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EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO

2 LEGISLAÇÃO LDB – Lei de diretrizes e base
PCNs – Parâmetros curriculares Nacionais BNCC – Base Nacional curricular MEC – Ministério da Educação

3 LEGISLAÇÃO LDB  Obrigatória em todos os níveis e ramos de escolarização, sendo que a participação só seria facultativa ao aluno caso o mesmo estudasse em período noturno e trabalhasse mais de 6 horas diárias; tivesse mais de 30 anos de idade; estivesse prestando Serviço Militar; ou se estivesse fisicamente incapacitado (CASTELLANI FILHO, 1998).

4 LEGISLAÇÃO LDB (Lei 9.394/96) - A Educação Física passou a ser um componente curricular como qualquer outro, trazendo consigo uma série de mudanças, relacionadas à estrutura didática e autonomia dada às escolas e sistemas de ensino, e ainda o enfoque dado à formação do cidadão.

5 LEGISLAÇÃO Com relação à Educação Física no Ensino Médio, os PCNs, indicam algumas propostas para o seu desenvolvimento orientando, de maneira objetiva, os profissionais da disciplina para que possam trabalhar de forma lúdica e educativa, permitindo que o aluno aprenda diferentes conteúdos, tornando-se um cidadão capaz de resolver diferentes situações da vida cotidiana.

6 PCN Uma Educação Física atenta aos problemas do presente não poderá deixar de eleger, como uma das suas orientações centrais, a da educação para a saúde. Se pretende prestar serviços à educação social dos alunos e contribuir para uma vida produtiva, criativa e bem sucedida, a Educação Física encontra, na orientação pela educação da saúde, um meio de concretização das suas pretensões.

7  De acordo com a LDB, o esporte, de preferência não formal, de cunho educativo, deve também encontrar-se presente na escola. O que significa que os momentos dessa prática devem atender a todos os alunos, respeitando suas diferenças e estimulando-os ao maior conhecimento de si e de suas potencialidades.

8 A Educação Física no Ensino Médio precisa fazer o adolescente entender e conhecer o seu corpo como um todo, não só como um conjunto de ossos e músculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivíduo que se expressa através do movimento, sentimentos e atuações no mundo (MATTOS & NEIRA, 2000, p.94).

9  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definirá conhecimentos, competências e habilidades essenciais aos currículos de todas as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com a base, todos os estudantes, independentemente de onde moram ou da instituição em que estão matriculados, terão a mesma oportunidade de aprender o que é fundamental, nas diversas disciplinas. A presença da Educação Física no documento reforça a importância do tema para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

10 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO ENSNIO MÉDIO
Atividades físicas regulares Constrói a autoconfiança Desenvolve a coordenação motora Saúde e nutrição Alivia o estresse

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