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Modelos Baseados em Agentes

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Apresentação em tema: "Modelos Baseados em Agentes"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos Baseados em Agentes
Framework MAVIS Prof. André Campos Aula #20 DIMAp/UFRN

2 MAVIS Visão geral Módulos/Pacotes Modelo de simulação Modelo visual
e interativo Simulador In/Out configuração Interface eventos Mundo Dados do ambiente DIMAp/UFRN

3 Pacote “Mundo” Mundo Entity Active Entity Passive Entity Behavior
0..* Entity Active Entity use «interface» Passive Entity Behavior * 1 1..* World Agent Group DIMAp/UFRN

4 Modelo dos agentes Classe “Active Entity"  agentes reativos
 (estado atual, percepção local)  ação Ações considerados como “atômicas” Comunicação Direta Situada / não-intencional (alteração do ambiente) Classe “Agent"  (estado atual, percepção local, memória)  ação Possibilidade de planificação das ações  agentes cognitivos Nenhum modelo de planificação (ex.: STRIPS) ainda implementado Comunicação (+) Indireta (através do grupo)  Blackboard (incomp. ver. atual) DIMAp/UFRN

5 Comportamento Separação Agente - Comportamento
Maior flexibilidade de criação/atualização (prototipagem) Mudança dinâmica em tempo de execução Active Entity <interface> Behavior behavior 1 run() execute() Formiga Comport. da rainha Comport. da operária Comport. da guardiã execute() execute() execute() behavior.execute(); Cada subclasse implementa seu próprio método de comportamento DIMAp/UFRN

6 Posicionamento no ambiente
Tipos de posicionamento Contínuo Discreto Malha de entidades Malha de índices posição Malha de entidades a (2,3) b (4,7) c (5,3) Malha de índices d (3,1) a (2,15) b (5,12) c (19,19) d (12,13) e (15,11) f (12,14) g (9,7) h (8,6) DIMAp/UFRN

7 Aninhamento de mundos O objeto “World” possui entidades, inclusive outras instâncias dele (1,2) m Monde B (2,2) b1 (4,2) (1,1) Monde A Monde C (2,1) (2,5) a1 c1 (2,2) (3,3) a2 c2 (1,1) DIMAp/UFRN

8 Paralelismo dos agentes
Gerenciamento externo (threads) Dificuldade em gerenciar as competições espaciais simultâneas Gerenciamento interno Melhor tratar os conflitos de competição espacial Considera as ações dos agentes como processos concorrentes Eventos com o mesmo nível de “granularidade” Processus A, B et C en "parallèle" A B C A B C A B temps DIMAp/UFRN

9 Resolução de conflitos
Gestão de conflitos na ativação dos agentes ? ? Lista de eventos Evento na segunda lista de eventos Evento com maior prioridade Gestão de conflitos na execução dos eventos DIMAp/UFRN

10 O pacote “simulador” Random Simulator Event List Event World
Utilisa Simulator Event List Event Escalona 0..n Modifica Cria Ativa Mundo World 1..n Active entity Entity DIMAp/UFRN

11 Ações Ações indiretas Exemplo Resultado da criação de eventos
PickObject atua sobre Environnement Active Entity atua sobre Event PutObject executa Action atua sobre Entity Move etc DIMAp/UFRN

12 Visualização e interação
Interesses da visualização / interação Visualização Verificação e validação do modelo Análise e concepção de experimentos Apresentação de resultados Interação Ambiente virtual de desenvolvimento (laboratório) Prototipagem de modelos Simulações do tipo “steering” Possibilidade de interagir com o modelo durante sua execução Problemas nas análises estatísticas DIMAp/UFRN

13 Abstraction visuelle Separação da informação vs. visualização
Maior flexibilidade dos métodos de visualização Versão adaptada do modelo MVC (Model-View-Controller) Não permite o aninhamento de visualizações (uma entidade não é divisível) Alteração de dados de forma indireta (através da criação de eventos) View Model Controller DIMAp/UFRN

14 O pacote “Interface” Simulador Interface Canvas Simulator Interface
1..* Simulator controla Interface Viewer 1..* 1..* Event Controller utiliza Vision cria utiliza modifica Visual Model Mundo Entity consulta DIMAp/UFRN

15 Aplicações já desenvolvidas (1)
Memória espacial de ovelhas (C++) (1997) Manutenção de paisagens (1998) DIMAp/UFRN

16 Aplicações já desenvolvidas (2)
Presa-predador (1998) 2D e 3D DIMAp/UFRN

17 Aplicações já desenvolvidas (3)
Construção de ninho de formigas ( ) DIMAp/UFRN


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