A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Diocesano de Pastoral ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Diocesano de Pastoral ano"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Diocesano de Pastoral ano 2018-2019
Diocese de São carlos

2 Igreja, Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário

3 Nosso Plano de Pastoral se centra em duas realidades fundamentais para vida da Igreja:
PALAVRA E MISSÃO.

4 “IGREJA, casa da Palavra e da formação do discípulo missionário”.

5 Estas duas realidades nos envolvem no âmbito pessoal e comunitário.

6 Pes-soal Comu-nitário
Como está o meu relacionamento com a palavra de Deus e onde me encontro no caminho da missão? A Palavra e a Missão são realidades que perpassam toda vida de minha Igreja Paroquial?

7 Uma igreja que vive da Palavra é uma Igreja Missionária, uma Igreja em saída. Porque a Palavra de Deus forma homens e mulheres livres e operantes e Ela ouvida e acolhida forma amigos e amigas de Deus. É uma Igreja Discípula Missionária (DAp).

8 “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é uma alegria; segui-lo é uma graça e transmitir esse tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (DAp 18).

9 Propostas das duas dimensões
Serão apresentadas na ordem de votação da XXV Assembleia Diocesana seguindo uma pedagogia de trabalho que será assim organizada: ONDE - lugar de desenvolvimento; QUEM – responsabilidade; QUANDO – tempo para desenvolvimento da proposta; COMO – material usado.

10 Propostas Dimensão da Palavra

11 (172 votos – Prioridade Diocesana)
Proposta 1: Criar Escolas da Palavra que ensinem a manusear a Bíblia propiciando o conhecimento da Sagrada Escritura e a Lectio Divina, podendo ser em nível Diocesano, Vicarial e Paroquial. (172 votos – Prioridade Diocesana)

12 Onde Nas paróquias Quem Padre Quando Encontros periódicos a serem definidos pelas comunidades Como Aprofundar um Livro Bíblico ou noções gerais da Sagrada Escritura

13 Proposta 2: Fortalecer o processo de iniciação cristã, estabelecendo comunhão de métodos e princípios na formação inicial, em nível Diocesano, Vicarial e Paroquial, estimulando um processo permanente de formação querigmática e mistagógica. (167 votos)

14 Onde Diocese e Vicariatos Quem Coordenação Diocesana e Vicarial da Pastoral Catequética Quando  Processo Permanente Como Estabelecer unidade de métodos e princípios segundo Documento 107 da CNBB Onde Paróquia Quem Padre e catequistas Quando  Processo Permanente Como Formação de catequistas e adequação às normas diocesanas, segundo Documento 107 da CNBB.

15 Proposta 3: Fortalecer ou criar grupos de reflexão da Palavra de Deus nos setores, comunidades de quarteirão ou grupos de afinidade; que favoreçam o encontro fraterno, vivência da Palavra e formação do discípulo missionário. (96 votos)

16 Onde Paróquias Quem Padres, leigos e leigas Quando Novena de Natal, Campanha da Fraternidade, mês vocacional, mês missionário, mês da Bíblia e outros momentos Como Com material indicado pela Coordenação Diocesana de Pastoral

17 Proposta 4: Aprofundar o anúncio do querigma como essência do processo de formação do discípulo missionário em todas as pastorais, movimentos e serviços diocesanos. (56 votos)

18 Onde Diocese Quem Equipe de coordenação diocesana de pastoral Quando Primeira semana de outubro Como Semana querigmática para evangelizadores paroquiais

19 Proposta 5: Estimular a prática de Leitura Orante da Palavra de Deus em todos os ambientes da vida Diocesana: comunidades, pastorais, movimentos, seminários. (37 votos)

20 Onde Nas paróquias; pastorais, movimentos, serviços; novas comunidades; seminários; Quem Padres, coordenadores e formadores Quando Processo Permanente Como Evangelho dominical ou outros textos à escolha, seguindo o método da Lectio Divina

21 Proposta 6: Criar um subsídio mensal de leitura orante para todos os grupos de jovens, sob responsabilidade do setor juventude, com o objetivo de aprofundar a comunhão e formação permanente. (20 votos)

