A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
8 – Amar os Pais

2 Amar os pais 1°AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS 2° NÃO INVOCAR SEU SANTO NOME EM VÃO 3° GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA 4° HONRAR PAI E MÃE E OUTROS LEGÍTIMOS SUPERIORES 5° NÃO MATAR NEM CAUSAR DANO NO CORPO OU NA ALMA A SI MESMO OU AO PRÓXIMO 6° NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE 7° NÃO ROUBAR 8° NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO 9° NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO l0° NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS Base de todos os outros; Fundamento da existência cristã

3 Família Dificuldades e desafios
Já não é o conjunto de filhos, pais e avós. Os mais velhos são olhados como um fardo, gente sem utilidade, ultrapassados pelo progresso. Busca da felicidade através da riqueza e do sucesso. Famílias com “filhos únicos” porque ter filhos é caro e desgastante. As pessoas casam-se por amor, mas o amor é de curta duração e ignora muitas vezes a necessidade de proteger e acompanhar os filhos. Muitos filhos passam a infância num corropio entre a casa da mãe e a do pai, tendo que aceitar novos “irmãos” certamente tão confusos e assustados como eles. Nas famílias que permanecem unidas, o diálogo é substituído pelo silêncio imposto pela televisão e o smartphone. Os laços que nos unem em família são frágeis e os de sangue não são suficientes para nos mantermos unidos.

4 A família cristã Catecismo da Igreja Católica:
Comunidade de vida e de amor “Célula” da sociedade Bom entendimento, diálogo e cooperação entre as várias gerações presentes na família. Desenvolvimento harmonioso e feliz de pais e filhos Catecismo da Igreja Católica: Ao criar o homem e a mulher, Deus instituiu a família humana e dotou-a da sua constituição fundamental. Os seus membros são pessoas iguais em dignidade. Para o bem comum dos seus membros e da família, isso implica uma diversidade de responsabilidades, direitos e deveres. Assim, a família é uma comunidade de amor onde todos são intervenientes e onde cada qual desempenha a sua função específica: Os pais servindo a vida e desempenhando a sua tarefa educativa; os filhos amando, respeitando e colaborando com os pais na sua missão.

5 Construir a família Tarefa de todos: só é preciso que o amor seja verdadeiro e sempre em crescimento. Prioridade à união e entendimento da família, acima de outros valores, como os económicos ou de bem-estar. Procura de momentos de encontro e de diálogo (refeições, oração, lazer...). Empenho de todos na resolução dos problemas de cada um e dos que são comuns. Fazer da família uma pequena “Igreja doméstica” onde, pelo amor e ternura entre os seus membros, aí habite Deus.

6 “a brincar, a brincar...” – Dramatização dos papéis de “pais” e de “filhos”
Temas: Querer sair à noite; Ter más notas Quere deixar de estudar Ter tido problemas disciplinares na escola Começar a namorar Querer gastar dinheiro Faltar às aulas Ter sido mal educado com os pais Sentir que os pais não respeitam as nossas ideias Achar que os pais não perceberam que estamos a crescer.... Um elemento faz de “filho” e outro de “pai”. O “filho” inicia o diálogo usando um ou vários destes ou de outros temas.

7 Construir a família Livro de Ben Sirá: Ouvi, filhos, os conselhos do vosso pai. Quem honra seu pai, encontrará alegria... Quem honra os pais será ouvido na oração.

8 Construir a família É suposto que os pais sejam mais experientes e sábios que os seus filhos e que trabalhem responsavelmente para o seu sustento e educação. O amor paterno e materno tem a sua fonte no próprio amor infinito de Deus. A autoridade dos pais para com os filhos ajuda-os a ultrapassar os obstáculos e protege-os dos perigos que encontram ao longo das etapas de crescimento. As relações familiares harmoniosas ajudam a vivência da liberdade, da segurança, da fraternidade, do amor a Deus, aos outros e do próprio amor afectiivo. O modelo de família que Deus quer de nós exprime-se através do cumprimento dos deveres dos pais para com os filhos (amar e educar) e dos filhos para com os pais (amar e respeitar).

9 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
8 – Amar os pais Vídeos: “Amar os Pais” “Exemplo Pais e Filhos” “Relacionamentos entre Pais e Filhos”


Carregar ppt "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google