A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA"— Transcrição da apresentação:

1 RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
LETICIA AMADEU FREDDI

2 INTRODUÇÃO Aplicação de biossólido na agricultura
Aumento da produção de lodo Lodo: grande problema ambiental urbano Seguir a resolução CONAMA 375/06 para uma aplicação segura

3 METAIS PESADOS Presença de metais pesados é um problema para a reciclagem do lodo. Ligações de descargas industriais podem aumentar os níveis de metais pesados Manter o pH do solo acima de 5,5 para evitar que esses metais sejam absorvidos pelas plantas. Cádmio (Cd) Cobre (Cu) Molibdênio (Mo) Níquel (Ni) Zinco (Zn)

4 Biossólidos contendo elevadas concentrações de metais pesados não devem ser destinados ao uso agrícola.

5 SANIDADE Os lodos de esgoto contem patógenos humanos: estreptococos, Salmonella sp., Shigella sp., larvas e ovos de helmintos, protozoários (cistos) e vírus (enterovírus e rotavírus). pessoas que manipulam o biossólido e para as culturas elemento de limitação ao uso do lodo na agricultura. Agentes patogênicos facilmente controlado através técnicas de higienização do lodo, como a calagem ou a compostagem.

6 Compostagem Calagem método de estabilização e desinfeção química e térmica adição de cal a altas dosagens, elevando o pH a níveis ligeiramente superiores a 12 aumento da temperatura em função das reações químicas processo de tratamento biológico lodo é misturado com vários grupos de micro-organismos elevação da temperatura para eliminar os patógenos adição de um composto rico em carbono para regular a relação carbono/nitrogênio.

7 MICROPOLUENTES ORGÂNICOS
Micropoluentes orgânicos: hidrocarbonetos aromáticos, fenólicos, pesticidas, polibromenatosbifenil (PBBs), policlorinatobifenil (PCBs) e outros materiais persistentes altamente tóxicos. baixa solubilidade na água e não se movem facilmente no solo; são relativamente estáveis no solo, uma vez que são resistentes a degradação microbiana; passam através da cadeia alimentar (solo - planta - animal - homem); muitos são carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos. volatilização para a atmosfera, lixiviação para águas subterrâneas, degradação química e biológica (processo lento), absorção pelas plantas bioacumulação

8 NITROGÊNIO

9 NITROGÊNIO Fertilizantes minerais Fertilizantes orgânicos
O nitrogênio presente já está na forma disponível para a absorção pelas plantas O processo de disponibilização do nitrogênio depende da mineralização do N orgânico, realizada gradativamente por microrganismos. Velocidade de disponibilidade de Nitrogênio Biossólido A mineralização do N orgânico: influenciado por diversos fatores, como clima, sistema de manejo, tipo de material orgânico adicionado ou remanescente e atributos do solo.

10 NITROGÊNIO Cálculo de N segundo CONAMA 375:
poder de neutralização/acidificação teor de metais pesados teor e disponibilidade do nitrogênio É adotado a que apresentar a menor quantidade de resíduo a ser aplicada ao solo Quantidade de nitrogênio recomendável Dose de lodo a ser aplicada Quantidade de nitrogênio disponível Depende da fração de mineralização do N (FMN) Porcentagem fixa para cada tipo de lodo gerado a partir de diferentes tipos de tratamentos de esgoto

11 NITROGÊNIO Problemas FMN
Valores calculados pelos EUA – clima temperado O uso continuado de lodo no solo gera uma quantidade de nitrogênio residual que não é considerada no cálculo de nova dosagem. gerar o excesso de nitrogênio presente no solo e consequentemente aumentar o risco de contaminação de corpos d’água e água subterrânea.

12 DISCUSSÃO Norma brasileira Precisa de maiores estudos Questão do pH

13 CONCLUSÃO Inúmeras vantagens da aplicação de biossólido na agricultura: Alguns compostos presentes em excesso podem causar sérios danos aos recursos hídricos, ao ambiente e à população. reciclagem de resíduos, melhorias das propriedades físico-químicas e biológicas do solo, aumento dos nutrientes, aumento da produtividade agrícola e lucratividade. A norma brasileira vigente é adequada, porém com ressalvas. As alterações trarão benéficos econômicos, ambientais e sociais.


Carregar ppt "RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google