22 Onde Diocese Quem Coordenação diocesana do setor juventude Quando Processo Permanente Como Subsídio mensal Onde Paróquias Quem Padres e coordenadores de grupos de jovens Quando  Processo Permanente Como Realização de encontro a partir do subsidio diocesano

23 Proposta 7: Intensificar o uso dos meios de comunicação social no anúncio da Palavra de Deus, de modo mais específico, a formação bíblica no sistema à distância. (10 votos)

24 Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Padres, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Utilizando os meios de comunicação social disponíveis e m cada realidade (site da Diocese e paróquias, redes sociais, revistas, informativos paroquiais, programas de rádio)

25 Propostas Dimensão da Missão

26 (131 votos – Prioridade Diocesana)
Proposta 1: Aprimorar a presença evangelizadora da Igreja nos diferentes ambientes sociais e existenciais, tais como: família, escolas, Universidades, mundo do trabalho, política, meios de comunicação social, hospitais, presídios, etc. (131 votos – Prioridade Diocesana)

27 Onde Diocese, Vicariato e Paróquia Quem Padres, coordenadores de pastorais, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Identificar as situações mais vulneráveis em cada realidade (Paroquial e Vicarial) e enfatizar ações pastorais que respondam às necessidades

28 Proposta 2: Promover atitudes de acolhida e integração nos mais diversos setores da vida diocesana, paroquial e comunitária. (88 votos)

29 Onde Paróquias Quem Padres, coordenadores de pastoral, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Promover atitudes de acolhimento a novos membros na comunidade e nas pastorais. Estimular a pastoral da acolhida não apenas no acolhimento físico nas celebrações mas também a pessoas que queiram participar da vida comunitária

30 Proposta 3: Criar Grupo de Visitação Missionária nos Vicariatos para a realização de missões populares nas paróquias e comunidades (87 votos)

31 Onde Vicariatos Quem Vigários Episcopais e Coordenação Diocesana das Missões Quando 2º sem de 2018 Como A partir da semana querigmática organizar um grupo de leigos e leigas para realizar missões populares nas paróquias

32 Proposta 4: Ser uma Igreja em saída, aprimorando a consciência missionária em todas as realidades pastorais, movimentos e serviços diocesanos. (75 votos)

33 Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Padres, coordenadores, formadores, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Incluir o discernimento e a espiritualidade missionária em todas as ações pastorais, para que seja plenamente assumida a vocação missionária recebida no batismo, não reduzindo a missionariedade da Igreja às visitas missionárias

34  Proposta 5: Estimular as pastorais sociais diocesanas como forma de alcançar as periferias geográficas, sociais e existenciais, criando o Setor Social e fortalecendo a Caritas Diocesana, tendo como protagonistas os Diáconos permanentes. (74 votos)

35 Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Diáconos Permanentes, Padres e coordenadores Quando Processo Permanente Como Criar as pastorais sociais de acordo com as necessidades de cada realidade e acompanhar e estimular as já existentes

36 Proposta 6: Criar a Escola da Fé e Política para formar pessoas de boa vontade, que assumam o diálogo social e contribuam na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, à Luz da Doutrina Social da Igreja. 46 votos)

37 Onde Diocese Quem Coordenadoria Diocesana Quando 2019 Como

38 Proposta 7: Incentivar o protagonismo do leigo como sujeito eclesial, retomando o conselho diocesano de leigos e estimulando a atuação dos mesmos em nível diocesano e paroquial. (46votos)

39 Onde Diocese e Paróquias. Quem Coordenação Diocesana de Pastoral, Padres, Leigos e leigas. Quando  Processo Permanente Como Retomada do conselho de leigos, e criação, e ou, fortalecimento dos CPPs e CAEPs.

40 Conclusão Confiamos nosso Plano Diocesano de Pastoral e nosso caminho à Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a intercessão de São Carlos Borromeu. Neste ano do Laicato pedimos o compromisso e a consciência de todos os leigos e leigas de nossa diocese para que sejam Sujeito Eclesiais responsáveis a fim de que esse plano de letras se revista de carne em cada igreja paroquial. Pedimos que o Espírito de Deus ilumine os sacerdotes e diáconos, junto às suas comunidades, para que possam ser instrumentos de construção de uma Igreja da Palavra e Missionária, sobretudo nos lugares de maiores desafios evangelizador.


Carregar ppt "Plano Diocesano de Pastoral ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google