A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução do Modelo Atómico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução do Modelo Atómico"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução do Modelo Atómico
CFQ – 9º Ano de Escolaridade

2 Século V a.C. - Demócrito Juntamente com Leucipo consideravam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente. Ao atingir um limite, as pequenas partículas tornar-se-iam indivisíveis e receberiam a denominação de átomo. Demócrito a.C.

3 Dalton Físico e químico é considerado o criador da primeira teoria atómica moderna. Para ele, toda matéria era constituída por partículas indivisíveis, os átomos. Associou cada tipo de átomo a um determinado elemento químico. John Dalton

4 Thomson Considera que a matéria contém partículas de massa muito menor que a dos átomos . Demonstra experimentalmente a sua teoria e comprova a existência de electrões. J.J. Thomson

5 Tubo de raios catódicos utilizado por Thomson
J.J. Thomson Ganhou o Prémio Nobel de física em 1906 pelas suas pesquisas sobre condução de electricidade através dos gases. Modelo pudim de passas Tubo de raios catódicos utilizado por Thomson

6 Millikan Realizou trabalhos na área da electricidade, óptica e física molecular. O seu maior sucesso, que lhe valeu a atribuição do Prémio Nobel da física em 1923, foi a descoberta da carga do electrão. Robert Millikan ( )

7 Rutherford Bombardeando uma placa de ouro com partículas alfa, conclui: A maior parte do átomo é espaço vazio. Existe um pequeno núcleo central com carga positiva onde se encontra a maior parte da massa do átomo. Ernest Rutherford ( )

8 Experiência de Rutherford Modelo atómico de Rutherford

9 Bohr Estudou a estrutura atómica baseada nas descobertas de Rutherford. Introduziu o conceito de níveis de energia com base nas teorias quânticas de Planck. Niels Bohr ( )

10 Bohr Ganhou o Prémio Nobel em 1922 pela sua investigação sobre a estrutura do átomo e a energia do mesmo. Modelo atómico de Bhor. M, L e K – níveis de energia que podem ser ocupados pelos electrões.

11 Rutherford Rutherford descobre que o núcleo do átomo pode ser desintegrado. Essa desintegração ocorre com a libertação de partículas com carga positiva – os protões. Vencedor do Prémio Nobel da química em 1908 pelas descobertas sobre desintegração de elementos e radioactividade.

12 1932 - Chadwick Produz a 1ª transformação nuclear artificial.
Prova a existência de partículas com carga nula no núcleo dos átomos – os neutrões. Esta descoberta valeu-lhe a atribuição do Prémio Nobel da física em 1935. James Chadwick ( )

13 1963 – Gell-Mann Descobriu que os 100 tipos de partículas descobertas pela colisão de núcleos atómicos (incluindo protões e neutrões), são constituídas por blocos denominados quarks. Esta descoberta valeu-lhe o prémio Nobel da física em 1969. Murray Gell-Mann ( )

14 Quarks Um neutrão Um protão d u Carga -1/3 cada Carga +2/3 cada d u

15 Outras Partículas Conhecidas...
Protão Neutrão Mesão e Barião Quarks formam + + Electrão Muão e Tau Neutrino Leptões + + são

16 FIM


Carregar ppt "Evolução do Modelo Atómico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google