TEATRO DE BONECOS NAS ESCOLAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRO DE BONECOS NAS ESCOLAS"— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO DE BONECOS NAS ESCOLAS
Educando de forma lúdica

2 APRESENTAÇÃO A Companhia de Teatro de Bonecos Tempo é Arte, vem apresentar uma proposta inovadora de oficinas e apresentações nas escolas, usando uma temática voltada para a ecologia profunda do ser humano, veiculando ensinamentos através da criação coletiva de textos e confecção de bonecos com diversos materiais, inclusive recicláveis e proporcionando uma interação com a natureza e a sociedade, incentivando a prática da cidadania e o respeito ao meio ambiente. Dirigida pelo arte-educador e artista do teatro de bonecos Afonso Leal, a Cia de Teatro de Bonecos Tempo é Arte, tem realizado relevantes trabalhos em vários estados, focando sempre o tema educação de forma lúdica e inserindo o teatro de bonecos como um recurso lúdico nas escolas e comunidades, tendo trabalhos realizados no Piauí, Goiás, Rondônia e agora no Maranhão.

3 Dedicada a arte-educação é ecologia através do teatro de bonecos, a Companhia de Teatro de Bonecos Tempo é Arte, Criada no Piauí na década de 90, já participou de muitos projetos sociais, culturais e ecológicos, tais como: Arte na escola, em unidades escolares de Porto Velho-RO, com o apoio da Associação Cultura Arirambas. Encantamento dos Bonecos, junto ao Projeto Ecológico Quintais Verdes, da ONG OCA Brasil, em comunidades e escolas de Alto Paraíso - GO. Oficina de Bonecos do Escolão do Mocambinho, com o apoio da SEDUC de Teresina-Pí Projeto Escola Aberta, através da Escola Zoin de Circo e com o apoio da SEMEC, em Teresina-Pi

4 Objetivos: Realizar a arte-educação, utilizando o teatro de bonecos como um recurso lúdico. Incentivar a educação ambiental através de oficinas, vivências em grupo e apresentações do teatro de bonecos Promover um resgate da cultura popular, preservando contos, lendas, costumes e tradições.

5 1.0- Promover a arte-educação de forma lúdica e expandir a arte interativa do teatro de bonecos.
Sendo o papel do monitor tornar-se o facilitador em oficinas, ensaios, espetáculos e exposições, capacitando pessoas interessadas, sejam alunos ou professores. Repassando a arte de confeccionar e apresentar bonecos, em espetáculos lúdicos, de forma profissional. Favorecer a criação de grupos de teatro de bonecos na escola, mantendo a temática da ecologia e da cidadania, fatores que devem ser incansavelmente trabalhados nas famílias e nas escolas.

6 2.0- Incentivar a educação ambiental através das oficinas, vivências e apresentações com o teatro de bonecos, criando textos coletivamente com a temática ecologia, buscando refletir em uma produção com o teatro de bonecos os problemas locais encontrados , como a poluição das praias, o lixo, os impactos sofridos pelo meio ambiente , bem como os anseios particulares de um mundo melhor, contidos na realidade de cada um e que irão se manifestar na produção de um espetáculo em grupo.

7 3.0- Realizar o resgate da cultura popular, dos contos e lendas, dos costumes e tradições locais, retratando isso através de espetáculos com o teatro de bonecos, feitos através da criação coletivas de textos, oficinas, ensaios e apresentações, onde os próprio alunos serão os artistas, promovendo atividades extra-classe que reforçam aprendizado do aluno

8 EDUCANDO DE FORMA LÚDICA

9 Exemplos de atividades com teatro de bonecos nas escolas:
Montagem de trabalhos em grupo, de acordo com um tema estudado em classe: ecologia, cidadania, matemática, ciências, cultura, resultando em uma melhora do aprendizado. Com um pequeno treinamento, o educador prepara uma apresentação, para chamar a atenção do aluno em classe para um determinado assunto, favorecendo a atenção e a assimilação dos estudos. A arte do teatro de bonecos como recurso lúdico, tem se mostrado útil ao longo de muitos trabalhos realizados neste projeto em outros estados. Estas são apenas dois exemplos de como o teatro de bonecos pode ser inserido na escola, em trabalhos em grupo, em atividades extra-classe e de recreio.

