O CONHECIMENTO DE DEUS É fato que Deus não pode ser plenamente conhecido por ninguém, tudo que podemos conhecer de Deus é porque Ele quis nos.

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8 É fato que Deus não pode ser plenamente conhecido por ninguém, tudo que podemos conhecer de Deus é porque Ele quis nos manifestar. Não é a sabedoria humana que faz Deus conhecido, mas a revelação.

9 Mas, por que conhecer Deus? O conhecimento de Deus se faz necessário, porque é só conhecendo o objeto da nossa adoração, que saberemos como nos relacionar corretamente com Ele, como obedecê-lo e adora-lo (Jo. 4: 19-24).

10 “Se Deus não é conhecido, não pode ser obedecido; porque a obediência é sempre baseada sobre o conhecimento. Quando a alma é abençoada com o conhecimento de Deus, descobre que este conhecimento é vida (João 17:3), e vida é poder; e quando se tem pode-se agir”.

11 A nossa definição de Deus é a seguinte: Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo.

12 O SER (a natureza) de Deus.

13 “Deus, o Soberano Proprietário do Universo, é espírito, eterno, infinito e imutável em sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade”. Artigo 4° da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo (Confissão de Fé dos Congregacionais brasileiros).

14 É claro que não se pretende aqui dissecar a natureza divina, isso seria impossível, apenas vamos dar uma olhada em como a Bíblia revela um pouco da natureza da Divindade, sem querer ser exaustivo.

15 Deus é Infinito (Ex. 3: 14-15; Sl. 90:2). Ele é um ser absoluto. Não provém, nem é condicionado por coisa alguma. É a causa de tudo, e é livre de qualquer fronteira / limitação. Para detalhes sobre o nome de Deus revelado em Ex. 3: 14-15, vd.: DEISSLER, Alfons. O Anúncio do Antigo Testamento (São Paulo: Paulinas, 1984), pp. 43-46.

16 Deus é espírito (Jo. 4:24). Por ser um espírito Ele não é um ser corpóreo, material. Deus não possui as propriedades da matéria, porque um espírito não tem estas propriedades (Lc. 24: 37-39) e, portanto, jamais pode ser discernido pelos sentidos físicos (Jo. 1:18). Por esta causa, é expressamente proibido na Bíblia, fazer imagens e representações de Deus (Êx. 20: 4; Rm. 1:23-25).

17 Deus é Pessoal (Jo. 1:18; 10:30; 1Jo. 4:8). Isto significa que Deus tem mente, vontade, é inteligente, possui razão, autoconsciência, individualidade, autodeterminação. Por isso, erra todo movimento que confunde Deus com uma força, uma energia, um poder, ou coisas semelhantes. “Quem se sente ligado à Palavra da Bíblia, embora reconhecendo a necessidade de adaptar sua mensagem à mentalidade moderna, não pode deixar de ‘representar-se’ Deus de forma pessoal, e, portanto, ele mesmo deve relacionar-se com este Deus-pessoa”.DEISSLER, Alfons. p. 41.

18 Deus é puro / santo (Lv. 11:44; Is. 6:1-3; 1Jo. 1:5- 6). Isto significa que Ele é essencialmente (na sua natureza) puro, não existe mal em seu ser. Ele é completamente santo (Sl. 77: 13).

19 OS ATRIBUTOS (QUALIDADES) DE DEUS.

20 Passaremos a considerar a revelação das qualidades de Deus dividindo-as em duas seções: atributos INCOMUNICÁVEIS e COMUNICÁVEIS.

21 a)Atributos Incomunicáveis. Estas são aquelas qualidades que só Deus tem. São as seguintes:

22 Deus é eterno (Sl. 90: 2; 1 Tm. 6:16). Ele é sem começo nem fim. É autônomo, independente, e não precisa de nada para existir e se satisfazer (At. 17: 24-25). Mesmo assim, Ele se alegra com o bom serviço de Suas criaturas (Is. 43:7; Ef. 1:11-12; Ap. 4:11). Sendo eterno Deus percebe o tempo com igual realismo, para Ele sempre é presente, não tem passado, nem futuro (90: 4; 2 Pd. 3:8).

