A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A organização da vida social na visão de Karl Marx

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A organização da vida social na visão de Karl Marx"— Transcrição da apresentação:

1 A organização da vida social na visão de Karl Marx

2 Karl Marx ( ) Desenvolveu teorias no campo da economia, política e sociologia; Tem como base da sua teoria os processos históricos; para ele, as transformações ocorrem por intermédio do conflito.

3 O que isso quer dizer? Para Karl Marx ( ) podemos entender a sociedade na sua totalidade, unindo as ações sociais e a estrutura determinante como elementos recíprocos. Contudo essa relação é construída pelas “ações individuais [ou coletivas] limitadas por condições históricas especificas” (SILVA et al, 2016; 48).

4 O que seria essa limitação das condições históricas?
Exemplo 1: A atual condição do trabalhador brasileiro não possibilita que ele escolha, dentro de uma empresa, sua jornada de trabalho, salário e benefícios. Exemplo 2: magine uma comunidade nômade de caçadores  e coletores… Suas condições de existência não permitia, naquele momento, reivindicar uma casa para si ou a propriedade do que caçasse ou coletasse.

5 Para Marx Só podemos ser pensados a partir do que produzimos materialmente; as ações individuais e coletivas produzem uma história; a história evidencia que toda sociedade é produto da luta de classes.

6 As classes sociais - É a posição social que você ocupa nos meios de produção; - Cada classe tem demandas específicas que entram em conflito com a classe dominante; - exemplo: operários vs empresários / servos vs senhores feudais;

7 Meios de produção é o conjunto formado por meios de trabalho, objetos de trabalho e/ou tudo aquilo que medeia a relação entre trabalho humano e a natureza. Trabalho infantil durante o desenvolvimento da revolução industrial.

8 “A história de toda a sociedade até aqui é a história da lutas de classes.” – Karl Marx

9 O que mantém a dominação de uma classe sobre a outra?
Segundo Marx, é a propriedade privada. Ao longo da história a exploração do trabalho está relacionada a ela. Exemplo: O servo, mesmo vivendo certa liberdade, estava preso as terras do senhor para sua própria sobrevivência – e isso marca sua condição servil.

10 O que é propriedade privada?
Propriedade privada compreende o direito de usar, gozar e dispor de uma determinada coisa, de modo absoluto e exclusivo, porém, esses poderes não podem ser exercidos de forma ilimitada, pois influenciariam no direito alheio, que também tem os mesmos interesses dos outros indivíduos e, cabe ao Poder Público, limitar até onde vai o poder de cada um.

11 Enem 2010 O texto de Shelley faz uma critica direta à burguesia inglesa no período da Revolução Industrial. Acredita que os burgueses exploravam a mão de obra proletariado tendo em vista obter lucros altíssimos para usufruir de riquezas que não eram produzidas por eles e sim pelos proletários.  

12 “os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem e, sim, limitados pelas condições materiais e históricas de sua existência”

13 REFERÊNCIAS BOMENY, Helena et al. Trabalhadores, uni-vos!. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. 3 ed. São Paulo: Ed. do Brasil, 2016. MARX, Karl; ENGELS FRIEDRICH. Manifesto do partido comunista. Petrópolis: Vozes, SILVA, Afrânio et al. A sociologia e a relação entre o individuo e a sociedade. In: Sociologia em movimento. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2016.


Carregar ppt "A organização da vida social na visão de Karl Marx"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google