A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realizar Formação Continuada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realizar Formação Continuada"— Transcrição da apresentação:

1 Realizar Formação Continuada
Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa

2 Leia o que diz a LDB/1996, artigo 67, incisos I e V:
Artigo 67 – Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da Educação, assegurando-lhes inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do Magistério público: Inciso I – Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico para esse fim. Inciso V – Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluindo carga horária.

3 Princípios que baseiam o processo de Formação Continuada
As diretrizes e ações previstas no PME; Os temas estratégicos e as metodologias identificados na execução das rotinas da Gestão para acompanhar e avaliar a prática pedagógica e a aprendizagem.

4 Formação continuada O fluxo de formação continuada pode ser utilizado para: Cargos do Magistério Cargos do Quadro de Apoio da Educação As diretrizes, características específicas do processo de formação continuada, de cada cargo serão encontradas em seus respectivos planos de cargos e carreiras, nos regimentos escolares e/ou nos editais de concurso.

5 Acompanhar a prática pedagógica e a aprendizagem
Realizar avaliação de desempenho

6 O município possui instrumentos de acompanhamento da prática pedagógica (observação de sala de aula, autoavaliação da prática educativa, entre outros)? As avaliações externas e internas de aprendizagem são levadas em conta no processo de definição formação continuada? 1) Os resultados das avaliações individuais de desempenho são utilizados para definir a formação continuada?

7 Formação de Equipe de Apoio
Equipe de apoio à prática educativa: cozinheiras, auxiliares de cozinha, pessoal da limpeza e auxiliares de secretaria exercem função essencial para garantir a infraestrutura do espaço coletivo, e a qualidade de vida não só das crianças mas também dos adultos que ali convivem.

8 Formação de Equipe de Apoio
Por vezes, têm pouca consciência de seu papel na formação das crianças e integração com o corpo docente para o bom andamento do processo educativo  pouca formação profissional e condições de poder refletir e conhecer mais acerca de seu próprio trabalho. Formação deve buscar ampliar o conhecimento do ofício profissional, bem como sua integração com o trabalho educativo.

9 Diferenças entre programas de formação continuada
Uso de horas-atividade para promover reuniões de estudo, troca de experiências ou oficinas pedagógicas, com a assistência de especialistas; Promoção de encontros, congressos, seminários e debates para troca de experiências entre professores de várias escolas, com incentivo para a articulação entre os mais experientes e os mais novos; Promoção de cursos de atualização sobre conteúdos específicos do currículo e sobre metodologia. Às lideranças da Educação – gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores e outros técnicos de Educação – devem também ser proporcionados programas de formação continuada, relacionados às questões gerais da Educação e à problemática de sua área de atuação.

10 Planilha da situação atual do processo


Carregar ppt "Realizar Formação Continuada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google