A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Políticas para a redução dos impactos ambientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Políticas para a redução dos impactos ambientais"— Transcrição da apresentação:

1 Políticas para a redução dos impactos ambientais
Tópicos avançados em sistemas energéticos para um desenvolvimento limpo

2 Motivação Nos últimos 50 anos as emissões de gás carbônico quadruplicaram Em 30 anos dois terços das pessoas estarão vivendo com apenas 1000 litros de água por ano 44% das reservas mundiais de peixe estão sendo exploradas nos seus limites biológicos Na década de 80 cerca de 10 milhões de hectares de terra irrigada estavam sendo abandonados anualmente.

3 Motivação Degradação do meio ambiente
Esgotamento dos recursos naturais Extenuação dos “serviços” prestados pelo meio-ambiente Vulnerabilidade às mudanças ambientais, sobretudo aos desastres naturais

4 Desastres naturais

5 Desastres Naturais - Custos econômicos

6 Uma caso extremo: Mar de Aral

7 Novos paradigmas Divisor de águas: Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972 em Estocolmo. ECO 92 e Agenda 21 Rio + 10

8 Agenda 21 A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.

9 Redução dos impactos ambientais
Redução do consumo de energia Diminuição das emissões de poluentes Aumento da eficiência no uso de matérias primas e água Preservação da biodiversidade e ecossistemas Em outras palavras: Crescimento Sustentável e Gestão Ambiental

10 Políticas para redução dos impactos ambientais
Acordos multilaterais Instrumento de comando e controle (regulações e leis) Instrumento econômicos : taxas e tarifas, sistema de direitos ambientais negociáveis no mercado, sistema de certificados de direitos de poluição, sistema de depósito-reembolso, subsídios para projetos ambientais .

11 Políticas para redução dos impactos ambientais: instrumentos voluntários
Rotulagem ambiental ou selos verdes (“Ecolabels”). Possuem foco no produto. Cerificações de sistemas de gestão ambiental. Exemplo: ISO Objetivos: identificar, entender e melhorar o sistema de gestão ambiental.

12 Gestão ambiental no meio empresarial
Ampliação das exigências ambientais por parte do mercado consumidor (produtos e processos limpos; processos menos impactantes). Cumprimento de exigências legais Redução de custos Vantagens competitivas sustentáveis

13 Gestão ambiental no meio empresarial
A auto-regulação possui limites. Papel crucial dos governos em definir instrumento regulatórios, econômicos e voluntários para garantir a difusão das melhores tecnologias, premiar as empresas que buscam a sustentabilidade e penalizar as empresas negligentes.

14 Alguns resultados concretos:
Tratamento da destruição da camada de ozônio (Protocolo de Montreal) Gestão integrada dos recursos hídricos: Sistema de Gestão Integrada da Bacia do Rio Paraíba do Sul Foco no processo e não apenas nas emissões no final da linha de produção.

15 Longe do ideal Análise de 22 setores industriais (preparação para a Rio+10). O descompasso entre os esforços de indústrias e negócios para reduzir seus impactos ambientais e o (mau) estado de conservação do planeta aumentou nos últimos 10 anos, ao invés de diminuir. De modo geral, o gerenciamento ambiental melhorou, mas ainda há um grande caminho a percorrer na redução dos impactos das atividades setoriais sobre a biodiversidade e os ecossistemas .

16 Mudanças: Conflitos de visões e valores
Curto x longo prazo Shareholders X Stakeholders Maximização dos lucros X Razão Social Competição X Cooperação Reativo X Proativo Sustentabilidade econômica X Sustentabilidade ambiental

17 Algumas conclusões Existe a percepção que políticas de redução dos impactos ambientais são compatíveis com competividade e sucesso empresarial. A relação comércio\mercado e meio ambiente não pode ser simplesmente classificada como positiva ou negativa.

18 Algumas conclusões É necessário aprimorar os meios de avaliação dos impactos ambientais. Criar mecanismos formais de avaliação. Incremento a cooperação entre países e entre sociedade e governos. Ainda é preciso avançar na pesquisa multidisplinar.

19 Referências PNUMA (UNEP) - Environment and Trade - A Handbook
- GEO: GLOBAL ENVIRONMENT OUTLOOK - Industry as a Partner for Sustainable Development


Carregar ppt "Políticas para a redução dos impactos ambientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google