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Planejamento e Gerenciamento do Projeto

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Apresentação em tema: "Planejamento e Gerenciamento do Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerência de Projetos Visão Geral do Gerenciamento de Projetos Prof. Wladimir da Costa Aula 6

2 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Problemas de gerenciamento de software Fracasso de projetos grandes; Software entregue com atraso; Software não-confiável; Custo do software maior do que o previsto; Características precárias de desempenho; Falha no cumprimento dos requisitos.

3 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Falsos motivos para o fracasso Gerentes incompetentes; Programadores incompetentes.

4 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Reais motivos para o fracasso Abordagem e técnicas de gerenciamento inadequadas; Ineficácia de técnicas de outras áreas da engenharia de software para o projeto em desenvolvimento.

5 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Por que gerenciar o desenvolvimento de software? Distinção entre desenvolvimento profissional de software e programação em nível amador; A Engenharia de Software profissional sempre está sujeita a restrições de orçamento, de prazo e qualidade (ISO).

6 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Papel do gerenciamento de projetos de software Garantir que o projeto cumpra as restrições de orçamento e prazo; Oferecer um software que oferaça qualidade e confiabialidade. Garantir a entrega de um produto que contribua para as metas da organização.

7 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Responsabilidades do gerente de projeto Planejar e programar o desenvolvimento do projeto; Supervisionar o trabalho para assegurar que ele seja realizado em conformidade com os padrões requeridos; Monitorar o progresso para verificar se o desenvolvimento está dentro do prazo e do orçamento e verificar se os problemas estão sendo solucionados para o termino do projeto.

8 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Características do bom gerenciamento O bom gerenciamento não pode garantir o sucesso do projeto mas ameniza os impactos de riscos do projeto; O mau gerenciamento geralmente resulta no fracasso do projeto e possíveis demissões de componentes da equipe.

9 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Atividades de gerenciamento Elaboração de propostas; Planejamento e programação de projeto; Estimativa de custo do projeto; Monitoramento e revisões de projeto; Seleção e avaliação de pessoal; Elaboração de relatórios e apresentações.

10 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Elaboração de proposta Objetivos do projeto; Como ele será realizado; Estimativas de custo; Programação do projeto; Contrato, delegado a uma organização ou equipe específica.

11 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Planejamento de projeto O gerenciamento eficaz depende de um planejamento acurado do andamento do projeto; Necessidade de prever os problemas que podem surgir e preparar soluções experimentais para esses problemas; O plano inicial deve ser o melhor possível e deve evoluir à medida que o projeto seja desenvolvido.

12 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Planejamento de projeto Identificar: atividades marcos documentos a serem produzidos

13 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Estimativa de custo Estima os recursos requeridos para realizar o projeto.

14 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Monitoramento de projeto Atividade contínua; Mantém o acompanhamento do andamento do projeto (soluções x problemas x conclusões); Comparar os progressos e custos reais com os que foram planejados; Formar um quadro mais nítido do que está acontecendo, mediante discussões com a equipe.

15 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Acompanhamento do projeto Grandes projetos podem ter prazos muito longos (vários anos); Durante o tempo, os objetivos organizacionais mudam, podendo significar que o software não mais será necessário (observar real necessidade nos negócios da organização); O acompanhamento/gerenciamento pode decidir interromper o projeto ou modificá-lo a fim de ajustar às mudanças dos objetivos com as necessidades do negócios corporativo.

16 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Seleção e avaliação de pessoal Habilidades; Experiência apropriada; Geralmente a equipe é menor do que a ideal: em função do orçamento (menos gente ou salários menores); não disponibilidade de pessoal experiente; capacitação interna ou externa é fundamental (atualizações).

17 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Preparação de relatórios sobre o projeto Redação de documentos concisos e coerentes (português elaborado); Síntese das informações fundamentais (problemas x soluções x implementações x pendências ...); Revisões de andamento; Habilidade para comunicação, de modo eficaz, tanto verbalmente como por escrito (apresentações eletrônicas).

18 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Marco e atividade do projeto O bom planejamento inicia com a definição das atividades e marcos das “etapas” do projeto. O projeto de sistema deve distinguir claramente os marcos e atividades existentes no mesmo. Uma atividade é uma parte do projeto que acontece ao longo de determinado período (tarefa e prazo). O marco é a finalização de uma atividade – (termino da tarefa). Dessa maneira o planejamento do projeto separa o desenvolvimento em uma sucessão de fases. Cada fase é compostas de etapas, e cada etapa pode ser subdividida em atividades.

19 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Exemplo de atividades e marco do projeto PROJETO FASE 1 FASE 2 FASE n ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 3 ATIVIDADE 1.1 ATIVIDADE 1.2 ATIVIDADE 2.1 Coleta de Dados Entrevistas Questionários

20 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Programação de atividades e marco do projeto As atividades devem ser divididas em trabalhos distintos com suas respectivas estimativas de tempo e recursos necessários, e serem organizadas em uma seqüência coerente; Deve ser continuamente atualizada, à medida que melhores informações sobre o progresso se tornam disponíveis.

