A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga"— Transcrição da apresentação:

1 Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Angela Denise Springer Nejeliski MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE INHACORÁ, RS Orientadora: Francine Cardozo Madruga Pelotas/RS 2013

2 Introdução A intervenção visou dispensar total atenção ao pré-natal e puerperal de qualidade e humanizado, sendo estes basilares para saúde materna e neonatal; Segundo o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do MS (2006) construir um novo olhar sobre o processo saúde/doença.

3 Introdução No município de Inhacorá existem cerca de 25 gestações anuais e uma média de 2 crianças em idade puerperal, mas faltam alguns ajustes na parte organizacional; A UBS é composta de uma equipe com 1 médico, 2 enfermeiras, 1 odontólogo, 3 técnicos de enfermagem, ACD, 6 ACS, e ainda 5 agentes administrativos, 5 motoristas e 3 pessoas responsáveis pela limpeza. E, na área de psicologia, nutrição, fisioterapia e farmácia.

4 OBJETIVO GERAL   Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura das gestantes que fazem o pré-natal na ESF; Qualificar o atendimento no pré-natal e puerpério; Garantir que as gestantes completem o esquema das vacinas (Anti-tetânica);

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Garantir consulta especializada para as gestantes que apresentarem esta necessidade; Manter os registros atualizados na ficha espelho de pré-natal; Monitorar a realização de avaliação de risco gestacional das gestantes; Garantir a gestante a prescrição de suplementação (Sulfato Ferroso e Ácido Fólico);

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o aleitamento materno junto as gestantes; Orientar as gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho e decúbito dorsal para dormir); Orientar as gestantes sobre anticoncepção após o parto; Orientar sobre os riscos do tabagismo, e o uso de álcool na gestação.

7 Sistema Municipal de Saúde de Inhacorá (RS)
2.267 habitantes; 1 UBS com 1 ESF, com equipe de saúde bucal; Hospital de Referência localizado em Chiapetta/RS.

8 100% de Cobertura do ESF (zona urbana e rural)
Área de Abrangência 100% de Cobertura do ESF (zona urbana e rural)

9 Metas Ampliar a cobertura das gestantes da área com pré-natal na UBS para 70%. Garantir a captação de 70% das gestantes no 1º trimestre de gestação. Garantir a 100% das gestantes a prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo.

10 Metas Garantir a 70% das gestantes TODOS os exames laboratoriais preconizados para a primeira consulta. Monitorar a realização de avaliação de risco gestacional em 100% das gestantes. Capacitar 100% da Equipe para a utilização do Protocolo de pré-natal (apresentação, leitura...) do MS

11 Metodologia Ações realizadas:
Capacitação da Equipe da UBS, referenciando o Protocolo do MS; Apresentação para o Grupo de Gestantes do Município; Reuniões com a equipe; Captação das gestantes; Treinamento dos ACS.

12 Metodologia Capacitação da Equipe da UBS

13 Metodologia Apresentação para o Grupo de Gestantes

14 Metodologia Treinamento do ACS

15 Resultados

16 Resultados

17 Resultados

18 Resultados

19 Resultados

20 Resultados

21 Resultados

22 Discussão A intervenção trouxe para a comunidade melhorias no atendimento, organização do serviço prestado para gestantes e puerpério. Antes da intervenção a gestante não tinha prioridade no seu atendimento, tendo em vista a sua ordem de chegada visando sua consulta do pré-natal.

23 Discussão Após a conclusão da intervenção as gestantes estão com prioridade de atendimento, sendo que, organizou-se a parte de anotações com a criação do cartão espelho para gestante.

24 Reflexão Crítica Acredito que se ampliou o conhecimento em relação da política do pré-natal e puerpério e demais ações do MS, tendo uma contribuição para os colegas profissionais que integraram ao protocolo do MS para desenvolvimento da intervenção.


Carregar ppt "Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google