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Teoria das restrições em redes de operações

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Apresentação em tema: "Teoria das restrições em redes de operações"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das restrições em redes de operações
Administração de Produção e Operações Capítulo 15 Teoria das restrições em redes de operações

2 Quanto dinheiro se pode ganhar?
P $90/un 100 un/sem Q $100/un 50 un/sem Quanto dinheiro se pode ganhar? D 15 min/un D 5 min/un Considere: Previsão perfeita Fornecedores confiáveis Processo confiável MDO bem treinada Zero defeitos Zero set-up 4 tipos de trabalhador 1 trabalhador por tipo 5 dias por semana 8 horas por dia 60 minutos por hora Despesa operacional $6000/semana C 10 min/un C 5 min/un C 5 min/un B 15 min/un A 15 min/un B 15 min/un B 15 min/un A 10 min/un Item comprado $5/un MP1 $20/un MP2 $20/un MP2 $20/un MP3 $20/un Tipo de produto Recurso usado na atividade Tipo de insumo MP3 $20/un Q $100/un 50 un/sem Preço unitário de venda B 15 min/un Insumo Produto Atividade Preço unitário do insumo Tempo gasto pelo recurso na atividade Demanda máxima

3 Relacionamento gargalos – não gargalos
Recurso gargalo X Disponibilidade = 200 h/mês Demanda = 200 h/mês Recurso não-gargalo Y Disponibilidade = 200 h/mês Demanda = 150 h/mês X Y Caso 1 Caso 2 X Y Y X Utilização 100% 75% 75% 100% Caso 3 Caso 4 Montagem Demandas independentes X Y X Y Utilização 100% 75% 100% 75%

4 Princípios do OPT Balanceie fluxo e não capacidade
A utilização de um recurso não-gargalo não é determinada pela sua disponibilidade, mas por alguma outra restrição do sistema (por exemplo, um gargalo) Utilização e ativação de um recurso não são sinônimos

5 Como é usado o tempo? X Y preparação processamento Recurso gargalo
100% do tempo disponível Y preparação processamento ociosidade Recurso não-gargalo

6 Princípios do OPT Uma hora ganha num recurso gargalo é uma hora ganha para o sistema global Uma hora ganha num recurso não-gargalo não é nada, é só uma miragem.

7 Tamanhos de lote Baixos! Altos!
Custos Custos Custo total Custo total Custo de estocar Custo de estocar Custo de pedir Custo de pedir Lote Econômico Tamanho do lote Tamanho do lote (Tamanho de lote Lotes menores (não-gargalos) Lotes maiores (gargalos) que minimiza custo total) Abordagem tradicional: determinação do tamanho dos lotes “econômicos” Abordagem OPT:para não-gargalos, os custos de setup são baixos, então vale a pena fazer mais setups (lotes menores). Baixos! Abordagem OPT:para gargalos, os custos de setup são altos, então vale a pena fazer menos setups (lotes maiores). Altos!

8 Princípios do OPT O lote de transferência pode não ser e, frequentemente, não deveria ser, igual ao lote de processamento

9 “Overlapping” de atividades
Operação 1 Operação 2 Operação 3 tempo Operação 1 diferença Operação 2 Operação 3 tempo

10 Princípos do OPT O lote de processamento deve ser variável e não fixo

11 Flutuações probabilísticas em eventos dependentes
Fluxo de produção A B Distribuição de tempos 8 10 12 10 Itens A B programa real desvio 2 1 4 3 10-20 0-12 20-30 30-40 0-10 12-24 24-32 32-40 12-22 40-50 24-34 34-44 44-54

12 Princípios do OPT Os gargalos não só determinam o fluxo do sistema mas também definem seus estoques A programação de atividades e a capacidade produtiva devem ser consideradas simultanea e não sequencialmente. Os "lead-times" são um resultado da programação e não podem ser assumidos a priori

13 Drum-buffer-rope P M3 SEC P M2 G M1 TB I
Operação em recurso não gargalo Operação em recurso de entrada Operação em recurso gargalo Montagem “Time-buffer” protetor do gargalo “Time-buffer” protetor de montagem

14 Programação OPT A Y3 Y2 Y5 Y4 X E A2 Y1 E A1 TB programação
para frente “finita” gargalo X Montagem L M N A1 B C D E SEC Y3 buffer montagem time buffer Y2 rope Y5 Y1 Y3 não gargalo Y compra A1 Y2 Y4 drum X time buffer secundário Y5 TB Y4 E buffer programação para trás “infinita” A2 compra A2 rope Y1 E A1

15 Tempo (min) por unidade
Pedidos Nenhuma zero Montagem e despacho C 5 4-50 C 3 B 15 B 11 1-40 2-40 4-40 A 7 A 8 B 2 B 3 1-30 2-30 3-30 4-30 B 3 A 3 A 5 A 1 1-20 2-20 3-20 4-20 A 5 C 2 C 3 C 20 1-10 2-10 3-10 4-10 Peça 2 Peça 3 Peça 1 Peça 4 Matéria Prima Máquina Tempo (min) por unidade Peça - Operação

16 Mercado Montagem final Gargalo

17 X $190/un 100 un/sem Y $200/un 50 un/sem X $190/un 100 un/sem
Recursos A, B e C Disponibilidade: 2400 min/sem Despesa operacional: $12000/sem C 15 min/un C 15 min/un A 20 min/un B 15 min/un B 15 min/un MP1 $60/un MP2 $40/un MP3 $40/un Tipo de produto Recurso usado na atividade Tipo de insumo MP3 $40/un X $190/un 100 un/sem Preço unitário de venda B 15 min/un Insumo Produto Atividade Preço unitário do insumo Tempo gasto pelo recurso na atividade Demanda máxima


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