A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Déficit de professores de Matemática em redes públicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Déficit de professores de Matemática em redes públicas."— Transcrição da apresentação:

1 Déficit de professores de Matemática em redes públicas.
Débora Eduarda; Laryssa Sandrine; Maria Augusta; Matheus Henrique; Pietra Chalegre. Professor Orientador: Victor Germínio.

2 INTRODUÇÃO Nível de educação no Brasil; Déficit de docentes
- Segundo: Mozart Ramos (2007) Programa de incentivo criado pelo Governo (PIBID) segundo Gati

3 OBJETIVOS Analisar as causas do déficit de professores de Matemática do ensino médio na rede pública de ensino da cidade do Recife; Demonstrar a quantidade de professores que lecionam fora de sua área de formação.

4 JUSTIFICATIVA O déficit de docentes de matemática na rede pública;
Alertar a sociedade; Buscar uma solução.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“ O déficit de docentes é um problema que atinge todo o Brasil e vem sendo enfrentado há anos, mais precisamente nas matérias de Matemática, Física, Química e Biologia.” (RAMOS, 2007.) Mozart (2007) aprofundou no assunto e desenvolveu um relatório (Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais.), onde nele se encontram propostas para a diminuição do déficit de docentes de Matemática.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Soluções estruturais: - Instituir programas de incentivo às licenciaturas; - Criação de bolsas de incentivo à docência; - Integração da Educação Básica e o Ensino Superior, etc. Soluções emergenciais: - Contratação de profissionais liberais como docentes; - Aproveitamento emergencial de alunos de licenciaturas como docentes; - Incentivo para professores aposentados retornarem à atividade docente, etc.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Bernadete Gatti (2012): “ O programa Pibid é iniciativa que está sendo importante. Embora ela tenha um impacto parcial, tem dado excelentes resultados até onde pode observar.” Gatti (2009) faz uma pauta a nova implantação do governo como meio de amenizar o déficit de docentes e a valorização por meio dos próprios docentes e alunos. *Pibid= Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

8 METODOLOGIA Análise Quantitativa:
Utilizamos o método de pesquisa de campo feita mediante do uso de questionário para amostragem.

9 METODOLOGIA

10 RESULTADOS

11 RESULTADOS

12 RESULTADOS Como o déficit de professores de Matemática é encarado ?

13 RESULTADOS O que levou a ministrar aulas de outras disciplinas?

14 RESULTADOS Sobre o déficit na área de especialização dos corpos docentes.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS No final do nosso projeto concluímos que, o déficit de professores de matemática em rede pública é um problema que vem se agravando a cada dia. Consequência disso é a falta de atenção e investimentos do governo, o qual da muitas oportunidades, mas não dão o principal foco que seria na educação. Uma possível solução para esse problema seria um enfoque maior nos professores de matemática, ou seja, criação de mais bolsas de incentivo a docência, projetos nas escolas que envolva os alunos para incentiva-los na formação da licenciatura na area de matemática, entre outros.

16 REFERÊNCIAS RAMOS, M; RUIZ, A; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Disponível em: Acesso em: 23 abr GATTI, B. Professores do Brasil: impasses e desafios. Disponível em: or.pdf Acesso em: 07 mai


Carregar ppt "Déficit de professores de Matemática em redes públicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google