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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
Objetivos 1 - Divulgar a missão da organização, estabelecendo correto e adequado posicionamento, assegurando qualidade técnica que possa conferir à organização o respeito e o reconhecimento da sociedade.

2 Comunicação Empresarial
2 - Divulgar a missão da organização, estabelecendo correto e adequado posicionamento, assegurando qualidade técnica que possa conferir à organização o respeito e o reconhecimento da sociedade. Despertar nos públicos externos sentimentos positivos sobre a organização.

3 Comunicação Empresarial
3 - Valorizar recursos e potenciais humanos da organização, enaltecendo seu trabalho e reconhecendo, quando for o caso, sua efetiva contribuição para o aperfeiçoamento e engrandecimento da organização

4 Comunicação Empresarial
No âmbito externo, a comunicação empresarial objetiva fazer conhecer e promover uma empresa, com vistas à obtenção de atitudes favoráveis por parte dos públicos externos.

5 Comunicação Empresarial
Canais e problemas Press-release: frieza, ausência de exclusividade, enaltecimento. Entrevistas individuais: distorções, frases fora de contexto. Coletivas: interesses heterogêneos, armadilhas.

6 Comunicação Empresarial
Canais e problemas Artigos: pouca leitura, hermetismo conceitual Cursos/eventos para jornalistas: pequeno engajamento, falta de tempo. Almoços: círculos restritos Conversas em off: vazamentos

7 Comunicação Empresarial
Princípios e valores Verdade - credibilidade Qualidade dos produtos/serviços Equilíbrio na exposição Rapidez no atendimento Oportunidade Prevenção Cordialidade e respeito Coerência Responsabilidade social

8 Modalidades da Comunicação Externa
Jornalismo Empresarial Notícia institucional Relações Públicas Propaganda Propaganda Institucional Marketing Social, Cultural e Esportivo Editoração e Identidade Visual

9 Modalidades da Comunicação Externa
Jornalismo Empresarial – É o conjunto de formas jornalísticas (jornais, revistas e boletins, rádio e TV) que reúne as características básicas do jornalismo: atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva. Também segue os critérios de noticiabilidade.

10 Os jornais e revistas devem ter:
JORNALISMO EMPRESARIAL Os jornais e revistas devem ter: Periodicidade, ou seja, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares. Atualidade, lembrando que o presente da empresa não é o presente do jornalismo diário

11 JORNALISMO EMPRESARIAL
Universalidade, todo acervo de mensagens, em quaisquer áreas ou programas de interesse da empresa e de seus públicos Difusão, ou seja, necessitam chegar ao público, devendo ser difundidas pelos meios mais eficientes.

12 JORNALISMO EMPRESARIAL
A política da comunicação empresarial determina o conceito da notícia. Por princípio, essa política procura evitar toda espécie de mensagem jornalística sensacionalista, escandalosa ou informações que possam provocar dúvidas quanto à integridade da empresa.

13 JORNALISMO EMPRESARIAL
A informação jornalística não deve causar prejuízos aos interesses da organização e de seus integrantes. Isso não exclui, entretanto, a transparência e a clareza das informações para os públicos externo e interno

14 Modalidades da Comunicação Externa
Notícia institucional É a mensagem que enaltece, pela informação jornalística, o trabalho de uma empresa, desenvolvendo a imagem da organização.

15 Modalidades da Comunicação Externa
Relações Públicas Trabalha para ajustar o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização. Atua de maneira mais objetiva,com valores, conceitos e princípios voltados para a construção da identidade e da imagem organizacional.

16 Modalidades da Comunicação Externa
Relações Públicas Uma das principais ferramentas do profissional de RP é a pesquisa de mercado, necessária para mapear o perfil dos públicos-alvo. A partir da pesquisa, definem-se as estratégias e as ações básicas de comunicação.

17 Relações Públicas O profissional de RP atua em conjunto com equipes de editoração e jornalistas, na medida em que os veículos de comunicação são importantes ferramentas de apoio, ao mesmo tempo em que eventos de relações públicas podem servir de fonte primária para a atividade jornalística.

18 Franqueza, feedback, autonomia e valores compartilhados
Mensagens estratégicas Franqueza, feedback, autonomia e valores compartilhados . Esta é a nossa missão e esse é seu papel nela. . O que vocês fazem aqui é importante . Deixem-me lhes dizer como estão se saindo . Deixem-me ajudá-los a executar melhor seu trabalho . Nós os ajudaremos em seus problemas pessoais . Vejam como nossa unidade se saiu neste mês . Cometemos um erro, mas eis como vamos remediá-lo . Quais são as suas idéias?

19 Modalidades da Comunicação Externa
Propaganda Trata-se de direcionar o consumidor para a marca, o que implica estratégias de marketing individualizado, criando formas de interação com o consumidor.

20 Modalidades da Comunicação Externa
Propaganda Institucional Estratégia de diferenciação. As responsabilidades de uma empresa ultrapassam as funções de fabricar e vender bens e serviços, contratar pessoas e atender as demandas do mercado consumidor. Daí o investimento em Responsabilidade Social.

21 Modalidades da Comunicação Externa
Marketing Social, Cultural e Esportivo As empresas deslocam parcela de seus programas e recursos para atender às necessidades cotidianas de grupos próximos às fábricas e matrizes da organização. Campanhas nas áreas da saúde, saneamento, educação, esportes e lazer.

22 Marketing Social, Cultura e Esportivo
Para essas áreas, os recursos são destinados a patrocinar eventos artísticos e carreiras de atletas amadores e profissionais. Trata-se de investimentos com alto poder de retorno, já que tais eventos e perfis recebem costumeiramente forte cobertura da mídia. .

23 Modalidades da Comunicação Externa
Editoração e Identidade Visual Conjunto de canais impressos e eletrônicos que funcionam como suportes dos programas. Principais produtos: meios eletrônicos; relatórios anuais, “folders”; cartazes; comunicados; manuais; cartilhas; folhetos; volantes; revistas; vídeos; filmes; tablóides; etc

24 Problemas da Comunicação Externa
Indefinição de objetivos Indefinição de responsabilidades Dimensão da empresa Linguagem Seleção dos meios Publicidade

25 Problemas da Comunicação Externa
Indefinição de objetivos: ausência de rumo e desperdício de dinheiro Indefinição de responsabilidades: explicitar a responsabilidade pelo projeto Dimensão: como atender públicos de unidades diferentes da empresa?

26 Problemas da Comunicação Externa
Linguagem: como atender públicos com níveis de linguagem diferentes? Seleção dos meios: análise de custos, operacionabilidade, legibilidade, atualidade, facilidade de difusão, etc Publicidade: NÃO deve-se usar publicidade em publicações da empresa.


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