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Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.

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Apresentação em tema: "Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire

2 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição A distribuição tornou-se um potencial elemento de vantagem competitiva, cuja função é entregar valor ao cliente com a maior eficiência e eficácia possíveis.

3 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Damos o nome de gestão da cadeia de suprimentos ou supplychain management (SCM) ao processo de entrosar e integrar o produtor e os membros dos canais de distribuição.

4 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Esse processo consiste em criar uma parceria forte e distintiva, capaz de reduzir os custos totais para todos os membros da cadeia de distribuição, aumentar o valor percebido pelo consumidor final e criar um forte diferencial competitivo.

5 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Em seu enfoque atual, a distribuição dedica importância igual às condicionantes espaciais — resolvendo questões inerentes a onde, quanto e como — e às condicionantes temporais — resolvendo os problemas de como e, principalmente, quando.

6 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Do ponto de vista da logística, o objetivo final dos sistemas planejados de distribuição é conseguir soluções econômicas ótimas, em que a preocupação com os custos tem papel de destaque, embora não seja o único critério utilizado. Distribuição é a administração do fluxo de bens e serviços em organizações orientadas ou não ao lucro.

7 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Devemos considerar que as questões ligadas à distribuição não se referem apenas à movimentação de produtos acabados. A aquisição de matéria-prima, por exemplo, deve ser suficiente para garantir um estoque adequado às contínuas produções, com tamanho e tempo corretos.

8 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Devemos considerar que as questões ligadas à distribuição não se referem apenas à movimentação de produtos acabados. A aquisição de matéria-prima, por exemplo, deve ser suficiente para garantir um estoque adequado às contínuas produções, com tamanho e tempo corretos. Os problemas ligados à distribuição ultrapassam hoje, em importância e complexidade, os limites observados uma década atrás.

9 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição São vários os fatores que levaram a essas mudanças e condicionam as soluções logísticas atuais: O notável aumento no preço dos combustíveis. O crescente congestionamento de trânsito nas regiões urbanas. O impacto do aumento relativo dos custos de mão de obra qualificada.

10 Gestão da Distribuição
Fundamentos da gestão da distribuição Qualquer aumento nas taxas de juros gera um forte impacto nos custos financeiros associados à estocagem de insumos e produtos. A expansão do número de itens de estoque acarreta dificuldades crescentes no controle.

11 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição O gerenciamento da cadeia de distribuição divide-se em duas partes principais: decisões de distribuição e gestão do relacionamento com os participantes dessa cadeia.

12 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Com o intuito de cumprir o objetivo da distribuição no que tange ao marketing é preciso tomar uma série de decisões, que são influenciadas pelos fatores do ambiente de marketing:

13 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Objetivos dos canais de distribuição – Tornar o produto disponível no momento adequado, com o sortimento adequado, no local adequado e de modo atrativo ao seu público-alvo.

14 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Estrutura de canal – A estrutura vertical do canal de marketing pode ser convencional ou coordenada. A estrutura vertical convencional considera as organizações que participam de um canal como independentes, com total autonomia para gerenciar seus negócios. Já a estrutura vertical coordenada nasceu do aumento na intensidade da concorrência e da pressão de outros fatores do ambiente de marketing, buscando integrar os diversos níveis.

15 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Cobertura do canal – O quadro abaixo apresenta as três principais possibilidades de intensidade de cobertura:

16 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Análise dos custos – A análise dos custos deve incluir os seguintes itens: posse do produto; propriedade do produto; negociação; financiamento; informações e outros serviços; risco; pedido. Controle – Devemos, portanto, ter critérios advindos do próprio processo de planejamento da distribuição para compararmos os resultados obtidos com os objetivos definidos, de maneira que possamos verificar em que medida as decisões tomadas permanecem apropriadas ao longo do tempo.

17 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição Gestão do Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores trocam bens entre si, atuando em conjunto com diversas organizações em cada estágio ou elo da cadeia.

18 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição POR QUE FAZER MAPAS DE DISTRIBUIÇÃO?

19 Gestão da Distribuição
Gerenciamento da cadeia de distribuição POR QUE FAZER MAPAS DE DISTRIBUIÇÃO? CONTINUA NA PRÓXIMA AULA


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