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REVISÃO Segunda fase: 13.01.2019 (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. 14.01.2019 (segunda- -feira):

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Apresentação em tema: "REVISÃO Segunda fase: 13.01.2019 (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. 14.01.2019 (segunda- -feira):"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO Segunda fase: (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. (segunda- -feira): Matemática, Geografia e História, com seis questões cada uma; (terça-feira): Física, Ciências Biológicas e Química; com seis questões cada uma; Horário limite para acesso aos locais de prova: 13h (não se esqueça de levar uma foto 3X4!) Tempo máximo de prova: quatro horas.

2 O Vestibular Unicamp classifica e seleciona candidatos para a matrícula inicial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e avalia a aptidão e o potencial dos candidatos para o curso em que pretendem ingressar, bem como sua capacidade de: • expressar-se com clareza; • organizar suas ideias; • estabelecer relações; • interpretar dados e fatos; • elaborar hipóteses; • dominar os conteúdos das áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio

3 Redação A prova de Redação, composta de duas tarefas obrigatórias, busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão a proposta temática, o gênero, os interlocutores e a situação de produção. A prova procura, dessa forma, reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em sua proposta temática, o autor deve ter experiência de leitura e delinear um projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita.

4 Critérios Proposta temática: o candidato deve cumprir a(s) tarefa(s) que está(ão) sendo solicitada(s), observando o tema, a situação de interação e de produção propostas e as instruções de elaboração do texto. Gênero: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das propostas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados e a situação de produção. Leitura: é esperado que o candidato faça uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) em cada proposta. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem. Articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintáticosemântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.

5 Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto
Avaliam-se, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação das palavras, frases e parágrafos. A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Devem-se evitar contradições entre frases ou parágrafos, falta de encadeamento das ideias, circularidade ou quebra da progressão argumentativa, uso de argumentação baseada apenas no senso comum e falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi previamente exposto. Quanto à coesão, serão verificados, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas entre partes do texto e o uso adequado de conectivos.

6 Correção gramatical e adequação vocabular Avaliam-se o domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e a clareza na expressão das ideias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas. Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.

7 Aluno capaz de ler e compreender a situação de produção (interlocução, propósito e gênero);
Interlocução marcada? Qual é a finalidade? Quais os elementos básicos do gênero? Processos integrados na construção de sentidos: ler e produzir. Como selecionar os elementos do texto base a fim de utilizá-los na produção? Produção de textos de efetiva circulação. Qual é o suporte? Qual é o grau de formalidade da linguagem? Gêneros: , carta, manifesto, convite, relatório, resumo, resenha, reportagem, editorial, resumo, entrevista, notícia, crônica, texto didático, verbete, panfleto, discurso, abaixo-assinado... Gêneros Textuais

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10 Temas e gêneros baseados em situações de produção verossímeis

11 Propostas a partir de gêneros Unicamp Palestra, explicando aos colegas o fenômeno da “pós-verdade”; artigo de opinião em que o estudante assuma uma posição frente à questão “Há limites para a liberdade de expressão?” e a sustente com mais de um argumento – Carta do leitor sobre o conceito de Brasil cordial e a presença de estrangeiros no país; Apresentação de uma campanha solidária de arrecadação de fundos 2016 – Resenha de uma fábula de La Fontaine; artigo de divulgação de um texto científico sobre indução de emoções 2015 – Carta para convocar pais de alunos a um debate sobre violência nas escolas; síntese sobre recursos tecnológicos para humanizar atendimento na área da saúde 2014 – Relatório sobre oficina cultural em uma escola; Carta aberta de uma associação, dirigida a autoridades, sobre problemas no trânsito 2013 – Resumo de um texto sobre pessimismo; carta a redatores de um jornal sobre alcoolismo 2012 – Comentário de internet sobre a profissão de cientista; manifesto de estudantes de uma escola sobre monitoramento online; verbete explicando o conceito de computação em nuvem

12 Outras provas UEM –carta de solicitação, carta do leitor, carta aberta, resposta argumentativa e texto instrucional UEPA – Dissertação, Carta argumentativa UEMG - Artigo de opinião em um blog UFPR – Resumo, resenha, síntese e artigo de opinião UFSC - Resenha e artigo UFES Editorial UEL – Texto opinativo, dissertação, resumo e artigo de opinião UEG – Artigo de opinião, crônica e carta do leitor UnB – Artigo de opinião

13 Para treinar mais Revisão 2ª fase: Redação Unicamp 2018, p. 53 Unicamp 2017, p. 55 Unicamp 2016, p. 58 Unicamp 2015, p. 61 Unicamp 2014, p. 65 Portal PV Tema 30 – carta argumentativa sobre a revitalização de um prédio público

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