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Pró-reitoria de Ensino

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Apresentação em tema: "Pró-reitoria de Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 Pró-reitoria de Ensino
COLDIR - Acaraú Pró-reitoria de Ensino This template can be used as a starter file to give updates for project milestones. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab, under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. Prof. Reuber Saraiva de Santiago outubro

2 Gestão do Ensino do IFCE
Acompanhamento da implantação da Resolução de Atividades Docentes – Resolução CONSUP 39/2016, de 22 de agosto de 2016 Calendário acadêmico 2018 What is the project about? Define the goal of this project Is it similar to projects in the past or is it a new effort? Define the scope of this project Is it an independent project or is it related to other projects? * Note that this slide is not necessary for weekly status meetings

3 Distribuição das atividades dos docentes
Ensino Extensão Represent. Institucional Gestão Pesquisa What are the dependencies that affect the timeline, cost, and output of this project?

4 Acompanhamento da implantação da Resolução de atividades docentes
Para efeito de cálculo da carga horária dos docentes - o semestre civil será utilizado como base e não o letivo Semestre 01 – 01/01 até 30/06 Semestre 02 – 01/07 até 31/12 Obs.: necessidade de ajuste no texto da Resolução. Serão necessários ajustes nos dados do Sistema Acadêmico: disciplinas com choque de horários - não contabilizar as horas; projetos de curso - retirar as atividades de TCC, Monografia, Dissertação e Estágio (exceto das licenciaturas) da condição de disciplina; * If any of these issues caused a schedule delay or need to be discussed further, include details in next slide.

5 Acompanhamento da implantação da Resolução de Atividades Docentes
Serão necessários ajustes nos dados do Sistema Acadêmico (cont.): disciplinas de estágio nas licenciaturas – dividir a carga horária em atividades de sala de aula e atividades de orientação; disciplinas sem alunos - não considerar; disciplinas com mais de um docente - dividir a carga horária pelo número de docentes vinculados; disciplinas sem horários associados - não contabilizar; matrizes não ativas - não contabilizar. Duplicate this slide as necessary if there is more than one issue. This and related slides can be moved to the appendix or hidden if necessary.

6 Acompanhamento da implantação da Resolução de Atividades Docentes
Integração entre os sistemas institucionais: Acesso à base de dados do SigPROEXT. Acesso à base de dados do Plataforma NL. Acesso à base de dados do SIGEP. Organizar em sistemas ou planilhas os registros ainda não sistematizados. Ex.: participantes de colegiados, núcleo docente estruturante, responsável por laboratório, representação institucional, comissões permanentes, NAPNES, NEABIS e outros. Duplicate this slide as necessary if there is more than one issue. This and related slides can be moved to the appendix or hidden if necessary.

7 Acompanhamento da implantação da Resolução de Atividades Docentes
Validação dos dados - deve ser disponibilizada aos gestores dos campi para que eles próprios possam validar os dados; à comunidade interna, permitindo que os docentes verifiquem inconsistências e também façam os registros ainda não realizados nas respectivas plataformas; à comunidade externa. Duplicate this slide as necessary if there is more than one issue. This and related slides can be moved to the appendix or hidden if necessary.

8 Passos para a implantação da Resolução de carga horária docente
Ajustes Sistema Acadêmico nov/2017 Integração dos sistemas dez/2017 Validação dos dados jan/2018 Tornar público fev/2018 Passos para a implantação da Resolução de carga horária docente The following slides show several examples of timelines using SmartArt graphics. Include a timeline for the project, clearly marking milestones, important dates, and highlight where the project is now.

9 Distribuição de docentes nos campi (30 de setembro de 2017) Fonte: Portal da transparência
The following slides show several examples of timelines using SmartArt graphics. Include a timeline for the project, clearly marking milestones, important dates, and highlight where the project is now.

