na investigação realizada analisou-se, entre outros aspetos, a utilização de dispositivos móveis como ferramenta de mediação no processo de ensino e aprendizagem por docentes de uma Escola Superior de Saúde. Neste contexto, o instrumento de medida foi um questionário aplicado a 143 docentes, com o objetivo de descrever a utilização dos dispositivos móveis na aprendizagem e no ensino. O m-learning pode ser definido como o uso conectado, interativo e personalizado de dispositivos portáteis nas salas de aula, na aprendizagem colaborativa, no trabalho de campo, no aconselhamento e na orientação de estudantes. Esta definição significa que a aprendizagem móvel pode incluir as seguintes opções tecnológicas: Personal Digital Assistant (PDA), telemóveis com SMS, smartphones, tablets, consolas de jogos, iPods, e infraestruturas sem fios. Aspetos metodológicos Resultados (Contexto informal) Participantes 143 docentes de uma Escola Superior de Saúde (Lisboa). Idade entre os 27 e 65 anos, com a média de 41,89 (homens) e de (mulheres). Tipo de estudo Estudo descritivo e exploratório. Instrumento de medida Inquérito através de questionário com 43 questões, constituído por cinco partes: 1.Caracterização sociodemográfica; 2.Caracterização do dispositivo móvel; 3.Dinâmicas de utilização de dispositivos móveis; 4.Perceções de utilização de dispositivos móveis em contexto educativo; 5.Práticas de utilização de dispositivos móveis em contexto educativo. Caracterização dos Dispositivos Móveis (DM) utilizados pelos docentes em contexto não escolar • Tipo: 61% Smartphones e 27% telemóveis; • Marca: Samsung (33.8%) e Apple (30%); • Sistema operativo: Android (54%) e iOS (29%). Perfil de utilizador de DM • Aquisição do primeiro dispositivo com uma idade média de 23.44; • Os docentes indicaram que o suporte que utilizam com maior frequência para escrever é o papel e dispositivo móvel (49%). Suporte de escrita utilizado pelos docentes juniores (<=42 anos) e seniores (>42 anos) Resultados (Sala de aula) Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes 80%-90%: “Calendário”; “SMS”; “Internet”; “correio eletrónico”; “Calculadora”; “Relógio”; 60-70%: “Imagem”; “Vídeo”; “Despertador”; 30-50%: “MMS”, “Redes Sociais”; “Rádio”; “Jogos”; “Cronómetro” e “Áudio”. Práticas e as perceções sobre a utilização dos DM pelos docentes em contexto de ensino/aprendizagem na sala de aula • Utilizam Smartphone (40,4%), Tablets (24,3%) e telemóveis (18,4%); • Recorrem essencialmente ao SMS (30%) e (40%); • Por dia 84,5% utiliza aproximadamente uma hora o seu DM para tarefas letivas; • Praticamente não recorrem aos DM para apresentar os conteúdos letivos (79%); • Habitualmente não utilizam os DM nas aulas práticas (56%), teóricas (66%) e teórico-práticas (61%); • Concordaram que os DM são úteis dentro da sala de aula (44,1%), com vantagens pedagógicas (76,5%), e são verdadeiros instrumentos de informação (100%) e de liberdade (54,4%); • 24% concorda que os estudantes devem usar os DM na sala de aula; • Verificou-se a existência de relações significativas entre a variável escalão etário (seniores e juniores) e as perceções “Os estudantes devem utilizar o DM na sala de aula” (p = 0.003) e “A utilização de DM na sala de aula distrai os estudantes” (p = 0.004). Conclusão Os resultados evidenciam que os participantes possuem as duas condições necessárias para se envolverem na aprendizagem móvel, a saber, têm: 1) perceções positivas sobre os dispositivos móveis, sobretudo acerca da capacidade de estes proporcionarem vantagens pedagógicas; 2) um dispositivo móvel. Referenciais J. Traxler, «Aprendizagem Móvel e Recursos Educativos Digitais do Futuro», Cad. SACAUSEF VII, n. 7, pp. 35–46, 2011. J. Traxler, «Defining mobile learning», em Proceedings, IADIS international conference on mobile learning, Malta, Malta, 2005, pp. 261–266. J. Cahill, «Implementing online or hybrid courses in a traditional university», eLearning Papers, n. 24, pp.1-8, Abr-2011. M. H. Pestana e J. N. Gageiro, Análise de dados para ciências sociais a complementaridade do SPSS. Lisboa: Sílabo, 2008. B. Tabuenca, H. Drachsler, S. Ternier, e M. Specht, «OER in the Mobile Era: Content Repositories’ Features for Mobile Devices and Future Trends», ELearning Pap., n. 32, pp.1-16, 2012. Renato Abreu □ | Teresa Cardoso □


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