21 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Problemas que afetam a Programação de atividades e marco do projeto Pessoas que trabalham no projeto podem ficar doentes ou pedir demissão; Algum hardware pode apresentar defeito; Software ou hardware de suporte podem ser entregues com atraso; Utilização de software demo; Falta de infra-estrutura ou especialistas; Determinadas partes do projeto podem ser mais difíceis e exigirem mais tempo do que foi originalmente previsto.

22 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Recursos a serem programados nas atividades e marco do projeto Prazos de execução; Esforço humano requerido; Infra-estrutura tecnologia (espaço em disco exigido , redes, software - comprar, etc); Tempo de uso necessário de hardware especializado; Orçamento de viagens; Encargos fiscais (trabalhista).

23 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto Notações gráficas utilizadas para ilustrar a programação de projeto: Redes de atividades: mostram a dependência entre as atividades do projeto; Tabelas de atividades e estimativas de tempo: determina a atividade a ser realizada e rotula o tempo em dia ou mês estimado para cada atividade Diagramas de barras (ou de Gantt): mostram quem é responsável por cada atividade e para quando está programado o início e o término da atividade.

24 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto -Redes de Atividades

25 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto -Tabelas de Atividades e Estimativas Atividade Estimativa de tempo (dias) Etapa 1: Levantamento de dados Atividade 1.1: Entrevista com o Cliente 1 Atividade 1.2: Entrevista com usuário da Produção 2 Atividade 1.3: Entrevista com o usuário de Vendas Etapa 2: Projeto do Sistema Atividade 2.1: Fazer projeto do sistema (DER... 7 Atividade 2.2: Construir protótipo 10 Atividade 2.3: Mostrar e obter aprovação do protótipo - T 1

26 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto -Gráfico de Barras (Gantt) - ATIVIDADES

27 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto -Gráfico de Barras (Gantt) - ALOCAÇÃO DE PESSOAS

28 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto -Gráfico de Barras - Gantt

29 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Prevenir os riscos que podem afetar a programação do projeto ou a qualidade do SISTEMA em desenvolvimento; Identificar as medidas necessárias para evitar os riscos; Analisar as conseqüências da ocorrência de algum fator de risco e documentá-las no plano de projeto.

30 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Objetivo principal do gerenciamento de riscos é: Identificar riscos Traçar planos para minimizar os efeitos dos riscos sobre o projeto

31 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Identificação dos riscos: FAZER NO TRABALHO Riscos quanto à tecnologia Riscos quanto ao pessoal Riscos organizacionais Riscos quanto às ferramentas Riscos quanto aos requisitos Riscos quanto à estimativa

32 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Análise do risco: Cada risco identificado é considerado individualmente; Julgamento sobre: probabilidade de sua ocorrência (baixa, moderada ou alta) seriedade do risco (insignificante, tolerável, sério, catastrófico) Priorização (com base na probabilidade e seriedade/ocorrência)

33 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Planejamento do risco: Considere os riscos priorizados e defina estratégias para gerenciá-los Categorias de estratégias: Estratégias preventivas (reduzir a probabilidade do risco); Estratégias de minimização (reduzir o impacto do risco); Planos de contingência (estar preparado para o pior).

34 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Monitoramento de riscos Avaliação regular de cada um dos riscos individuais; Decisão se o risco está se tornando mais ou menos provável; Verificação de mudanças nos efeitos dos riscos; Utilização de fatores que apresentem indícios sobre a probabilidade dos riscos e seus efeitos.

35 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Principais causas de riscos: Incertezas enfrentadas pelos projetos; Requisitos mal definidos; Dificuldades de estimar prazo e recursos necessários; Dependência de habilidades individuais; Mudanças nos requisitos.

36 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Os riscos podem ameaçar: O projeto O software em desenvolvimento A organização

37 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Riscos relacionados ao projeto: afetam a programação ou os recursos do projeto Riscos relacionados ao produto: afetam a qualidade ou o desempenho do software em desenvolvimento Riscos para os negócios: afetam a organização que está desenvolvendo ou adquirindo o software

38 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Principais tipos riscos: Rotatividade de pessoal (projeto) Mudança de gerenciamento (projeto) Indisponibilidade de hardware (projeto) Alteração nos requisitos (projeto e produto) Atrasos na especificação (projeto e produto) Tamanho e/ou custo subestimado (projeto e produto)

39 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Principais tipos riscos: Baixo desempenho das ferramentas de desenvolvimento (produto); Utilização de ferramentas “DEMO” ou PIRATA (projeto e produto); Mudanças na tecnologia (negócios); Concorrência com o produto (negócios).

40 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Resumindo as etapas para o bom gerenciamento de riscos: Identificação de riscos; Análise de riscos: avaliação das possibilidades e conseqüências da ocorrência dos riscos Planejamento de riscos: planos para enfrentar os riscos, evitando-os ou minimizando seus efeitos sobre o projeto Monitoramento de riscos: avaliação constante dos riscos e revisão dos planos, à medida que mais informações tornam-se disponíveis

41 Planejamento e Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de riscos Etapas para o bom gerenciamento de riscos Identificação de riscos Análise de riscos Planejamento de riscos Monitoramento de riscos Lista de riscos em potencial Lista de riscos priorizados Planos para evitar riscos e planos de contingência Avaliação de riscos


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