10 Protótipo da ferramenta – carga horária dos cursos
Atualmente: 1702 docentes (com Estágios, TCCs, Dissertações/Cursos ntegralizados) The following slides show several examples of timelines using SmartArt graphics. Include a timeline for the project, clearly marking milestones, important dates, and highlight where the project is now.

11 Protótipo da ferramenta – carga horária dos cursos
Atualmente: 74 docentes (com Estágios, TCCs, Dissertações/Cursos integralizados) The following slides show several examples of timelines using SmartArt graphics. Include a timeline for the project, clearly marking milestones, important dates, and highlight where the project is now.

12 Entendendo os cálculos:
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13 CH de sala de aula - semestre civil 2017.1
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14 CH de sala de aula - semestre civil 2017.2
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15 CH de sala de aula (semestre civil 2017.1)
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16 Detalhamento da carga horária de um docente no semestre civil 2017.1
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17 Entendendo os cálculos:
Semestre civil 01 Semestre civil 02 01/jan 30/jun 01/jul 31/dez Letivo Letivo Letivo Letivo Letivo Letivo The following slides show several examples of timelines using SmartArt graphics. Include a timeline for the project, clearly marking milestones, important dates, and highlight where the project is now. Letivo Letivo Letivo

18 Calendários letivos – IFCE Dificuldades reportadas pelos campi à PROEN 2013 - 2017
Transporte escolar em janeiro e julho - falta de sincronismos com as aulas das escolas públicas; Execução do orçamento em janeiro - contenções do governo, inclusive para assistência estudantil; Implementação de sábados letivos - falta de transporte para os alunos e de garantia de permanência dos docentes no final de semana, muitos residem em outros municípios;

19 Calendários letivos – IFCE Dificuldades reportadas pelos campi à PROEN 2013 - 2017
processos seletivos - não realização ao final do ano civil, dificulta o preenchimento das turmas; queixa de docentes - férias não concomitantes com as férias dos filhos.

20 Calendários letivos – IFCE Dificuldades enfrentadas pela gestão por conta da falta de sincronismo das atividades dos docentes Conciliação de períodos letivos de todos os campi em atividades com disponibilidade orçamentária e outras variáveis: publicação de editais de Monitoria, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Programas de Ensino. Consultas para reitor e diretores-gerais - encontrar ‘janelas’ em que todos os campi estejam em atividades. Construção de marcos institucionais, como PPI, PDI, Resolução de Carga Horária - necessita da participação de todos os campi. Trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) - aplicação de questionários à comunidade. Processo de remoção docente - alguns docentes têm suas férias suspensas e outros acabam usufruindo mais de 45 dias de férias extraoficiais.

21 Nota informativa 09/2017 – PROEN
Calendários letivos – IFCE Solução proposta no Fórum de Ensino - Juazeiro do Norte (2016) Reapresentada em Guaramiranga (2017) Registro de datas nos calendários acadêmicos dos campi (retificação) Nota informativa 09/2017 – PROEN

22 Calendários letivos – IFCE Unificação das férias docentes (janeiro, julho e dezembro) - ganhos gerais Melhor atendimento dos auxílios - a administração tem um tempo maior no início do ano civil para celebrar seus contratos. Melhor planejamento institucional para a publicação de editais de Monitoria, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Programas de Ensino. Consultas para reitor, diretores-gerais e conselho superior – facilidade de realização em momento comum de atividades. Construção de marcos institucionais (PPI, PDI, Resolução de Carga Horária e outros) - garantia de maior participação da comunidade. Aplicação de questionários à comunidade – facilitação do trabalho da Comissão Própria de Avaliação -CPA.

23 Calendários letivos – IFCE Unificação das férias docentes (janeiro, julho e dezembro) - ganhos gerais Férias dos docentes removidos - garantia de usufruto das férias de forma isonômica e sem prejuízo das atividades institucionais; Paradas programadas nos sistemas informatizados institucionais – possibilidade de realização sem prejuízo para nenhum campus.