10 Portanto, esta é uma proposta única e de um valor descomunal para o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens da rede publica, e até mesmo para educadores que queiram se utilizar desta ferramenta lúdica para reforçar os ensinamentos. Na escola, o teatro de bonecos em si já é riquíssimo, imagine aliado ao pensamento do educador que com carinho por seu educando, busca atualizar-se de forma a fornecer novas formas de aprendizado. Além disto, levar a educação ambiental de forma lúdica pra dentro da escola, este é um dos nossos maiores objetivos, tocando os corações, de uma forma que despertem e trabalhem, como agentes conscientes na co-criação de um mundo melhor, pois TEMPO É ARTE.

11 PROCEDIMENTOS Nosso primeiro procedimento á iniciar o curso com uma apresentação, Para que o aluno tenha contato com o teatro de bonecos em sua forma Tradicional. Só então partiremos para a oficina de teatro de bonecos, que terá 10 etapas, como se vê abaixo: Apresentação do grupo Abordagem teórica Reconhecimento do material Modelagem Pintura Figurino Criação coletiva de textos Afinação do grupo Ensaios na tenda Apresentação

12 É o reconhecimento do grupo
Nesta etapa daremos o conhecimento teórico sobre o teatro de bonecos e sobre o curso e a tipologia de bonecos que iremos construir. Será então apresentado o material com que iremos trabalhar na confecção de vários tipos de bonecos. Poderemos iniciar a modelagem do papel machê mediante a reciclagem de papéis, serão passadas algumas técnicas para a fabricação do papel machê, modelando moldes e formas de bonecos. Passaremos então à pintura destes bonecos modelados ou obtidos através de fôrmas, usaremos tinta não-tóxica e alguns tipos de pigmentos.

13 O figurino dos bonecos começará a ser trabalhado dentro da ideia que o grupo começa a esboçar sobre a história que será criada em uma outra etapa. Estaremos prontos para iniciar uma criação coletiva de textos e tentar encontrar uma história, um conto, no qual os personagens recém construídos irão se encaixar. Nesta etapa poderemos começar a trabalhar a afinação do grupo, ou seja, começar a criar performances e a expressão vocal de cada personagem. Se iniciarão os ensaios na tenda e os participantes começarão a assumir seus papéis. Se realizará uma grande apresentação como produto final da oficina e começaremos uma outra turma, entre as oficinas alguns participantes serão selecionados para começar um grupo dentro da escola.

14 Recursos Práticos: Os ensaios e apresentações do teatro de bonecos ocorrem em uma tenda, feita com tubos e conexões de alumínio ou PVC e tecido, geralmente ela mede 1.80cm de frente x 1.25cm laterais x 1.60cm altura, segue abaixo um croqui. Quase sempre é necessária uma iluminação, que se faz com um spot ou canhão de luz dirigido para a frente da tenda e outra fonte de luz de pino, ou seja, acima do cenário. Um serviço de som é útil para que o som chegue aos espectadores, bem como o uso de no mínimo dois microfones, geralmente usa-se um CD ou MP3 player, para inserir uma trilha sonora na peça. tenda

15 Tipologia dos bonecos:
Bonecos de mão ou fantoches Bonecos de vara Marionetes Bonecos de dedo Mamulengos Bonecos de sombra Estes bonecos podem ser construídos em papel machê, colagens de papel, tecido, cabaças, sucata de couro e cartolina. Buscamos trabalhar a reutilização e reciclagem de materiais, entretanto, alguns materiais básicos serão necessários durante a oficina e serão estipulados a seguir.

16 CONCLUSÃO Concluímos esta proposta, tendo em mente a importância do teatro de bonecos como um recurso lúdico dentro da escola, desempenhando atividades que cativam o aluno e aprimoram seu aprendizado, que desafiam a sua imaginação e que trazem a tona seu modo de vêr o mundo e a sua realidade. Temos em mãos uma importante ferramenta pedagógica, dirigida pelo arte-educador Afonso Leal, através de um curso de fácil assimilação pretende capacitar professores e alunos a realizar apresentações temáticas com o teatro de bonecos. Um trabalho que em si reúne arte, educação e ecologia, através de um programa de ensino rico em interatividade, cujo alvo são crianças e jovens em formação, como forma de lançar as sementes de novos paradigmas, que uma vez plantados com amor no coração de cada um poderão dar maravilhosos frutos e colaborar com a formação de novos cidadãos de mente aberta. TEMPO É ARTE

17


Carregar ppt "TEATRO DE BONECOS NAS ESCOLAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google