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GESTÃO SOCIAL E EVENTOS

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Apresentação em tema: "GESTÃO SOCIAL E EVENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
Margarete de Lima Alves

2 Gestão Social e Eventos
Qual a diferença básica entre os conceitos de Turismo de Eventos e Turismo de Negócios?

3 Turismo de Eventos X Turismo de Negócios
Nos últimos anos, a realização de eventos vem sendo considerada como atividade turística; Quando ocorre em uma região, utiliza sua estrutura e serviços; Transferência de recursos financeiros gerada a partir de um ato de consumo; Conseqüência: reflexo na economia local, contribuição para o desenvolvimento econômico e social

4 O Mercado de Eventos Mais de 79 milhões de pessoas, em eventos ocorridos no Brasil; Foram gerados empregos diretos e um total de 2,9 milhões de postos de trabalho indiretos; A Região Sudeste concentrou 52% dos eventos realizados; A região Sul figurou em 20 lugar com 19%; O Nordeste apareceu em 30, com 18%

5 O Mercado de Eventos 47% dos eventos ocorrem em hotéis e flats;
As convenções predominam com 21,75; As reuniões são responsáveis por 18,5%; 58,5% dos eventos acontece no Segundo Semestre, durante os dias da semana; São Paulo lidera o ranking com mais de eventos por ano; O atual cenário está a exigir espaços cada vez mais adequados.

6 O Mercado de Eventos Permanência maior - gasta 2 ou 3 vezes mais que o turista de lazer (US$ 160,00) COMPOSIÇÃO DOS GASTOS DOS PARTICIPANTES Hospedagem - 45% Passagem Aérea - 23,3% Restaurante (hotel) 9,5% Outros Restaurantes - 14,6% Entretenimento - 5,9% Outros - 1,7%

7 O Mercado de Eventos REQUISITOS PARA ENTRADA DE CIDADES NO MERCADO DE EVENTOS: Existência de espaço para sua realização; Capacidade hoteleira (n0 de UH’s x Participantes); Ser acessada por transportadoras turísticas; Atrações turísticas; Condições de estrutura turística; Infra-Estrutura apropriada. Os eventos permitem a estabilidade dos níveis de emprego do Setor Turístico?

8 Resposta SIM, a realização regular de eventos (estabilidade) consegue estimular a formação e o aperfeiçoamento de pessoal especializado e, ao mesmo tempo, criar condições para fixação dessa mão-de-obra especializada no setor.

9 Cadeia Produtiva Aquisição de novas tecnologias, materiais e serviços
Transporte urbano, intermunicipal, interestadual e internacional Agência de Viagens e Operadora Turística Comércio em geral TURISMO DE EVENTOS Hotéis e Restaurantes Agência de Publicidade, gráfica, webdesigners, compra de matéria-prima Casas noturnas, cinemas, teatros ou parques Terceirização de serviços especializados

10 O Profissional de Eventos
OPC (Organizer Professional Congress) Especialista que desempenha o papel de prever todas as necessidades e ações para realizar eventos, de definir a participação de grupos e entidades interessadas e de coordenar o trabalho de cada um.

11 Perfil do OPC (Organizador Profissional de Eventos)
Cultura Geral - informação atualizada sobre o município, o Brasil e o mundo (globalização); Permanente curiosidade intelectual (predisposição para aprender); Amplo embasamento teórico - teoria aliada à prática, união perfeita para o aprendizado; Ter boa expressão verbal; Capacidade administrativa - saber planejar (ser multifuncional)

12 Perfil do OPC (Organizador Profissional de Eventos
Dominar técnicas de redação - transformar a idéia abstrata em palavras; Gostar de pessoas e de trabalho em equipe - psicologia humana; Dominar regras de comportamento social; Ter capacidade de liderança; Saber ouvir; Ser persuasivo; Desenvolver gosto estético - do coletivo e não do individual.


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