24 Calendários letivos – IFCE Ganhos extras – para alguns campi
Transporte para alunos dos campi do interior - minimiza a dificuldade; Quantidade de sábados letivos - os campi têm a possibilidade de iniciar as novas turmas em fevereiro e agosto, deixando os sábados letivos apenas para os veteranos; Diminuição de sábados letivos - reflete em maior aproveitamento acadêmico dos estudantes. O elevado número de faltas eram inevitáveis; Maior preenchimento das turmas ingressantes, principalmente dos integrados - os pais não concordam em deixar seus filhos em casa, cerca de 3 ou 4 meses, aguardando as aulas iniciarem em março, abril ou até em maio.

25 Processo Seletivo Cursos Técnicos – Datas unificadas Realidade até 2013
Custo operacional significativo, processos descentralizados. Alguns processos seletivos acontecendo fora do sistema oficial da instituição e sem o acompanhamento do Departamento Ingressos. Cursos com baixa relação candidatos/vagas.

26 Processo Seletivo Cursos Técnicos – Datas unificadas Realidade até 2013 (cont.)
Dificuldade na divulgação nos meios de comunicação - a quantidade sempre é fator de interesse para a mídia e não compreendia vários processos seletivos com poucas vagas; Alguns campi realizavam o processo no final do ano civil e outros apenas no início do ano; Muito processos seletivos complementares.

27 Processo Seletivo Cursos Técnicos – datas unificadas Portaria 385/GR, de 03 de abril de 2013

28 Processo Seletivo Cursos Técnicos – datas unificadas Ganhos percebidos
Processo seletivo – otimização com redução significativa de custos. Gerenciamento dos processos – Departamento de Ingresso. Divulgação espontânea nos meios de comunicação – ampliação, inclusive, em mídias televisivas.

29 CALENDÁRIO PARA O PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE 2018.1
Cronograma Etapas do Processo 31/10/2017 Período de Impugnação 6 a 17/11/2017 Inscrição de candidatos 27/11/2017 Prazo final de entrega da documentação para inscrição 4/12/2017 Divulgação das inscrições deferidas 5 e 6/12/2017 Período para recurso contra o indeferimento de inscrição 8/12/2017 Divulgação do resultado do recurso contra o indeferimento de inscrição 2/1/2018 Divulgação do Resultado Preliminar 3 e 4/1/2018 Recurso contra o Resultado Preliminar 5/1/2018 Divulgação do Resultado Final

30 CAMPI CONFIRMADOS PARA O PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE 2018.1
Aracati Iguatu Boa Viagem Itapipoca Camocim Jaguaruana Canindé Juazeiro do Norte Cedro Limoeiro do Norte Crateús Paracuru Crato Quixadá Guaramiranga Tabuleiro do Norte

31 Processo Seletivo SISU 2018.1
Regularização do calendário acadêmico – em muitos campi, será possível começar as aulas em fevereiro. Alinhamento das férias dos docentes – possibilidade de começar as turmas dos novatos em fevereiro nos campi que ainda não regularizaram o calendário. Obs.: o calendário do SISU não favorece o início deste semestre nesse período, pois os resultados só estarão disponíveis na última semana de fevereiro. Ao mesmo tempo, não é interessante começarem as aulas dos integrados apenas na primeira semana de março.

32 Proposta de Processo Seletivo SISU 2018.1
CAMPUS BOA VIAGEM FORTALEZA ITAPIPOCA MORADA NOVA PARACURU TAUÁ UMIRIM

33 Nossos agradecimentos pela colaboração MISSÃO
Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética.  VISÃO  Tornar-se padrão de excelência no ensino, pesquisa e extensão na área de Ciência e Tecnologia. VALORES Nas suas atividades, o IFCE valorizará o compromisso ético com responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação, com idéias fixas na sustentabilidade ambiental.

34 Links dos sistemas da PROEN

35 Proen - IFCE Prof. Reuber Saraiva de Santiago


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