23 Deus é imutável (Sl. 102: 25-27; Is. 46: 9-11; Tg. 1: 17). Ele é invariável, não pode ser diferente na sua essência: “Eu sou o que Sou” (Ex. 3:14). O seu caráter não muda, agora, o seu procedimento com as pessoas pode mudar (Gn. 6:6; Jn. 3:3:10). Mas, tudo isso que para nós parece mudança, já está previsto no Seu eterno conselho, Sua vontade (Ef. 1:11).

24 Desde toda a eternidade, e pelo sapientíssimo e santíssimo conselho de sua própria vontade, Deus ordenou livre e imutavelmente tudo quanto acontece; porém, de modo tal que nem é Deus o autor do pecado, nem se faz violência à vontade das criaturas, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes são estabelecidas. Confissão de Fé de Westiminster (Cap. III, séc. I). Para detalhes sobre esta confissão vd.: KERR, Guilherme. A Assembléia de Westiminster, 2ª ed. (São Paulo: FIEL, 1992).

25 Deus é onisciente (Jó 37: 16; Pv. 15:3, Hb. 4:13). Ele conhece todas as coisas ao mesmo tempo. A. A. Hodge explica como isso se dá: “Conhecemos as coisas sucessivamente, como elas se nos apresentam e quando passamos inferencialmente do conhecido para o antes desconhecido; Deus conhece todas as coisas eternamente por uma intuição direta e toda compreensiva. Nosso conhecimento é dependente; o de Deus é independente. O nosso é fragmentário; o de Deus é total e completo”.

26 Deus é onipotente (Gn. 17:1; Lc. 1:37; 2Co. 6:18; Ef. 1:11). Ele faz acontecer tudo o que quiser, sempre!

27 Deus é onipresente (Sl. 139: 7-10; Jr. 23:23,24; Am. 9:1- 4). Isto significa que Deus está presente em toda parte. O ser humano não pode se esconder de dEle, pois já vimos que Ele é onisciente (sabe tudo), e vemos que Ele é onipresente, Sua presença enche todos os lugares, para Deus não existem dimensões espaciais.

28 Atributos Comunicáveis. Essas qualidades de Deus as pessoas também podem ter em menos grau, são qualidades de Deus que somos exortados a imitar.

29 Santidade (Lv. 11:44-45; Is. 40:25). A pureza de Deus é elevada a grau infinito (1Jo.1:5), mas os seus servos também são chamados a serem santos (1Ts. 5: 23; Hb. 12:14; 1Pd. 1:13-16).

30 Amor (1Jo. 4:8). Deus é amor, e manifesta isso em sua bondade e misericórdia. Os seus servos também são aconselhados a amar (Mt. 22:37-39; 1Jo. 4:7-21).

31 Justiça (Dt.32:4; Rm.3:25-26). Todos os atos de Deus são corretos,mas os seus servos também são exortados a buscarem a justiça ((Ef. 6:14; Fp. 1:9-11).

32 Sabedoria (Sl.104: 24; Rm. 16:27). Deus é perfeito em sabedoria, mas os seus servos podem ter sabedoria também (Tg. 1:5).

33 Fidelidade (Nm. 23: 19; Sl. 145: 13; 1Jo. 1:9). Deus é perfeito em fidelidade, mas os seus servos também podem ser fiéis (Pv. 12: 22; Ef.4: 25; Cl. 3: 9-10).

34 Bondade (Lc. 18:19). Deus é perfeito em bondade, mas os seus servos também podem ser bons (Gl. 6:10.

35  Estas qualidades de Deus podem ser aspectos particulares de Sua bondade. 1.Misericórdia é a bondade de Deus para com os angustiados e aflitos; 2.Graça é a bondade de Deus para com os que mereciam castigo; 3.Paciência é a bondade de Deus quando tira a punição dos que a merecem.

36 Paz (ou ordem, 1Co. 14:33). Deus é o Deus da paz, e os seus servos devem ser de paz também (Mt. 5:9; Gl. 5:22);

37 Zelo (Ex. 34:14). Deus é um Deus zeloso, e os seus servos também devem sê-lo (2Co. 11:2);

38 Ira (Rm. 1:18). Deus se ira contra o pecado, e os seus servos devem também odiar o pecado (Sl. 97: 10; Pv. 8:13);

39 Perfeição (Dt. 32: 4; Mt. 5: 48). Deus é perfeito em grau infinito, mas os seus servos também são exortados a buscarem a perfeição nEle(2Co. 13:11).


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